segunda-feira, abril 04, 2016

NAMPULA PODERÁ CRIAR MAIS QUATRO DISTRITOS

O governo de Nampula deverá submeter brevemente, ao Ministério da Administração Estatal e Função Pública, uma proposta sobre uma nova divisão administrativa daquela província do norte de Moçambique.

A referida proposta prevê a elevação de quatro postos administrativos à categoria de distrito, nomeadamente Muite, Netia, Iuluti e Corrane e, caso seja aprovada, a província de Nampula passará a contar com 27 distritos. Refira-se que o plano para a elevação destas regiões foi submetido ao governo central no ano de 2013.

Actualmente, decorre a fundamentação do assunto pelo governo de Nampula. Segundo o governador daquela província, Victor Borges, as populações dos postos administrativos propostos insistem na elevação daquelas regiões à categoria de distrito alegando que já reúnem as condições necessárias para o efeito.


Esta informação foi avançada na sexta-feira passada por Victor Borges durante um seminário para divulgação dos instrumentos normativos sobre a organização territorial, realizado na capital homónima daquela província.

O objectivo da criação destes novos distritos é para aperfeiçoar os mecanismos de governação, bem como responder os desafios que se impõem neste momento face ao crescimento demográfico, socioeconómico e cultural
, explicou Borges.

O governo provincial também propõe as regiões de Namicona e Macumano como novas sedes dos postos administrativos de Ribaué e Lunga, nos distritos de Ribaué e Mossuril, respectivamente.

Aquando da proposta da nova divisão administrativa da província de Nampula, que promoveu os postos administrativos de Larde e Liupo a categoria de distrito, criou um mal-estar no seio dos residentes em Corrane, que esperavam ver aquele posto administrativo na rota dos novos distritos criados em 2013.

A população de Corrane sustenta que a vasta extensão territorial e o seu rico potencial faunístico e florestal são alguns dos factores que deveriam levar o governo a elevar aquela região a categoria de distrito.

Além disso, a distância que separa Corrane a vila-sede de Meconta, cerca de 70 quilómetros, compromete uma monitoria regular e eficaz da zona por parte das autoridades.

Com uma população calculada em mais de cinco milhões de habitantes, Nampula, é a província mais populosa de Moçambique. (Albino Abacar)


Fonte: AIM – 04.04.2016 

Sem comentários: