segunda-feira, agosto 07, 2006

MÁRIO MUQUISSINE - NOVO DELEGADO DA RENAMO

Na provincia de Nampula Mário Muquissinse, é desde a ultima quarta feira o novo delegado político provincial da Renamo em Nampula, indicado pelo presidente daquele partido Afonso Dlhakama, para substituir Benjamim Cortes, que vinha desempenhando aquele cargo ha cerca de dois anos. Um encontro da Renamo em que participaram membros seniores idos do Conselho Nacional da “perdiz”promovido na ultima quarta feira, cuja agenda era a revitalização do partido com vista as eleições provinciais, serviu para a leitura de um fax que destitui Benjamim Cortes e nomeia para ocupar seu lugar, Mário Muquissinse.

Mário Muquissinse não tem nenhum curriculum político e a sua referencia tem a ver apenas com o apoioque vinha dando ao partido através da disponibilização de suas viaturas para o transporte de apoiantes da Renamo durante as campanhas eleitorais.

Depois da leitura do fax que indica o novo delegado político provincial em Nampula, facto que surpreendeu os presentes, nenhum membro entre os participantes ao encontro foi autorizado a comentar a destituição de Benjamim Cortes.

Este político terá sido crucificado pelo facto da Frelimo estar a ganhar terreno em Nampula, relegando a“perdiz” para um plano secundário na arena política local. Tido como homem da linha dura, Cortes não conseguiu inverter a tendência dominadora da Frelimo.

Foi sob sua batuta que a Renamo perdeu a favor da Frelimo os distritos de Angoche, Memba e Mogincualtidos como bastiões da “perdiz”.

Mário Muquissinse é, no entanto, o segundo delegado político de Nampula que é indicado e não eleito para as funções. O ultimo eleito democraticamente foi Luís Trinta.

Fonte da Renamo em Nampula não pode avançar o destino de Benjamim Cortes mas soubemos que seráacomodado no conselho nacional em Maputo.

WAMPHULA FAX - 28.07.2006

1 comentário:

Anónimo disse...

As acusacões ao Benjamim Cortês são falsas, uma vez que desde que ele foi delegado provincial nunca se realizarou alguma eleicão