terça-feira, março 10, 2015

Milhares no adeus a Cistac

Mais de mil pessoas participaram, ao princípio da noite de hoje, terça-feira, no velório do constitucionalista Gilles Cistac, assassinado na última terça-feira em Maputo. Os novecentos lugares do Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane foram poucos para acolher a moldura humana, constituída por académicos, políticos, amigos, e cidadãos anónimos que se fizeram ao local para prestar o último adeus ao constitucionalista Gilles Cistac, assassinado há uma semana.
O evento iniciou com um momento musical pelo Grupo Cultural da UEM, seguido de uma oração feita pela Igreja Católica. Chegado ao momento do elogio fúnebre, a família lamentou o brutal assassinato numa terra “que Gilles Cistac tanto amou e à qual dedicou lealdade intelectual de forma incondicional”.
O reitor da Universidade Eduardo Mondlane, onde Gilles Cistac era quadro, descreveu as qualidades profissionais e humanas do académico e considerou indiscritível o vazio que deixa na instituição e na sociedade moçambicana.
Os restos mortais de Gilles Cistac seguem esta quarta-feira para França, a terra natal, onde será sepultado.  

Fonte: O País – 10.03.2015

Sem comentários: