sexta-feira, fevereiro 25, 2011

"Nossa pátria será túmulo do capitalismo e da exploração”

Avante operários camponeses, unidos contra a exploração... sempre avante unidos venceremos, socialismo triunfará”, hino da Frelimo

E ainda vaticinam o triunfo do socialismo: “sempre avante unidos venceremos, socialismo triunfará”. Ora, o socialismo não só não triunfou, como também está no túmulo que estava reservado ao capitalismo. Os exploradores que eles queriam combater, hoje, são eles mesmos.

Está a ficar mais claro que a Frelimo está dividida em facções. Neste momento, parece não haver dúvidas que o partido está dividido em três: a ala no poder; a do ex-chefe do Estado, Joaquim Chissano; e a dos conservadores, encabeçada por Marcelino dos Santos e Jorge Rebelo.

O surgimento de alas começa quando Chissano é obrigado a abandonar o poder, em 2004. Curiosamente, a campanha para o efeito foi desencadeada pela ala conservadora, que apoiou incondicionalmente o actual Chefe do Estado. Ainda me recordo que após o empossamento de Armando Guebuza, para o primeiro mandato, em Fevereiro de 2005, Marcelino dos Santos saiu do pódio e correu para saudar os membros da Organização da Mulher Moçambicana (OMM) que se encontravam a festejar, na Praça da Independência. Entrevistámo-lo para ouvir o seu sentimento em torno do novo Governo e a resposta foi peremptória: “Este é o governo do povo”.

Na verdade, Marcelino estava a dizer que o anterior Governo nunca tinha sido do povo, e que, naquele momento, estava a imergir o Governo do povo. Seis anos depois, parece-me que Marcelino se apercebeu que estava enganado, que o Governo do povo ainda não imergiu. o que imergiu, pois, foi um governo de capitalistas. É, aliás, a partir dessa percepção que decidiu sair das quatro paredes para gritar no deserto, no sentido de o seu grito ter eco não só a nível do partido, mas também em todo o território nacional. Se Marcelino decidiu gritar fora, é porque o seu grito, internamente, não era ouvido, acabando por se saturar de lançar o milho sobre pedras.

“O capitalismo e o comércio privado são valores que podem pôr em risco a unidade nacional, uma vez que criam ganância no seio das pessoas”, disse Marcelino, ladeado por Mariano Matsinhe e Bonifácio gruveta, numa palestra na Autoridade Tributária de Moçambique, o que motivou uma reacção violenta do actual secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde. Terá ou não razão Marcelino? Com que base disse isso? Será novidade o que Marcelino Disse?

Começo pela última questão. Não há nenhuma novidade. Jorge Rebelo já havia dito algo semelhante: “Dentro do governo existem ministros, vice-ministros, directores nacionais... alguns destes estão a enriquecer à custa do povo. Mas há também gente séria. O que me preocupa é ver esses sérios e honestos a serem corridos de lá. Conheço, por exemplo, o Dr. Ivo Garrido e sei que não é corrupto, nem está associado à corrupção. Mas foi corrido do Governo. Eu não percebo porquê? Conheço também o Dr. Eneias Comiche e sei da luta que desenvolveu no Conselho Municipal visando acabar com esquemas de corrupção... ele também foi corrido”.

E quando questionado sobre as possíveis razões que levaram a que “gente honesta” fosse corrida do Governo, Rebelo apontou a pessoa ideal para responder à questão: “perguntem ao Chefe do Estado (Armando Guebuza)”.

Tanto Marcelino como Jorge Rebelo têm razão de dizer o que dizem, e há bases para isso. Eles estão a defender à letra os ideais que os levaram a criar a Frelimo. É por isso que o próprio hino nacional já dizia que a “Luta contra o imperialismo continua e sempre vencerá”, e que a “Nossa Pátria será túmulo do capitalismo e da exploração”. Juraram que “Unidos ao mundo inteiro” lutariam contra a burguesia. hoje, a Frelimo não só deixou de lutar contra o imperialismo, como também implantou e defende, de forma ferrenha, o imperialismo que dizia ser um cancro para a humanidade, além de que a nossa pátria não só não foi o “túmulo do capitalismo e da exploração”, como também se transformou num campo de exploração do homem pelo homem pelas mesmas pessoas que defendiam “túmulos para o capitalismo”.

Mais: o hino do partido, que continua a ser entoado em reuniões de células, dos comités distritais e Central, incluindo nas reuniões da Comissão Política e nos congressos, incita os operários e camponeses a unirem-se contra a exploração: “avante operários camponeses, unidos contra a exploração”. E ainda vaticinam o triunfo do socialismo, um sistema que eles abandonaram há mais de duas décadas: “sempre avante unidos venceremos, socialismo triunfará”. Ora, o socialismo não só não triunfou como também está no túmulo que estava reservado ao capitalismo. Os exploradores que eles queriam combater, hoje, são eles mesmos.

Foi neste contexto que em mensagem fúnebre da morte de Samora Machel, o Comité Central da Frelimo “jurou combater a corrupção”, dizendo que se comprometia “a apontar as armas também para dentro. Saberemos neutralizar aqueles que enriquecem com a miséria”. Contudo, os que juraram combater a corrupção são hoje os rostos do enriquecimento ilícito. Ironia do destino!

Fonte: O País online - 25.02.2011

Sem comentários: