quinta-feira, janeiro 11, 2007

Zambeze e Licungo atingem níveis de alerta

AS bacias do Zambeze e do Licungo, em Guruè, atingiram nas últimas 24 horas os níveis hidrométricos de alerta devido às intensas chuvas que se registaram durante este período. Os rios continuam a subir em todas as principais estações, tendo às 18 horas do dia 9 atingido o nível de alerta em Mutarara.

As contínuas chuvas que estão a cair nas regiões centro e norte do país em regime moderado, agravadas pela precipitação que se regista no Malawi, Zâmbia e Tanzania, colocam em risco todas as comunidades ribeirinhas, tendo atingido nas últimas 24 horas 216 milímetros no Guruè, 72.9 milímetros no Songo, 88 em Nampula, 14 em Lichinga e 17 em Pemba.

De acordo com o Boletim Hidrológico Nacional emitido ontem pelo Direcção Nacional de Águas referente às últimas 24 horas, na bacia do Púngoè os níveis continuam a subir em Mafambisse, tendo registado uma subida de cerca de 200 milímetros.

Apesar das chuvas que continuam a cair, na região norte a situação hidrológica continua estável, o mesmo que está a acontecer em relação à zona sul, onde nas bacias do Búzi e Save está a notar-se um abrandamento generalizado de precipitação.
Contudo, a barragem Hidroeléctrica de Cahora Bassa tem feito um esforço de contenção das descargas, por forma a mitigar a situação hidrológica do baixo Zambeze, enquanto que as restantes barragens mantêm níveis normais para o encaixe de cheias.

Entretanto a previsão para as próximas 48 horas indica a continuação de chuvas na região centro e norte do país, pelo que com o aumento das afluências a partir da montante espera-se que Mocuba atinja o nível de alerta durante esse período, cujo impacto poderá se fazer sentir em Nante.

Na bacia do Zambeze, está igualmente prevista a continuação da subida dos níveis em todas as estações, com realce para Marromeu, onde poderá ser atingido o nível de alerta nas próximas 24 horas.

Quanto à bacia do Púngoè espera-se uma estabilização da situação hidrológica, em função do relativo abrandamento da chuva e a estabilização dos níveis a montante. Quanto ao resto do país, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia e dos centros regionais de meteorologia indica uma continuação de estabilidade nas próximas 48 horas, não obstante chuvas localizadas que poderão continuar a ocorrer.

Fonte: Notícias

Sem comentários: