UM total de 1280 pessoas concorreram, terça e quarta-feira, a 180 vagas dos cursos de formação de professores no Instituto de Magistério Primário da Munhuana (IMAP), em Maputo. Estes candidatos submeteram-se a provas de exames de admissão para o processo de formação no quadro do novo sistema adoptado pelo Ministério da Educação e Cultura que compreende a 10ª classe mais um ano de aprendizagem em metodologias de ensino no IMAP. Sistema conhecido por 10ª +1 ano.
Com efeito, os examinandos concorrem para admissão em dois cursos, sendo 980 candidatos para a formação de professores regulares e os restantes para formação em inglês.
Dos cerca de 1300 candidatos à admissão naquele instituto, 285 não fizeram as provas alguns por terem faltado e outros, em número reduzido, não chegaram a tempo de se fazerem às salas de exame principalmente no primeiro dia.
Ausências estas que, de acordo com David Chivindze, director do IMAP, poderão ser associadas à realização dos exames no mesmo período com algumas instituições de ensino superior.
"Este ano os exames de admissão do IMAP coincidiram com os de algumas instituições de ensino superior pelo que muitos candidatos poderão ter optado pelas universidades na esperança de se formar a nível superior", disse David Chivindze.
À excepção das ausências verificadas, o nosso interlocutor disse que os exames decorreram de forma tranquila pelo facto de não ter se registado nenhuma situação de fraude ou outra, anormal, que obrigasse a intervenção dos controladores das provas.
Acrescentou que no primeiro dia os examinandos de ambos os cursos foram submetidos à prova de Português e ontem os candidatos ao curso de professores regulares fizeram a prova de Matemática e os de Inglês a mesma língua.
David Chivindze disse ainda que para a efectivação do novo sistema de ensino, teve que se fazer a integração de algumas disciplinas para fornecer, aos examinandos, metodologias de como exercer a actividade de ensino.
"Estamos preocupados em fornecer aos candidatos técnicas e ferramentas de ensino e fazermos uma revisão daquilo que consta nos manuais de ensino primário", referiu Chivindze, para quem a redução do tempo de ensino não vai interferir na formação dos futuros professores pelo facto de estes ingressarem naquela instituição com subsídios capazes de lhes conferir uma excelente capacidade de docência.
Refira-se que os exames de admissão àquele instituto terminaram ontem e nos dias 11 e 12 do corrente mês serão feitas as entrevistas para a selecção dos candidatos a serem admitidos e de modo a que no próximo dia cinco de Fevereiro se dê inicio as aulas.
Fonte: Notícias
Com efeito, os examinandos concorrem para admissão em dois cursos, sendo 980 candidatos para a formação de professores regulares e os restantes para formação em inglês.
Dos cerca de 1300 candidatos à admissão naquele instituto, 285 não fizeram as provas alguns por terem faltado e outros, em número reduzido, não chegaram a tempo de se fazerem às salas de exame principalmente no primeiro dia.
Ausências estas que, de acordo com David Chivindze, director do IMAP, poderão ser associadas à realização dos exames no mesmo período com algumas instituições de ensino superior.
"Este ano os exames de admissão do IMAP coincidiram com os de algumas instituições de ensino superior pelo que muitos candidatos poderão ter optado pelas universidades na esperança de se formar a nível superior", disse David Chivindze.
À excepção das ausências verificadas, o nosso interlocutor disse que os exames decorreram de forma tranquila pelo facto de não ter se registado nenhuma situação de fraude ou outra, anormal, que obrigasse a intervenção dos controladores das provas.
Acrescentou que no primeiro dia os examinandos de ambos os cursos foram submetidos à prova de Português e ontem os candidatos ao curso de professores regulares fizeram a prova de Matemática e os de Inglês a mesma língua.
David Chivindze disse ainda que para a efectivação do novo sistema de ensino, teve que se fazer a integração de algumas disciplinas para fornecer, aos examinandos, metodologias de como exercer a actividade de ensino.
"Estamos preocupados em fornecer aos candidatos técnicas e ferramentas de ensino e fazermos uma revisão daquilo que consta nos manuais de ensino primário", referiu Chivindze, para quem a redução do tempo de ensino não vai interferir na formação dos futuros professores pelo facto de estes ingressarem naquela instituição com subsídios capazes de lhes conferir uma excelente capacidade de docência.
Refira-se que os exames de admissão àquele instituto terminaram ontem e nos dias 11 e 12 do corrente mês serão feitas as entrevistas para a selecção dos candidatos a serem admitidos e de modo a que no próximo dia cinco de Fevereiro se dê inicio as aulas.
Fonte: Notícias
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