sábado, dezembro 04, 2010

Eleição: conselho marfinense descarta validade de resultados

Os resultados anunciados nesta quinta-feira pela Comissão Eleitoral, que deram a Alassane Ouattara a vitória nas eleições presidenciais de 28 de novembro na Costa do Marfim, não são válidos, afirmou o presidente do Conselho Constitucional, Paul Yao N'dré, em declarações à TV pública.
"A Comissão Eleitoral Independente (CEI) esgotou seu prazo (fixado para quarta-feira às 00H00 GMT) para apresentar os resultados preliminares", declarou. "A partir desse momento, a CEI já não pode decidir nada", afirmou.
O Conselho Constitucional deve pronunciar-se sobre os requerimentos para "dar os resultados definitivos do segundo turno" nas "próximas horas", explicou. A chapa do atual presidente Laurent Gbagbo dirigiu-se ao Conselho para anular os votos "fraudulentos" no norte do país, sob controle ex-rebelde desde 2002.
Segundo os resultados provisórios da CEI, o opositor Ouattara venceu Gbagbo com mais de 54% dos votos. (Notícias Terra)

Adenda: recordem-se que (BBC): O anúncio estava previsto para a noite de terça-feira mas foi adiado depois de um apoiante do Presidente Gbagbo ter rasgado os papéis que continham os resultados, ao afirmar que eram inválidos. Damana Adia Pickass, que representa o Presidente na comissão rasgou os resultados quando o porta-voz do organismo estava prestes a anunciá-los aos jornalistas.

Fonte: Notícias Terra e BBC para África

Sem comentários: