terça-feira, fevereiro 08, 2011

Declarações de Presidente Zuma continuam a irritar na África do Sul

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – A polémica sobre as declarações do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, segundo as quais votar para o seu partido oferece um lugar no paraíso continua a irritar na África do Sul, apesar de esforços de alguns para acalmar a situação.
O capelão geral do Governo defendeu-o, considerando que as declarações de Zuma foram feitas de maneira inoportuna.
O Presidente sul-africano fez estas declarações no fim de semana durante um comício improvisado em Mtatha, na cidade do Cabo Oriental.

Numa transcrição da sua declaração pode ler-se que "quando votarem para o Congressno Nacional Africano (ANC, no poder), escolhem igualmente ir ao paraíso. Quando não votarem para o ANC devem saber que escolhem um homem que usa de um garfo que queima pessoas. Quando tiverem um cartão de membro do ANC são abençoados. Quando forem para o céu, vão deixar-os passar para o paraíso".

O partido Aliança Democrática, oposição oficial, exigiu imediatamente desculpas, qualificando as declarações de Zuma de "perigosas e incendiárias" e condenam-as como um "ato político vergonhoso e uma chantagem religiosa".

O Conselho Sul-Africano das Igrejas (SACC) indicou, por seu turno, não aceitar nenhum partido utilizar Deus para obter votos.

"É Pela segunda vez que utiliza o nome do Senhor durante campanhas para o seu partido. Ele irritou a maior parte dos líderes da igreja", declarou o presidente do Conseho, Jo Seoka.

Este último indicou que o Conselho enviou um e-mail a Zuma para lhe pedir uma audiência e convidou-o a retirar as suas declarações e a apresentar desculpas ao país.

Contudo, o capelão do Governo, Vukile Mehana, explicou que o Presidente utilizava uma figura de estilo e que não deverá ser tomado no primeiro grau.

Segundo ele, o Presidente não pode em nenhum caso insultar a comunidade religiosa « porque a respeita ».

" O ANC respeita enormemente o setor religioso e é inimaginável para nos insultar a igreja", assegurou Mehana.

O Movimento Democrático Unido (UDM) lembrou, por seu turno, as precedentes declarações de Zuma segundo as quais, "o ANC reinará até o regresso de Jésus", para dizer que ele considera igualmente as últimas declarações blasfematórias.

"O UDM leva este assunto a sério; o Presidente é o guardião da Constituição do país. Declarações tão imprudentes estão em oposição direta com a liberdade de expressão e a liberdade de associação prescritas pela nossa Constituição ", frisou o partido num comunicado.

Fonte: Panapress - 08.02.2011

1 comentário:

Anónimo disse...

Reflectindo,

Estou muito céptico em relação ao cumprimento das promessas de Zuma aos fiéis do ANC, particularmente sobre a qualidade do paraíso. Aparentemente há condições mais favoráveis na terra e no céu. O Alcorão, por exemplo, é generoso e oferece aos fiéis, gente como tu e eu, depois da morte, 72 virgens com olhos escuros, roupa de seda e jóias, frutas frescas e um excellente vinho (supostamente garrafas de tipo Magnum do legendário Château Mouton-Rothschild 1982). Isto está escrito na sura 56, versículos 12-40. E todos são iguais naquele paraíso, porque Maomé não classifica seus fiéis em relação afiliação partidária. Por isso vale a pena comparar o paraíso de Zuma com o paraíso de Maomé. Contudo, eu pessoalmente prefiro um paraíso na Terra, quase uma aldeia global com valores universais e liberdades civis, sem pobreza e injustiças.

Um abraço
Oxalá