quarta-feira, novembro 03, 2010

Desmandos intoleráveis na Praia da Chocas-Mar

Finalmente o problema que a mim preocupou na minha última estadia na fomosa praia de Nampula, nomeadamente Chocas-Mar, foi levantado pelo Jornal Notícias, aqui, e Rádio Moçambique, aqui, respectivamente.
Trata-se da circulação descontrolada e de forma provocatória de motos de grande cilindragem nas ruas das praias da Chocas-Mar.
Quando se diz tratar-se de “uma situação que está a resultar em prejuízos incalculáveis para os operadores, devido, particularmente, ao cancelamento das reservas por parte de alguns turistas nacionais e estrangeiros, em consequência do barulho ensurdecedor dos “escapes livres” das motos”, nada me surpreende. É que pelo barulho de um vai-e-vem de motos com escapes livres, o lugar deixou de ser de sossego, sobretudo, de dia e nos fins de semana. E o problema não fica por aí, corre um perigo de acidentes principalmente para as crianças.
Mas há nestas práticas, algumas coisas que não compreendo. Pela aparência, alguns dos que conduzem os motos são menores de 10 anos. A descricão de que se tratam de motos de cilindragem acima de 100 metros cúbicos é certa. E se é uma violação das normas do Instituto de Viação, para mim, a questão é de saber quem não força os motoqueiros ao cumprimento das normas legais. Os verdadeiros ir/responsáveis não serão as autoridades administrativas locais e as policiais que fazem “vista grossa” ao problema? Aliás, o problema é do conhecimento de alguns governantes distritais e provinciais e quiçá nacionais. Se a circulação dos motos não ocorre (minha suposição) quando eles estão lá em conferências e reuniões ou sessões, não tenho o mínimo de dúvida que isso se dá quando eles estão lá, no seu tempo livre. Na altura que passei por Chocas-Mar estava lá um grande.

Fonte: Jornal Notícias 02.11.2010

Sem comentários: