domingo, novembro 21, 2010

Jonathan McCharty: “Embaixadores da Pobreza Absoluta”!!

A blogsfera Moçambicana está neste momento absorvida por “aceso debate” ou “debate de surdos” relativo à postura que Moçambicanos devem ter quando tratam questões nacionais com entidades ou pessoas estrangeiras! É nessa esteira, que surge o “conceito” novo ou remendado de “Embaixadores da Desgraça”!!

Ora, o que aflige esses concidadãos proponentes desse “termo”??

Essa é matéria para mais adiante!! Mas esses concidadãos, doravante designados “Embaixadores da Pobreza Absoluta”, defendem que “por uma questão de orgulho nacional e auto-estima (conceito que definitivamente não conhecem), os Moçambicanos deveriam refrear de abordar com entidades ou individualidades estrangeiras, certos assuntos negativos de fórum nacional, mesmo sabendo que estes constituam a realidade”!!

Continue a ler o texto clicando aqui

9 comentários:

V. Dias disse...

Visto.

Excelente.

Zicomo

Anónimo disse...

Comentário inserido no blog de Jonathan

Pelo texto de Jonathan (sempre azedo e acintoso) podemos concluir que quando os europeus e americanos tinham instituições fracas passavam a vida em queixinhas no estrangeiro. Não há nenhuma evidência histórica de que a tese ou a hipótese de Jonathan seja válida.

Nos nossos tempos temos outros países com instituições fracas, com dívidas e a dependerem de apoios externos que ficam profundamente ofendidios com tutelagem estrangeira. Os latino-americanos, os asiáticos e, mesmo, Moçambique (com excepção claro dos embaixadores da desgraça)

Uma última coisa caro Jonathan. Está a debater com compatriotas. Com irmãos. Nestas coisas o tom é importante. Não devemos ser carinhosos quando entramos nas chancelarias estrangeiras e nos escritórios das ONG's internacionais e sermos brutais, acintosos e amargos com compatriotas. Só porque discordamos deles.

O tom no blog de Mutisse, de Reflectindo e de outros moçambicanos progressivos é muito amigável. Mesmo quando discordamos.

Viriato Tembe

Jonathan McCharty disse...

Viriato Tembe,

Eu nao estou preocupado com estrangeiros e nao lhes devo obediencia! Estou preocupado com Mocambicanos como tu!! Por isso insisto em saber os meios e as formas como os nossos problemas sao debatidos ca entre nos!! Onde ocorrem esses debates?? Dei 2 exemplos concretos e correntes !! Tambem dei a minha definicao de "auto-estima"!! Esqueca os estrangeiros e sera util a todos nos abordar o que directamente nos afecta!

Aponte os tais paises latino-americanos e asiaticos que refere e fale de pontos concretos! Que eu saiba, a Argentina mesmo depois da crise economica que os abalou, terminou de pagar a sua divida ao FMI, ainda na presidencia do recentemente falecido Kirchner (marido)! O Brasil nao so pagou, como e' agora um dos maiores credores daquela instituicao! A Venezuela e a Bolivia estao a usar os seus recursos energeticos para desenvolver as suas nacoes!!
Se se recebe dinheiro com compromissos firmados para desenvolver ou melhorar certas areas, "voce" nao vai usar o dinheiro para campanha partidaria e querer que, aqueles que deviam fiscalizar a sua aplicacao, devam todos se alinhar no coro do "esta' tudo bem"!!

Tem razao, quanto a forma contundente deste blog. Mas, no caso vertente, a adjectivacao nao comecou aqui! Entao devemos cingirmo-nos por aquilo que seja "debativel"!! E, ha muita coisa exposta aqui, passivel de debate!! Se houver coragem!! Agora, se encontrares conforto na vitimizacao do "argumento ad hominem", esta' no seu pleno direito, apesar de parecer uma opcao muito facil!!

Um abraco e bom inicio de semana!

Jonathan McCharty disse...

Reflectindo,

Thanks por estender o debate a esta margem!

Um abraco!

V. Dias disse...

Viriato Tembe, muda de nome pá. Estás a receber KO assim mesmo. Risos.
Bom final-de-semana a todos e zicomo.

Reflectindo disse...

Jonathan

Tive muita ajuda do teu lado para explicar muita coisa aos nossos amigos doutra margem.

Reflectindo disse...

Caro Viriato Tembe

Qual a prova contrária do que Jonathan afirma?
Não é que seja impossível estudar isso que precisas, mas é totalmente inutíl. No caso de Mocambique, estamos a falar de quem financia o processo eleitoral, para não falarmos de tanto mais. Tenho certeza que se for algum caso que não envolve doadores, ninguém vai falar com eles.

Viriato Tembe, o Desenvolver Mocambique é muito amigável e até de invejar. Dizer as verdades frontalmente não tem que nos incomodar. Será o termo "Embaixadores da Pobreza Absoluta" que tenha te incomodado? A mim, o termo "Embaixadores da Desgraca" me incomodou, mas procurei calma e até publiquei o artigo neste blog para promover um debate. E para veres, finalmente criei nomes como Produtores/Fazedores da Desgraca e Advogados da Desgraca.

Portanto, o melhor seria que estivessemos aqui a discutir sobre o saque do património do Estado na Beira. Do roubo nos Aeroportos em que a Frelimo se beneficiou, entre tantos problemas em que nunca nos encontramos.

Meu caro amigo, o responsável nr 1 pela greve dos doadores é LEOPOLDO DA COSTA. Eu já havia escrito aqui que aquele presente à Frelimo, era AMARGO.
Mais do que outra coisa, eu gostaria que soubesse o valor total do prejuizo produzido por Leopoldo da Costa e companhia.

A seguir, gostaria que Viriato Tembe, Júlio Mutisse, Martin, José, Viriato Dias, Amosse Macamo, Jonathan, Karim, Fungulamasso, eu etc, debatessemos sobre como podemos evitar Leopoldos na CNE. Será que é isso que estamos a discutir?

Heyden disse...

Excelente artigo este. Cheguei a perceber que existe um grupo de individuos que acha que a verdade ou realidade deve ser escamoteada no estrangeiro em nome da auto-estima e da mocambicanidade. Sera isso? Ou ja nao sei ler. Se for isso mesmo, porque? Porque esconder uma verdade/realidade? Quem fica mogoado ou a ganhar quando a verdade e apenas a verdade e divulgada? Como se explica mesmo que um grupo de peassoas minimamente inteligentes a julgar pelos textos que escrevem possam propor o uso de mentira em vez de verdades? Que forcas sociais ou factores fazem com que este tipo de pessoas pense deste modo? Talvez, por hipotese como a colocada por Jonathan, o habito da disciplina partidaria. Mas nao pode ser por isso, porque em geral os tais embaixadores de desgraca nem sao da frelimo dai que suas vidas nao sejam regidas por normas da frelimo. Concordo consigo McCarthy. Excelente leitura.

Anónimo disse...

O problema "estomacal" é um sério revés na nossa terra.O Prof.Leopoldo, "exigiu" que tivesse categoria de "ministro sem Pasta", o Governo..perdão o Partidão..anuiu, e "quebrou,ou momentaneamente" a sua imagem de independência, e mesmo dignidade, (quanto mais a moral).
Sempre mantenho a minha, enquanto se vangloriarem "o partidão como força do direcção do Estado", e não haver uma separação verdadeira entre os quadros superiores (directores gerais-pca´s e quadros técnicos que verdadeiramente dirigem a economia) e o clube chamado Partido-Frente de Liberção de Moçambique, estaremos sempre perto da palavra GUERRA.
Não é mau, é péssimo, ainda mais com a concorrência da crise global.
É positivo que sejamos verdadeiros embaixadores, nunca da desgraça, mas EMBAIXADORES da VERDADE.
Não valerá a pena mentir, porque VINTE SEGUNDOS DEPOIS PODE SER "DESMONTADO" via net por qualquer cidadão com um dedo de inteligência.
Também é difícil definir se a geração que "comanda ainda a Frelimo", estará interessado "pessoalmete" a uma substituição imediata por "desconhecidos".
É altura de RENOVAÇÃO, para credibilidade aos investidores sérios, porque Moçambique não pode depender sempre de "doação-estou pidir".
É de saudar a atitude do autarca da Beira, Daviz Simango, que explicou aos eleitores beirenses o porquê da entrega das instalações, ao regime "moribundo"!
Para evitar "funerais", que poderia alastrar pelo País, porque queiramos ou não, a insatisfação social é enorme, devido a subida dos preços dos bens básicos-cerca de 85%, em relação a 1 ano atrás!
Esperemos que a quadra festiva não haja dissabores, e que "boas épocas" apareçam , para minimizar a pobreza!

Fungulamasso