quinta-feira, agosto 17, 2006

Na cidade de Maputo : "Grupos 300" são forma de trabalho da Renamo


- esclarece chefe do gabinete de imprensa da "perdiz"
O CHEFE do Gabinete de Imprensa da Renamo na cidade de Maputo, Jaime José Trigo, disse, ontem que os chamados "grupos 300" são uma forma de organizaçao política do partido visando imprimir maior dinamismo e controlo no seu funcionamento. Segundo Jaime Trigo, tal medida foi tomada pelo conselho nacional da "perdiz" e é do conhecimento das entidades municipais.

Jaime Trigo explicou que os "grupos 300" são militantes da Renamo que acompanham as actividades desta formaçao política e não uma forma de organizaçao administrativa. Disse que o partido tem vindo a reestruturar os seus órgaos a vários níveis, para os desafios que se impõem, com o alargamento do núcleo de conselheiros na cidade de Maputo.

Nesta estratégia política, segundo a fonte, a Renamo possui o "conselho 300", constituído por militantes que acompanham e fiscalizam o órgão executivo permanente denominado comissao directiva, o "conselho 400", que acompanha os trabalhos de cada uma das comissoes directivas nos sete distritos municipais, o "conselho 200", que se ocupa dos 64 bairros, e o "conselho 50", encarregue dos 1861 quarteiroes.

Ainda na linha da mesma estratégia, de acordo com Jaime Trigo, as organizações especiais da Renamo, particularmente a Liga da Juventude, estão a desencadear um trabalho que consiste na constituição de associações juvenis nas escolas, abrangendo jovens, bem como promover palestras sobre o HIV/SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A liga Feminina da "perdiz" está a trabalhar nos mercados informais, com comissões de diversas congregações religiosas, e noutros locais de maior concentração populacional, promovendo campanhas de sensibilização contra o HIV/SIDA e de integraçao da mulher nas actividades políticas.

"Esta é a organizaçao estatutária do partido Renamo na cidade de Maputo. Este é o trabalho que está sendo desenvolvido pelo partido Renamo na cidade de Maputo e não pode e nem deve ser deturpado do ponto de vista do seu alcance estratégico e político. Qualquer informação fora desta, não constitui e nem faz parte da linha orientadora do partido, daí que declinamos assumir qualquer responsabilidade", disse.

Refira-se que, recentemente, o partido Frelimo na cidade de Maputo acusou a Renamo de estar a empreender uma acção concertada junto dos bairros e quarteirões para criação daqueles grupos, para difundir o seu plano de acção e procurar uma maior influência junto daqueles aglomerados populacionais.
Fonte: Notícias

Sem comentários: