segunda-feira, outubro 11, 2010

Presidente Guebuza procede a importante remodelação governamental: Pacheco, Garrido e Nhaca foram mexidos

O Presidente Armando Geubuza exonerou hoje os Ministros do Interior e da Saúde, José Pacheco e Ivo Garrido, respectivamente, anunciou há momentos a Rádio Moçambique. Foram também também exonerados dos seus cargos, os ministros da Agricultura e da Indústria e Comércio, nomeadamente, Soares Nhaca e António Fernandes.
Alberto Ricardo Mondlane, que até agora era o Reitor da Academia de Ciências Policiais, é o novo Ministro do Interior, enquanto para Ministro da Saúde, Guebuza nomeou Alexandre Manguele.
O agora ex-ministro do Interior, José Pacheco, foi nomeado Ministro da Agricultura e Armando Inrroga para o cargo de Ministro da Indústria e Comércio.
Os despachos que dão conta desta importante remodelação não avançam as razões.

Fonte: Rádio Mocambique - 11.10.2010

14 comentários:

Abdul Karim disse...

Armando Inroga para Industria e Comercio 'e uma surpresa agradavel.

Tomás Queface disse...

A minha pergunta é porque ele fez isto. Gostaria de saber com que intenção ele fez isto. Pode até parecer uma boa atitude, mas com que objectivo?

Pensando...

Reflectindo disse...

Karim,

Parece que conheces melhor Armando Inroga mais do que muitos. Confio-te e muito.

José Pacheco foi apenas escondido - uma surpresa desagradável.

Difícil é saber avaliar a questão de Ivo Garrido. Não era até aqui dos melhores, numa equipa de tantos lambebotas e preocupados com apenas a sua própria riqueza?

Reflectindo disse...

Tomas,

Estamos aqui para mais uma vez analisar estas medidas. Sem dúvidas é uma medida mais uma vez em forcada pelos vândalos, agitadores e bandidos.

Mas é razoável?

Abdul Karim disse...

SIM Adjunto,

Conheco muito bem, muito bem mesmo.

Por isso digo que 'e uma surpresa agradavel,

Fizemos muitas coisas bonitas juntos, e fomos "tramados" juntos em muitas outras coisas tambem, ate que vim pra India.

Ele tem conhecimento de problemas, obstaculos e constrangimentos de Industria e Comercio na optica empresarial etica, o que faz com que se espera mais dele do que o anterior ministro.

Vamos esperar pra ver a performance, e ver de que forma ele vai dinamizar a Industria e Comercio.

Em relacao Garrido, foi bom ter saido, nao conheco o novo, assim como nao conheco o novo do interior.

O "pacheco do gatilho" so mudou de posicao, ai achei extremamente negativo, pois nao sei se na agricultura nao vai ele disparar contra os inocentes camponeses,

V, Dias disse...

Visto

Passa

Zicomo

heyden disse...

Ate prova em contrario sempre continuarei a pensar que o problema nao sao as pessoas que nao sao certas, mas sim, a complexidade do sistema criado, que se reflecte na falta de obediencia da lei e abuso de poder. Tu conheces um bom tipo ca fora, excelente enquanto nao for nada, metes la dentro como Ministro ou Director de qualquer coisa, o tipo vira de pessoa para 'animal' numa fraccao de segundos. Ou mudam as nossas percepcoes sobre a pessoa, ou mesmo a pessoa se corrombe com o poder num sistema onde isso e permitido e desejavel, culturalmente. Quero saber o que se dira do Inroga em 2013.

Nelson disse...

É PARA IMPRIMIR NOVA DINÂMICA. Essa é única e mais velha explicação que nos darão.
Minha preocupação no entanto é que esses senhores vem do mandato anterior e estão a menos de um ano no novo. Porque é que não se lhes mexeu na formação do novo governo? Será que só esse ano é que se lhes percebeu o fraco desempenho?
Ou temos que especular que houve uma mão externa(manifestações de 1 e 2 de Setembro)?

Maquiti disse...

Heyden,

Concordo

Reflectindo disse...

Os factos nos mandam dizer concordar com Heyden. Sobretudo no governo de Guebuza à fórmula é seguir o sistema de acumulacão pessoal, favorecendo a cor partidária e excluindo visivelmente a quem não vende a sua consciência. Os exemplos são vários e partem do próprio Presidente.

A ver vamos se Armando Inroga estará fora do sistema.

Quanto à troca de Ministérios de José Pacheco é mais um sinal que de o problema residir no sistema. Como o Danilo questionou noutro lado, será que na Agricultura é para o Pacheco ir plantar árvores de borracha que é para a fabricacão de balas de borracha?

Este país tem que deixar que brincar com coisas sérias. Morreram concidadãos em Montepuez, em Mogincual e agora em Maputo e Matola, blindados para Hermínio entre coisas muito graves num suposto Estado de Direito Democrático e isso já devia ter sido algo muito sério.

Nelson disse...

Na impossibilidade de demitir o Pacheco pelas "sujeiras" de Setembro vamos mandá-lo para agricultura

Reflectindo disse...

A pergunta é se todos os que passaram por Ministério da Agricultura foram por terem feito sujeiras nos sectores.

Laude Guiry disse...

Hehehehe, o nosso Ministerio da Agricultura tem passado por inumeras revolucoes, porem nenhuma delas eh VERDE.

O Presidente certamente que pretende demonstrar que a excassez de insumos agricolas no Pais nao deriva de um mau plano estrategico que eh funcao do Presidente, mas de uma ma implementacao, monitoracao e comunicacao que sao funcoes do pelouro desta pasta. So rezo para que o Pacheco imprima a mesma garra e furia vista durante as manifestacoes na luta para extrair produtos agricolas do nosso rico solo.

Eu digo que se a equipa de futebol nao esta a atingir os resultados desejado, temos que substituir o treinador.

Mas como isso nao eh possivel, vamos todos felicitar ao Presidente pela iniciativa tomada.

Eu nao entendo, porem, a substituicao de Garrido. Nao gostava muito da atitude dele, devido a fala de curso em Relacoes Publicas; mas tenho que admitir que ele fez um bom trabalho a nivel do servico publico em nossos centros de saude. ????

Anónimo disse...

Nao vamos esperar muito mesmos daqueles que o seu passado nos provou serem grandes profissionais. O problemas nao sao as pessoas mas sim o sistema montado e defendido como sendo o melhor. Um homem no meio de tantos crocodilos, dos "eu é que lutei e este miudo nao pode brincar comigo", nada pode fazer. Quando se vai ali, o importante é o tacho. O melhor que podia se fazer seria mudar o POVO para garantir que tenhamos eleitores que sabem que o futuro é hoje, amanha é uma imaginacao.