segunda-feira, novembro 08, 2010

Manuel Tomé é aposta para Presidência da República (??)

O antigo Secretário-geral, chefe da bancada parlamentar nas últimas duas legislaturas e membro da Comissão Política da Frelimo, Manuel Tomé poderá ser eleito candidato presidencial dos camaradas no decurso do X Congresso do batuque a decorrer nos finais do próximo ano.
Por quanto, o nome do autor da famosa música ‘Ndapota’ reúne consenso nos bastidores das alas ‘deixa-andar ’ e ‘ guebuziana’ aliado ao facto deste militante da Frelimo ser oriundo do centro do país e ser cabeça de lista do maior círculo eleitoral do país, província de Nampula.
‘O camarada Tomé já demonstrou capacidade e competêncai de aglutinar diversas sensibilidades tanto no Secretariado Geral quanto na liderança da bancada da Frelimo na Assembleia da República’, confindenciou-nos um quadro sénior da Frelimo que solicitou anonimato alegando disciplina partidária para, em seguida, recorder-se que na qualidade de SG, ‘Ndapota’ ter trabalhado em estreita colaboração com o antigo estadista Joaquim Chissano e Armando Guebuza quando desempenhava as funções de chefe da bancada da Frelimo na primeira e segunda legislativa multipartidária.
A referida fonte confindeciou-nos ainda que as duas alas que se tem degladiado nas hostes do batuque e tambor concluíram, separadamente, que o antigo secretário-geral da Frelimo e do Sindicato Nacional de Jornalistas estava menos ‘maculado’ em relacao ao quarteto Aires Aly, Eduardo Mulembwé, Luísa Diogo e Maria da Luz Guebuza.
Nominalmente, o actual Primeiro-Ministro Aires Aly é considerado ‘yes man’ de Guebuza e teve um passado tenebroso na Caixa Escolar enquanto que Eduardo Mulembwé beliscou a sua própria reputação ao recusar-se a abandonar voluntariamente o Palácio do Estado que fora atribuído na qualidade de Presidente da Assembleia da República.
Paralelamente a sua teimosia em abandonar voluntariamente o Palácio do Estado Mulembwé não inspira segurança a maioria dos combatentes de Luta de Libertação em consequência das declarações bombásticas por ele proferidas quando desempenhava as funções de Procurador-Geral da República.’ Recordam-se da promessa de denunciar publicamente a lista de corruptos? Este pronunciamento ainda constitui uma espinha na garganta da nomenclatura da Frelimo’ – disse a fonte.
Por outro lado, a pretensa ‘ideia’ alimentada por alguns segmentos da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), liga feminina da Frelimo, de propôr a candidatura da Maria da Luz é vista como sendo uma manobra dilatória para perpetuar a estadia de Armando Guebuza na Ponta Vermelha.
Por sua vez, a economist aLuísa Diogo, antiga Primeira-Ministra e titular da pasta das Finanças no último mandato de Joaquim Chissano, mulher que domina profundamente os corredores do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), viu a sua reputação beliscada interinamente em consequência das trafulhices supostamente praticadas pelo seu cônjuge.
Entretanto, num acto classificado de ‘testagem voluntária’, o antigo chefe da bancada da Frelimo na Assembleia da República fez uma intervenção bastante exaustiva e aglutinadora entre os regimes de Samora Machel, Chissano e Guebuza antes da ordem do dia no parlamento.
Acredita-se que a intervenção de Manuel Tomé que foi bastante aplaudida pelos seus camaradas tanto no parlamento quanto nos comités provinciais, tinha como objectivo balançar secretamente a sua popularidade. Na essência, Manuel Tomé fez uma radiografia dos sucessivos governos da Frelimo e, consequentemente, anteviu o futuro risonho do país…

Fonte: Zambeze in Imensis 2010/11/05

10 comentários:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Espero que continue avançando esta linda Nação.
www.vivendoteologia.blogspot.com

V. Dias disse...

Não, o Zambeze exagerou.

Manuel Tomé?

É um "miúdo" para este cargo.

Arranja-se outro, Tomé, nem pensar.

Zicomo

Reflectindo disse...

Viriato,

Não comento ou muitas vezes evito comentar sobre candidaturas internas da Frelimo porque não sou membro nem simpatizante desta formação política. O que muitas vezes uso é reflectir sobre ela em relação aos partidos da oposição e à democracia em si.

Nesse aspecto uma candidatura de Manuel Tomé pode ser PERIGOSA que se fosse de Joaquim Chissano ou mesmo Armando Guebuza. O que pode acontecer é que muitos, incluindo Yaqub Sibinde ou Miguel Mabota poderão se sentir capazes de vencer eleicões frente a um candidato da Frelimo como Manuel Tomé e daí candidaturas como cogumelos mas com trabalho ZERO - candidatos a dormir nas bananeiras e até orgulharem-se que vão à praia porque já são vencedores, ...lol. Prova disso é a candidatura de Armando Emílio Guebuza.
Veja que a ser verdade isto, Manuel Tomé já começou ensaiar a sua campanha eleitoral e nos próximos momentos ele vai intensificar o trabalho da aldeia em aldeia à capital do país. Ao contrário, Afonso Dhlakama começa a destruir o esforço da bancada parlamentar da Renamo, assim que ele fala do passado como se fosse o futuro como alerta Jeremias Langa, e, Daviz Simango não mostra que é no "Monte Binga" onde deve cantar em todas as madrugadas para ser ouvido em todo o país. O MDM precisa de fazer o trabalho idêntico ou muito mais intensivo dos primeiros 4 ou 5 meses da sua formação.

Bom fim de semana!

Estou procurando um bom video para este fim de semana!

V. Dias disse...

Um bom video seria, permita-me a ousadia, de 'puto' Nico, lá de Nampula. Na ausência, um outro como o de Ali Faque. Mas como este espaço é comum e seu, deixo que V. assim o decida.

Relativamente a sua abordagem, devo reconhecer que V. tem toda a razão no que diz.

A ser verdade que o "miúdo" é o indicado pela Frelimo para as presidenciais de 2013, não será com certeza um candidato derrotado, porquanto a nossa oposição simplesmente DORME e Tomé, em Nampula, onde está Afonso Dhlakama, não pára de mobilizar as massas.

Será que a Frelimo vai escolher um 'xingondo'? Será desta vez? Tenho dúvidas mesmo.

Bom final-de-semana.

ZICOMO

Reflectindo disse...

Viriato,

Estou 90 % convencido que desta vez o candidato da Frelimo será um Xingondo. Há muitas razões para isso, mas não quero ir longe e isso é como afirmei anteriormente. Não quero comentar sobre candidaturas internas da Frelimo. Mas repara que deixei uma margem de 10 %. Se eu aceitasse comentar sobre isso, partiria da lista do Zambeze, onde de certo disconcordaria de alguma senão mesmo uma coisa.

Então o que devo fazer, é criar condicões para um debate sobre a especulacão. Por essa razão vou considerar este postagem de tema da semana.

Nota: tenho procurado muito por Ali Faque no youtube, mas não consigo o encontrar.

Abdul Karim disse...

Ali Faque no youtube:

www.youtube.com/watch?v=cKCHLtGpXQ0

Anónimo disse...

Já devem ter notado que são todos 3 do Centro e um do Norte.Falta a Graça dos 3 apelidos!A Guiness book!
Nenhum sucessor de Matibejane!
Mas são farinhas "doutro saco igual".
Porquê?

Fungulamasso

Reflectindo disse...

Karim

Muito obrigado. Espero que estejas bem por essas bandas.

Abraco

Reflectindo disse...

Fungulamasso

Bem, vou lhe chamando por Fungulamasso para distinguir-lhe de qualquer comentador. Logo a primeira vista o seu ponto está. Pode-se analisar tudo isso que afirmou, tendo-se em conta que é uma estratégia. Ir-se mais ao fundo, olhando o passado sobretudo o recente - a distribuição dos (principais) poderes do Estado. Todas as candidaturas são uma ou deviam ser uma estratégia de todo um partido.
Acredito que isto que considero uma especulação pode ser um assunto bem maduro, entretanto, não me surpreenderá se tudo alterar-se e o candidato não for Manuel Tomé e muito menos um destes nomes aqui mencionados. Imaginemos que tenha sido de propósito que a especulação se lançou que é para medir a popularidade de Tomé ou qualquer outro.
Deixe-me dizer que esta é uma das vantagens que a Frelimo tem. Para ela, é sempre importante que o partido ganhe. Ela baralha as cartas enquanto que os nossos partidos da oposição ainda não aprenderam isso. Estes últimos jogam à sorte.

Abdul Karim disse...

Tudo bem, Mano,

E ai ?