sábado, outubro 02, 2010

MP manda soltar mais de 100 detidos na sequência das manifestações de 1 e 2 de Setembro

Polícias que mataram vão continuam impunes?

O Ministério Público (MP) ordenou a soltura dos cidadãos que haviam sido detidos pela polícia pelo seu suposto envolvimento e ou participação nas manifestação violentas que sacudiram as cidades de Maputo e Matola, nos dias 1 e 2 de Setembro último, em protesto contra o aumento de produtos de primeira necessidade.
Só nas cidades de Maputo e Matola, a Polícia da República de Moçambique deteve mais de 100 pessoas indiciadas de envolvimento nos tumultos registados nas regiões acima referidas e que se saldaram na morte de 10 pessoas.
A restituição à liberdade daqueles cidadãos acontece depois de a Renamo e o Movimento Democrático de Moçambique terem solicitado a libertação incondicional dos mesmos, a seguir aqueles actos que visava pressionar o governo a reduzir os custos da vida.
Na altura, o presidente do MDM, Daviz Simango, referiu que não havia razões para continuar a privar a liberdade daqueles compatriotas, alegando que as manifestações eram consequências das políticas sociais insustentáveis do governo da Frelimo.
Entretanto, ainda não são conhecidos os fundamentos que levaram a procuradoria a mandar soltar os manifestantes, uma vez que no grupo dos detidos estão alguns cidadãos que se aproveitaram dos tumultos para saquearem bens alheios.
Fontes próximas ao processo revelaram ao “O País” que alguma pressão política pode ter pesado para se restituir a liberdade aos manifestantes.

Fonte: O País online - 01.10.2010

3 comentários:

Abdul Karim disse...

Boa pergunta Refletindo,

E os culpados ?

Por outro lado acho engracado o MDM e Renamo pedirem pra soltar membros inocentes da frelimo, presos pela propria frelimo.

Pro MDM e Renamo, os meus parabens,

Isso reflete que a Opsicao 'e necessaria, mesmo pra defender os membros da frelimo, a quem a propria frelimo mata e oprime.

V. Dias disse...

Boa pergunta. E o Ministro careca?

Zicomo

JOSÉ disse...

Onde estão agora aqueles que nos criticaram severamente? Continuam a defender que inocentes devem permanecer presos?
E o Pacheco como pode continuar no seu cargo ministerial? Quantos polícias criminosos estão a ser investigados?
Interessante a observação do Karim, a Oposição acaba mesmo por defender simpatizentes da Frelimo.