sexta-feira, novembro 15, 2013

COMO OS LAMBE-BOTAS “LIXAM” OS LAMBIDOS? A comunicação como factor determinante

Por Egidio G. Vaz Raposo

Se neste mundo existe uma profissão tortuosa, esta profissão é a do lambe-botas, ou lambe-lambe como sói dizer-se. Para além de a relação entre o lambido e o lambedor já por si ser uma relação esclavagista (Senhorio/Escravo), a principal causa para esta tortuosidade é a falta ou mesmo inexistência de comunicação ou coordenação entre o lambido e o lambedor. De outro jeito chamaríamos de assessor/consultor uma vez que estaríamos perante uma relação estratégica onde a partida o assessorado reconhece competência do assessor e por isso mesmo ouve-o, obedece-o e o respeita. Porque não há comunicação e muitas vezes, o lambedor de botas TOMA INICIATIVAS que julga importantes e cruciais para agradar o lambido e cumprir a sua missão.


O lambedor toma iniciativa em avançar até com uma pauta de actividades MESMO SEM A CERTEZA de que estas são estratégicas para os interesses do lambido. Um exemplo claro disso é o programa Quinta à Noite da TVM que foi ao ar ontem dia 14 de Novembro, que tinha como tema, de resto curioso: “A FORMA COMO O PR ESTÁ A SER DESTRATADO”.

A ser verdade que o PR está sendo destratado, a pior coisa que uma vítima do calibre do PR quereria ver era um monólogo laudatório contraproducente daquele jaez. Provavelmente a melhor resposta não passaria por um “debate televisivo” e sim de outras actividades em que os “pontos levantados pelos detractores fossem rebatidos, um a um”. Mas isto requereria comunicação, planificação e estratégia. Tiveram eles tempo para tal? Tudo parece que não foi combinado. Aliás, a principal característica do lambe-botas é o voluntarismo imprudente e o risco de vulgarização.
Ao levantar um debate sobre “a forma como o PR está a ser destratado”, o autor do programa prestou um serviço sinistro a quem deseja(va) agradar por dois motivos: (1)-não só CHAMOU ATENÇÃO A TODOS EM RELAÇÃO AO QUE ESTÁ A ACONTECER (eu pensei que fosse liberdade de expressão e critica, afinal é o destrato) como (2)-INSTITUCIONALIZOU este destratamento, dando importância aos detractores: afinal, são ouvidos. Concluindo neste ponto, QUEM NA VERDADE DESTRATOU O PR FOI HOLDEN GUEDES E SEU ESQUADRÃO DE MORTE ontem à noite ao terem perdido a oportunidade de enquadrar o actual clima de incerteza política e neste diapasão, ajudar com ideias pacíficas e inteligentes a sair dele, com conselhos encorajadores ao PR e a Renamo.

In Mocambique para todos - 15.11.2013

3 comentários:

Anónimo disse...

forca

Anónimo disse...

" A ditadura perfeita terá as aparencias da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor á sua escravidão"

Aldous Huxley

Anónimo disse...

todos analistas TVFRELIMO SAO lambe-botas, nunca dizem a realidade. É triste!