terça-feira, janeiro 02, 2007

Identificadas novas variedades de mandioca

TRÊS novas variedades de mandioca tolerantes ao apodrecimento radicular da mandioca (MSC), foram testadas com sucesso nalguns campos da província de Nampula, num processo que envolveu técnicos nacionais, em colaboração com o Instituto Internacional de Agricultura Tropical.
Maputo, Terça-Feira, 2 de Janeiro de 2007:: Notícias

Trata-se das variedades "Mulaleia", "Nashinhaya" e "Nikwaha" que, para além da podridão radicular, são também tolerantes a pragas como cochinilha, às doenças do mosaico africano, queima bacteriana e listrado castanho do tubérculo que afectam predominantemente as folhas.
A Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), através da "Save The Children", financia o programa de investigação de variedades tolerantes ao vírus que provoca a podridão radicular da mandioca.
Dados disponíveis indicam que nos últimos quatro anos aquela agência pôs à disposição das populações, 4.3 milhões de estacas das diferentes variedades de mandioca, beneficiando 37868 camponeses dos distritos de Memba, Nacala-a-Velha, Nacala-Porto, Ilha de Moçambique, Mossuril e Mogincual. Em Nacarôa, um dos distritos visitados pela nossa Reportagem, as populações congratulam-se com a introdução das três variedades tolerantes a BSC.
Em Nteta, soubemos de Alcinda Taraga, que a comunidade já abriu uma machamba de cerca de meio hectare que funciona como um banco de produção de estacas das variedades "Mulaleia", "Nashinhaya" e "Nikwaha", algumas das quais estão a ser vendidas a algumas organizações que operam no sector da Agricultura. Segundo a nossa fonte, "o tipo de mandioca que consumíamos em tempo, localmente conhecidos por Nassuruma, Nammuishi, Mpova Takua era amarga e eu cheguei a perder uma filha por causa disso".
Contudo, conforme assinalou, este esforço está sendo afectado pela acção de amigos do alheio que roubam os tubérculos para consumo e venda nos mercados interno ou da vizinha cidade de Nacala-Porto.
A mandioca é a base alimentar das mais de 500 mil pessoas dos distritos onde o problema de podridão radicular daquele tubérculo se faz sentir.
Chande Ossufo, coordenador da Extensão Rural da "Save The Children" reconhece que o défice de satisfação das necessidades da população é ainda maior, numa altura em que se fala de registo de outros casos do BSC nos distritos de Moma e Angoche.
Notícias (2007-01-02)

Sem comentários: