segunda-feira, setembro 25, 2006

5º Congresso da Renamo será em Nampula No segundo semestre de 2007

(Maputo) O Conselho Nacional da Renamo reunido na cidade da Beira, capital da província de Sofala, fixou o primeiro semestre de 2007 para a realização do seu 5º Congresso, evento que vai ter lugar na cidade de Nampula, disse ontem ao «Canal de Moçambique», Fernando Mazanga, porta voz daquele partido.
No encontro que termina hoje, têm estado a ser debatidos vários aspectos que afectam a vida do partido, sobretudo o que Mazanga designa por “hostilização da Renamo pela Frelimo em acções como destruição de infra-estruturas da «Perdiz», aliciamento de seus membros, entre outras formas”.
Mazanga explica que “até ontem uma das decisões tomadas no encontro é sobre a necessidade de uma maior união entre os membros por forma a enfrentar esses desafios em conjunto e não isoladamente”.

Fórum jurídico
“Ficou ainda decidido a criação de um «Fórum Jurídico» – um corpo que vai ser composto de juristas do partido e que terá como objectivo imediato a formação de gabinetes provinciais de assessoria jurídica para lidar com vários assuntos de fórum judicial e outros que envolvam os seus membros e outros interesses do partido Renamo”.
“Uma das grandes tarefas desses gabinetes de assessores jurídicos”, acrescenta Mazanga, “será lidar com todos os processos de membros e simpatizantes da Renamo actualmente detidos, como é o caso dos que estão em Mocímboa da Praia”, onde estavam detidos, ao todo, segundo Mazanga, “21 membros da Renamo”. Presentemente, segundo a mesma fonte “restam apenas 19 membros detidos”. Outros “dois faleceram durante a reclusão”.

Junta Nacional de Salavação da Renamo
Fernando Mazanga refere que a Renamo não reconhece a «Junta Nacional de Salvação da Renamo» que nos últimos dias tem dado cara como sendo uma espécie de contestação interna daquele partido. Para Mazanga os membros “dessa junta nem são sequer membros da Renamo”. “Eles abandonaram a Renamo e juntaram-se ao PDD”.
“Que se salvem lá onde estão. Não nos tragam agenda de outros partidos”, argumentou Fernando Mazanga.
Fonte: Canal de Mocambique (2006-09-23)

Sem comentários: