quarta-feira, setembro 27, 2006

País vai ser admitido esta semana na Francofonia

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, vai participar na XI Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF), quarta e quinta-feira em Bucareste, na qual Moçambique vai ser admitido na organização como membro-observador.

Um comunicado da presidência moçambicana refere que Guebuza segue hoje para a capital da Roménia, para participar no encontro da OIF, que vai confirmar a aceitação de Moçambique como membro- observador. Moçambique endereçou o pedido formal de adesão à OIF no início deste ano.
Com a integração na OIF, Moçambique passa a fazer parte de todas as principais comunidades linguísticas internacionais, uma vez que já é membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da comunidade dos países de língua inglesa (Commonwealth) e da Organização da Conferência Islâmica.

A integração na Commonwealth foi justificada pelo Governo moçambicano com o facto de todos os países vizinhos de Moçambique terem o inglês como língua oficial.
Para a entrada na Organização da Conferência Islâmica terá sido relevante o facto de a religião islâmica ser uma das mais influentes no país, apesar de o governo moçambicano ter defendido a opção com as oportunidades de maior cooperação com os países muçulmanos.
Notícias lusófonas 2006/09/27

Sem comentários: