(Maputo) O CHEFE do Estado Armando Guebuza, é esperado hoje na província de Cabo Delgado, no quadro da presidência aberta que, de há tempos a esta parte, vem efectuando ao país. Cidade de Pemba, Chiúre , Nangade e Palma, os dois últimos distritos no extremo norte da província, são os pontos de escala do presidente da República, a partir dos quais irá medir a pulsação política, económica e social da província de Cabo Delgado. A última vez em que Armando Guebuza escalou oficialmente Cabo Delgado foi em Março último, tendo escalado os distritos de Chiúre , Montepuez, Mocímboa da Praia e Mueda. Mas Guebuza esteve em Cabo Delgado, em último, para o lançamento da Ponte da Unidade, estabelecendo a ligação entre Moçambique e a Tanzania.
Com cerca de um milhão e 600 mil habitantes e uma extensão de 86 mil quilómetros quadrados, Cabo Delgado debate-se na generalidade, com problemas relacionados com as vias de comunicação, aliás, centros de gravidade de todos os movimentos. Como desenvolver a actividade agrícola e posterior comercialização de produtos sem estradas? Ou por outras, com estradas degradadas, à semelhança do que acontece nesta província? O turismo, um potencialidade da província, torna-se caro, e caro demais, devido a falta ou dificuldades das vias de comunicação. Muitas escolas desta província foram erguidas com base em material precário. Em período chuvoso "cadê" as aulas com os prejuízos daí decorrentes no processo de ensino aprendizagem das crianças. A rede sanitária é bastante exígua para o número de habitantes da província. Palma e Nangade, por exemplo, não possuem sequer um único médico. Na província existe uma cifra de um médico para 60 mil pessoas. "Isso é ruim" - dizia um residente da província em breves declarações ao "Notícias". A agravar o défice, os índices de seroprevalência são cada vez mais assustadores, situando-se na ordem dos 8,6 porcento. Chiúre é o mais afectado por esta pandemia. Ah! Mas de uma coisa Cabo Delgado se pode orgulhar: para além do turismo que está em alta expansão, a água existe na cidade de Pemba para todos os habitantes. A preocupação agora é para as zonas mais recônditas. Mas projectos nesse sentido, certamente que não faltam. Estas e várias outras preocupações serão apresentadas pela população quando com elas o Presidente da República, Armando Guebuza, se reunir no quadro da sua presidência aberta que hoje tem início nesta província.
Um dos pontos a escalar pelo chefe do Estado é o distrito de Chiúre . o mais populoso de Cabo Delgado. Aqui residem aproximadamente 200 mil habitantes, o equivalente a população conjunta dos distritos de Muidumbe, 63 mil, Mueda, 98 mil e Nangade 50 mil habitantes. Aqui, Armando Guebuza vai proceder à inauguração da fábrica de descasque da castanha de caju a "Korosho Moçambique". Com efeito, este é tido como um dos mais importantes empreendimentos económicos de raiz, fora da alçada do turismo, que Cabo Delgado já teve nos últimos anos, sobretudo quando se tem em linha de conta o facto de poder vir a impulsionar a produção da castanha. Aqui já se perdia o hábito da população produzir a castanha de caju. A "Korosho", emprega 335 pessoas, das quais apenas 40 do sexo feminino. É pois, um empreendimento que surge para melhorar as condições de vida da população dado que emprega jovens e adultos de ambos os sexos responsáveis por famílias.
Ainda em Chiúre, o presidente Guebuza vai proceder à inauguração de um pequeno sistema de abastecimento de água à vila, uma solução transitória pois, a sede distrital precisa de implementar estudos que sugerem que a solução definitiva deste problema passa necessariamente pela construção de uma barragem no rio Lúrio, que dista a aproximadamente 30 quilómetros da vila. Chiúre e Ancuabe estão na lista das prioridades para a construção de uma fábrica de descaroçamento de algodão, uma iniciativa de um grupo espanhol, a "Eurosemillas". Esta fábrica motivaria o incremento da produção do algodão não só em Chiúre e/ou Ancuabe como também nos vizinhos Macomia, Quissanga e Meluco.
Nangade "chora"
Em Nangade, cujo número de habitantes se situa em aproximadamente 50 mil, Armando Guebuza vai encontrar mutilados de guerra que aguardam pela entrega de 200 casas de habitação. As obras iniciaram há bastante tempo mas só agora ganharam maior celeridade. Para além de acolher numerosos antigos combatentes e mutilados de guerra. Nangade "chora" pela falta de investimentos sobretudo na área agrícola. Como resultado disso, a população recorre à prática da agricultura queimada, com as consequências daí decorrentes tanto para a fertilidade dos solos quanto para a necessidade da rotação das culturas. O sector comercial é quase inexistente. Os informais dominam o comércio. É dos distritos mais isolados da província. Uma única estrada estabelece a ligação com o distrito. A outra via de comunicação é o rádio. A telefonia fixa e móvel ainda não estão lá.
Por outro lado, Palma é um distrito no qual se situa o chamado Cabo Delgado. Possui uma população absoluta de cerca de 42 mil habitantes e uma densidade de aproximadamente 14 habitantes por quilómetro quadrado. Apesar de ser um distrito costeiro, os dados reunidos referem que a agricultura é a actividade dominante sendo praticada pela maioria dos seus habitantes. Curiosamente, a pesca como a caça, são na verdade, actividades suplementares. O seu potencial turístico é praticamente virgem. Por sinal, é este o dado principal que leva Armando Guebuza a escalar o distrito de Palma. Aqui vai inaugurar uma instância turística designada "Vamizi Island Lodge". Trata-se de uma instância com capacidade para receber 24 hóspedes.
A visita do presidente da República termina precisamente na cidade de Pemba, um município com habitantes insatisfeitos com o desempenho do Conselho Municipal por não estar a conseguir pôr termo a problemática do lixo nas diferentes artérias da urbe e resolver o problema da drenagem. A questão de salubridade e saneamento tende a piorar de ano para ano e o Executivo municipal não consegue encontrar soluções para a sua recolha. A população da província de Cabo Delgado em geral e dos distritos a serem visitados aguarda ansiosamente pela chegada de Armando Guebuza que, também ao que se sabe leva para esta região do país uma mensagem de encorajamento da população para que se envolva nos esforços de luta contra a pobreza absoluta.
Fonte: Notícias
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário