sábado, novembro 06, 2010

Piratas somali obtêm resgates recorde

Os piratas estão a aventurar-se para longe das zonas costeiras
Piratas somalis dizem ter recebido resgates recorde de um total de 12,3 milhões de dólares para a libertação de dois navios.
Acredita-se que os piratas receberam pagamentos inauditos de 9,5 milhões de dólares pelo "Samho Dream", um super-pretoleiro sul-coreano e perto de 2,8 milhões pelo "Golden Blessing", um cargueiro com bandeira de Singapura.
"Estamos agora a contar o dinheiro e em breve deveremos sair do navio," disse um pirata que se identificou como Hussein à agência Reuters.
O super-petroleiro "Samho Dream" foi sequestrado em Abril no Oceano Índico e a sua tripulação de cinco sul-coreanos e de 19 filipinos tomada como refém.
O Samho Dream, que pode transportar mais de 2 milhões de barris de petróleo bruto, carregava mais de 170 milhões de dólares em petróleo do Iraque para os Estados Unidos.

Milhões

Por seu turno o cargueiro Golden Blessing, com bandeira de Singapura, tinha sido sequestrado no passado mês de Junho.
«O navio foi libertado hoje de manhã depois de a quantia exigida ter sido paga aos meus colegas», disse à Agência France Press Abdi Yare, um pirata do porto de Hobyo.
Andrew Mwangura, coordenador do Programa de Assistência Marítima do Leste Africano disse que a quantia é a maior já paga a piratas desde que eles começaram a onda de sequestros a navios.
"Inicialmente, eles pediram 20 milhões de dólares. O que posso confirmar é que os negociadores disseram ter concordado destinar um montante de, no máximo, 9 milhões. Esta pode ser a maior quantia paga a piratas até o momento", disse Mwangura, a partir do porto de Mombassa, no Quenia.

Fonte: BBC - 06.11.2010

1 comentário:

V. Dias disse...

Alguém pode me explicar porquê é que os navios não tem um sistema de protecção (defesa)contra esses piratas?

Zicomo