terça-feira, outubro 26, 2010

Países menos corruptos: Moçambique sobe na tabela

Moçambique subiu no ranking dos países menos corruptos do Mundo, ao passar da 130ª para a 116ª posição em relação ao ano passado. Os resultados foram publicados hoje no relatório "Índice de Percepção de Corrupção 2010", elaborado pela Internacional Transparency, uma organização não governamental que avalia o desempenho de 178 países na luta contra a corrupção.
Moçambique conseguiu ter 2.7 pontos, numa pontuação de zero a 10, sendo que zero é "altamente corrupto" e 10 é "livre de corrupção". No desempenho do ano passado Moçambique tinha conseguido apenas 2.5 pontos. Mesmo assim continua a ter uma pontuação negativa, assim como a maioria dos países avaliados.
Em relação aos países africanos, Moçambique aparece na 20ª posição, com os mesmos pontos de Etiópia, Mali e Tanzânia (2.7), numa lista liderada por Botswana, Maurícias e Cabo Verde, os únicos com pontuação positiva (acima de 5 pontos).

Entre os países de expressão portuguesa, Portugal aparece na 32ª posição, tendo registado uma subida de três lugares. Mesmo assim mantém-se como um dos países da Europa Ocidental em pior posição do ranking anual sobre a percepção da corrupção.

Angola está na 168ª posição e é um dos 11 países com pior pontuação no ranking, tendo descido 6 lugares na tabela em relação ao ano passado. O Brasil avançou do 75º lugar (3.7 pontos) para 69º (3.7), obtendo uma melhor colocação devido à descida de outros países no ranking. Cabo Verde subiu um lugar para o 45º posto (5.1 pontos), a Guiné-Bissau passou de 162º (1.9) para 154º (2.1), Timor-Leste de 146º (2.2) para 127º (2.5), e Santo Tomé e Príncipe, de 111º lugar (2.8) para a 101ª posição (3.0).

Dinamarca, Nova Zelândia e Singapura com 9.3 pontos, são os menos corruptos, segundo a organização. O país mais corrupto do Mundo é a Somália (1.1 pontos), seguido da Birmânia, Afeganistão e Iraque.

A transparência, a responsabilidade, a corrupção no sector público, a capacidade dos governos para punir e conter a corrupção, com políticas anti-corrupção foram alguns dos índices avaliados para se chegar às pontuações.

O índice de percepção de corrupção de 2010 mostra que quase 75 por cento dos 178 países avaliados conseguiu um resultado abaixo de cinco, numa escala de 10 (sem corrupção) a zero (livre de corrupção). Para a organização Transparência Internacional, estes resultados são um bstáculo ao desenvolvimento, numa altura em que o Mundo debate-se com vários problemas, desde a crise financeira, às mudanças climáticas, pobreza, entre outros.

Fonte: Notícias Sapo - 26.10.2010

Sem comentários: