terça-feira, fevereiro 08, 2011

A prudência da Irmandade Muçulmana na Praça Tahrir

Por Paulo Moura, Cairo

(Público) - A organização está disponível para apoiar Baradei e diz-se defensora da democracia. Na praça de todos os protestos, é fácil localizá-la.

A Praça Tahrir está informalmente dividida em vários sectores. Um deles é o da Irmandade Muçulmana. Não é difícil de encontrar, basta seguir as barbas. Muitos destes homens de túnica e rosto hirsuto circulam por todo o perímetro da praça, frequentemente divulgando slogans com um megafone. Mas acabam sempre na esquina da Irmandade.

É um lugar onde há sempre acesas discussões e que muita gente frequenta ou visita. Mas poucos jovens. A chamada "geração do Facebook" não se mistura com os barbudos. Também não os teme. "São gente conservadora e que não tem nada a ver com o nosso mundo", diz Ahmed Nassar, um dos jovens organizadores da manifestação. "Mas são pacíficos e aceitam as regras democráticas. É o que nos basta. De resto, a juventude não está com eles. Por isso terão cada vez menos influência. Só por ignorância o Ocidente pensa que são perigosos."

Amin Ibrahim, 57 anos, é membro da Irmandade Muçulmana. Vem para a praça todos os dias, embora não desde o início. "Este é um movimento iniciado pelos jovens", admite. "Mas nós concordamos com as suas reivindicações. Sempre defendemos essas ideias. Somos as principais vítimas deste regime." Ler mais

3 comentários:

V. Dias disse...

A oposisão é fundamental. Haja tumultos aqui e acolá, é sempre a oposição que toma as rédeas. Garanto que se a nossa oposição fosse forte e organizada, a Frelimo teria caido nas manifestações de 1 e 3 de setembro.

Aqui está mais uma prova de que as massas fazem as manifestações, mas são os políticos que dividem o poder.

Zicomo

Anónimo disse...

Sr Dias, é bom pensar que oposição moçambicana é política, formada devido ao desaparecimento da União Soviética, que suportava governos unipartidários.
Não há arruaceiros políticos neste nosso Moçambique.Ainda bem!

Anónimo disse...

Sr Dias, é bom pensar que oposição moçambicana é política, formada devido ao desaparecimento da União Soviética, que suportava governos unipartidários.
Não há arruaceiros políticos neste nosso Moçambique.
Ainda bem, porque Maputo ficaria destruída!

Fungulamasso