quarta-feira, novembro 03, 2010

Embarcação com cerca de 100 estrangeiros ilegais

Em conexão com o assunto, a PRM deteve seis membros da tripulação de nacionalidade tanzaniana e apreendeu o respectivo barco em que os supostos ilegais viajavam.
A Polícia da República de Moçambique (PRM) no distrito de Palma, extremo norte da província de Cabo Delgado, apreendeu recentemente uma embarcação, supostamente, proveniente da Tanzania, com 102 pessoas a bordo, das quais 96 somalis e seis tripulantes marinheiros de nacionalidade tanzaniana que, alegadamente, pretendiam entrar de forma ilegal no território nacional. Leia mais

Fonte: O País online - 04.11.2010

4 comentários:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Importante notícia, que demonstra a ordem sendo mantida em Moçanbique.
www.vivendoteologia.blogspot.com

Reflectindo disse...

Ilustre Danilo

Com certeza que está se lutando para se manter a ordem em Mocambique. Mas a questão de imigrantes ilegais em Mocambique ou que passam por Moçambique é séria. Quem for para Moçambique e está lá sabe que apanhados 100 estrangeiros ilegais num dia é apenas uma gota de água no oceano. Nunca levei a sério este problema até quando em Junho último viajei para Maputo via Nairobi/Quénia. Esta foto é como se fosse eu a tirar no aeroporto Jomo Kenyatta aos passageiros para Maputo. Mas a questão não é de serem eles passageiros, mas pelos movimentos que assisti durante as 12 horas em que permaneci no aeroporto. Haviam indícios de ilegaldade que ilegalmente foi legalizada por onde aquela gente vinha, num país asiático. A desconfianca também se notava do pessoal de migração no aeroporto Jomo Kenyatta.
Estando em Nampula, vi a coisa da mesma forma e regularmente são detectados dezenas de imigrantes ilegais.
Sou da opinião que Mocambique precisa de um suporte para fortalecer o controle das suas fronteiras.

Anónimo disse...

Há controle e muito , muito cambalacho de BIs.
Vende-se nos mercados.
A policia quando apanha, fácilmente descobre que o nome é dum falecido, porque pela idade deveria falar um dialecto,
Como não sabe falar, fácilmente é preso.
Mas como é "negociante", passa a ser fonte de rendimento ao polícia.
Está tudo feito, é a bola de neve.
É necessário que os serviços de identificação e a polícia, e os serviços de migração, estejam em consonância, para controlar bem os estrangeiros do nordeste africano e Ásia que a maior parte são terroristas ligados a grupos interligados a Al Kaeda e a pirataria.
Cidadão africano raramente (mesmo nunca) abandona a família, mesmo por trabalho.
Só para vadiar, roubar e guerrear.

Fungulamasso

Reflectindo disse...

Fungulamasso

Os 66 bangaleses apanhados e denunciados pelos populares numa das praias de Nacala, em 2006, com passaportes originais e vistos legalmente passados por uma embaixada bem identificada (a nossa embaixada na Suazilândia) diz tudo o que o ilustre Fungulamasso afirma. Com aquele escândalo, uma corrupção provada, esperei que o nosso governo, o nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros, tomasse medidas bem claras, mas não aconteceu NADINHA. É isto que muitas vezes leva a pessoas que pretendam ser honestas, também se corrompam. Aliás, o pior foi que depois dos bangaleses terem chegado na cidade de Nampula, desapareceram sem rasto e o assunto morreu. Como??? Quem pediu mais contas? Num país das maravilhas como o nosso é assim, nem? Nem a oposição se lembrou em perguntar os ministros (MNE) que muitas vezes passaram pela AR. É assim no país onde a luta é estomacal...

Penso que uma das coisas que preocupava (durante a minha permanencia) ou sempre preocupa os servicos de migracão de/em Nairobi, sejam os vistos legais para dezenas de paquestaneses duma só vez.

Enfim...