Financiado pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (ASDI), o programa, que começou em 2006 ao abrigo de um memorando rubricado entre os Ministérios do Trabalho de Moçambique e da Suécia, termina este ano, sendo Moçambique o país escolhido para acolher a última etapa., em Abril próximo.
Um comunicado do Ministério do Trabalho (MITRB) recebido pela AIM, refere que esta última etapa do programa trará a Maputo os últimos 27 beneficiários dessas bolsas para a apresentação dos trabalhos finais.
As especialistas, Alessandra Cornale e Lars-Akê-Svensson, do Ministério do Trabalho sueco, em Moçambique, fizeram o acompanhamento dos trabalhos de campo dos cinco bolseiros locais que beneficiaram da iniciativa no ano passado em Estocolmo, capital sueca, e aproveitaram a ocasião para acertar os últimos detalhes sobre a cerimónia a ter lugar em Maputo, em Abril próximo.
Em Maputo, estarão presentes bolseiros finalistas de África do Sul, Botswana, Quénia, Moçambique, Namíbia e Tanzânia, que, durante uma semana, deverão defender os conhecimentos adquiridos no âmbito do programa com vista a ajudar os seus respectivos países em matéria de pesquisa do mercado de trabalho.
Alguns bolseiros nacionais que escolheram Moçambique como tema para os seus projectos a desenvolver, estão já numa fase avançada no que diz respeito à operacionalização total do seu Observatório de Trabalho e Emprego, lançado ano passado.
Trata-se de um organismo que será responsável pelo estudo, recolha de informação e divulgação pública, bem como perspectivar a dinâmica do mercado de trabalho, com vista a garantir aos cidadãos, empresas, investidores e outros interessados, dados sobre a dinâmica no campo sócio-económico e laboral do país.
Fonte: AIM - 18.02.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário