domingo, outubro 03, 2010

Jovens reclusos

Esta foto do Jornal Notícias com tantos jovens reclusos me inquieta bastante. Mas esta é uma realidade. A maioria dos assaltantes nas vias públicas, nas ruelas das nossas cidades são jovens. É a estes jovens na idade dos nossos irmãonzinhos, filhos e até netos a quem temos medo e nos obrigam a deixar os nossos telemóveis em casa, se por qualquer força, temos que deixar as nossas casas depois das 18 horas quando lá fora está ou começa a ficar escuro.
Há dois meses atrás estava eu sempre a provocar tensão alta à minha querida mãe logo que saísse nem que atenciosamente em grupo e nunca sózinho, depois das 18 horas. Isso era em Nacala-Porto, onde frequentei quase sempre aulas do curso nocturno, e, a caminha, com colegas ou meus professores, da Cidade Baixa ou da Escola Secundária à Cidade Alta era sempre uma festa. Chegados em zonas onde nos separavamos, ficavamos ainda 5 a 10 minutos para terminarmos com a conversa que havíamos iniciado, sem qualquer preocupação que ficava ainda muito tarde e escuro. Desta vez verifiquei que isso já não existe e andar em grupo é pela segurança. Portanto, quem queira frequentar o curso nocturno hoje tem em primeiro lugar que considerar a questão de segurança pessoal.
Porém, a minha atenção está mais em saber a quem de facto temos medo e isso não é difícil perceber. É ao tipo de jovens nesta foto. Eles dominam as ruas e ruelas, por vezes, mesmo em plena luz do dia. O que é difícil é explicarmos do porque são precisamente eles e como podemos alterar a situação.
Ora, sem eu considerar que seja errado discutir sobre alternativas à prisão, acho que mais importante para a sociedade moçambicana é discutir sobre como reduzir a criminalidade nos adoscentes e ou jovens.

Sem comentários: