sexta-feira, abril 08, 2016

Lua Lua à deriva

O navio Lua Lua, que normalmente faz a ligação entre Quelimane e Chinde, na província da Zambézia, está à deriva em Inhassoro, depois de ter partido de Quelimane a 30 de Março, com destino à cidade de Maputo, mais concretamente à Doca Seca do porto de Pesca de Maputo.

O navio está à deriva depois de ter quebrado inicialmente dois lemes e já na noite desta quarta-feira, a sua âncora principal.

O pior neste incidente é que as autoridades nacionais de navegação marítima não respondem positivamente aos pedidos de socorro da tripulação que vai a bordo do navio.

Dos pedidos de socorro já emitidos, a resposta das autoridades moçambicanas foi simplesmente no sentido de a tripulação pedir socorro a um barco qualquer que esteja eventualmente a passar por aquela zona.

Neste momento, um dos grandes dilemas é que os oito tripulantes não têm o que comer nem beber, pois, todos os mantimentos que levavam esgotaram completamente.

Caso o pedido de socorro não seja atendido nas próximas horas, a ideia da tripulação é encalhar o barco e abandona-lo.


O navio foi recentemente adquirido pelas autoridades moçambicanas, por cerca de três milhões de euros para garantir a travessia entre Quelimane e Chinde.


Fonte: MEDIAFAX – 08.04.2016

Sem comentários: