domingo, fevereiro 27, 2011

Filipe Couto considera ser possível formar licenciados em um ano

Para suprir a falta de quadros

O Segundo o Engenheiro Luís Loforte, gestor de procurement no Programa Integrado de Reforma do Ensino Técnico e Profissional, PIREP, devia investir-se mais no ensino técnico-profissional no país, pois este tipo de formação tem respondido mais as necessidades do mercado.
O reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Filipe Couto, defende que os cursos de licenciatura em Moçambique deviam durar apenas um ano, para que rapidamente se possa aumentar o número de quadros no país.
Couto falava na última quinta-feira, em Maputo, durante a gravação do programa televisivo da Stv, “Debate da Nação”.
Couto fez estes pronunciamento, quando respondia ao questionamento do apresentador do referido programa, sobre onde e em quanto tempo o mercado poderia obter profissionais qualificados para trabalharem nas indústrias emergentes de extracção de recursos minerais, tal como é o caso de minas de carvão mineral de Tete, entre outras indústrias.
“... os cursos de licenciatura mais curtos são a solução para aumentar o número de quadros no país”, sublinhou Couto.
Moçambique enfrenta, actualmente, a problemática de falta de quadros qualificados para responder à crescente demanda de indústrias e empresas que rapidamente se firmam no mercado nacional, facto que preocupa todas as camadas sociais, que frequentemente questionam a qualidade do ensino ministrado no país.
Segundo o Engenheiro Luís Loforte, gestor de procurement no Programa Integrado de Reforma do Ensino Técnico e Profissional, PIREP, devia investir-se mais no ensino técnico-profissional no país, pois este tipo de formação tem respondido mais as necessidades do mercado, do que o ensino geral. Num outro desenvolvimento, Loforte disse que o ensino técnico se encontra comprometido devido à falta de investimentos no sector, no que concerne às novas tecnologias e no apetrechamento das oficinas já existentes.

Fonte: O País online - 28.02.2011

11 comentários:

Anónimo disse...

Que ideia mais sem fundamento... formar "quadros" com tanta velocidade não colocará em risco a qualidade destes mesmos "quadros"???

Anónimo disse...

Este car ve-se que esta alinhado com as politicas do Partidao e do Guebas. O Aires Ali ate foi promovido a priimeiro ministro por aumentara s passagens adnistrativas. a frelimo nao esta interessada em ter bons quadros que sejam competidores. a visao e' tao curta que so pensam que o mundo e;' so mocambique. como pessoas sem bases proprias vao ser capazes de acompanhar o desenvolvimento tecnologico? Como sera que precisamos tantos quados assim? ha muitos jovens sem emprego agora. estes novos quadros saopra que? para trabalhar onde? para afzer o que? se as companhias estao falidas a na maioria . em mocambique naos e produz . o que vale saoos servicos

V. Dias disse...

Santo Deus...

Zicomo

Anónimo disse...

O engº Loforte tem TODA RAZÃO!
Com todo respeito o Padre tem a visão distorcida do Mundo de hoje.
Vive ainda nas "zonas libertadas"!
Pensa que Samora Machel é D. Sebastião-El Rei de Portugal, século XVI!

Fungulamasso

V. Dias disse...

Ainda assim, D. Sebastiao foi um pessimo rei ao serviçode Portugal. Por causa dele é que Portugal caiu no dominio filipino. Mas isto é outra historia. Este padre Couto nunca me convenceu.

Mas eu entendo, sabe, Fungulamasso,o problema de Moçambique nao sao os reitores, os directores, os ministros, é a frelimo. Eu trabalhei no Estado e sei o que digo.

Veja a UP, compara a inteligencia do Machil, como pode um homem daqueles arruinar aquela instituição? Nao foi ele, na verdade, foi o sistema que o obrigou. O Utui, que faz la? Nada. está tudo escangalhado. É a lei da frelimo. Porque jurei sigilo para aquilo que fazia e pretei enquanto funcionario de Estado em Nampula, nao digo mais nada.
Zicomo

Anónimo disse...

A Frelimo é feito de "gente", muitos com idéias "filipinas"!
Gente do mesmo nível de Moubarak, Ben Ali....e agora (talvez) do Kadhaffi!
P"Pena" que eles ainda não conseguiram ter alguns "milhões" de dólares de propriedades nos USA e europa Ocidental!
Mas com o carvão de Moatize, talvez dentro de 5 anos , também tenham esses valores!
O combate e a denúncia destes "movimentos esquisitos" e contratação dos mega-propjectos devem ser objecto de debates televisivos, aqui em Maputo e na Beira, também!
Deve ser objecto de estudo da intelectualidade moçambicana, caso contrário teremos um dia uma nova "destruição" de infra-estruturas tipo o que está acontecer na Líbia!
Reformar o sistema frelimista e a ´própria Frelimo e outros Partidos não é uma necessidade do povo moçambicano-É UMA EXIGÊNCIA!
QUEM TEM MAIS DE VINTE ANOS NO TRABALHO PARTIDÁRIO/AUTÁRQUICO, DEVE-SE REFORMAR DA POLÍTICA E DEDICAR-SE A VIDA PRIVADA!


Fungulamasso

Nelson disse...

Se a ideia é pura e simplesmente aumentar exponencialmente o número de quadros(será que ainda merecerão esse nome?) concordo plenamente com ele, agora se entra em questão a qualidade, nem preciso dizer algo. Triste é que isso venho do reitor da maior e mais antiga instituição de ensino superior do país. Estamos feitos!!!!

Anónimo disse...

Sensacionalismo barato. ouvi o padre couto no debate ontem. nao lhe ouvi a dizer isto que o jornal pais diz. de lembrar que a noticia do pais era uma antecipação desse debate. achei bastante sensatas todas as coisas que o reitor da uem disse

Reflectindo disse...

E como a norma reza, esperamos que O reitor Filipe Couto publique no O País o que ele afirmou no debate.

Mas eu tenho uma grande preocupacão fora da duracão da licenciatura. Essa preocupacão foi respondida por Luís Loforte segundo o artigo em causa. Aí Fungulamasso concorda com ele. Portanto, quem disse aos nossos "decision makers" que um país desenvolve-se com diplomas do ensino superior?

Abdul Karim disse...

Reflectindo,

Eu sei, tu nao querias dizer "decision makers",

Tu querias dizer "complication makers",

Eu sei, enganaste-te, foi sem querer, eu sei.

Anónimo disse...

Filipe Couto, Luis Loforte e Companhia limitada ou o Sistema de um Pais que se vai a cada dia revelando e caminhando para tras???
1.O padre Couto e uma pessoa respeitavel e liberal, e memso assim nao conseguiu sair-se das marras do sistema politico vigente e do partido a que pertence, tal como eu. Pode ser que ele nao quisesse dizer isso exactamente, pk ele nao e doido!Evitemos por palavras na boca dele e questionemo-lo sobre o que ele queria dizer na verdade! 2. Tal como ao primeiro, nao conheco pessoalmente O tal de Luis Loforte, mas pelo que se ouve de gente sensata e honesta, escrupulosa e zelosa, estamos diante de "um monstro com ambicoes incrivelmente desmedidas,que tal como os paranoicos e dementes c alguns intervalos lucidos, sabe mascarar-se bem para disfarcar a sua avidez de sangue e poder, fazendo-se passar por um santo", pelo que a sua opiniao nem sequer deve ser aqui trazida para debate.O que se discute e serio e muito serio e nao e para esquizofrenicos, pelo que se demonstra.3. O problema de tudo isto esta no sistema que ta instaurado no Pais(falta de transparencia, roubo e apropriacao dos bens do estado,promocao de incompetentes, ladroes, assassinos e/ou de oportunistas qu sirvam os interesses do partido e nao das pessoas e do Pais em geral! Mas onde esta o povo e o que faz para alterar esta situacao e salvar o apis e a sua gente e aquela que nela vive das exclusoes ,descriminacoes, totalitarismo, arrogancia e toda a especie de males que estao tentando ser formalizados pelo poder todos os dias??? Exceptuando alguns bons e excepcionais no governo e nas empresas e outras instituicoes do estado, muito do que sobra ou nao presta ou nao tem coragem e punho para fazer as coisas irem para a frente:E O SISTEMA e nao de nos la de Gaza!!!
M.Maculuve Nguenha.