domingo, fevereiro 20, 2011

Tunísia: Manifestantes pedem saída de novo embaixador francês

Túnis - Centenas de tunisianos protestaram no sábado em frente à embaixada francesa em Túnis para pedir a saída do novo embaixador francês, Boris Boillon, por sua "falta de diplomacia" e "sua agressividade" durante encontro com a imprensa.
Pouco depois do protesto, Boris Boillon apareceu na TV tunisiana para pedir "desculpas" por ter respondido de uma forma que pode ter parecido "altiva" às perguntas dos jornalistas, em 17 de Fevereiro.
Cerca de 500 tunisinos participaram da manifestação para pedir a "saída imediata" de Boris Boillon, ex-conselheiro do presidente Nicolas Sarkozy e nomeado recentemente embaixador na Tunísia, comprovou a AFP.
Os manifestantes fizeram alusão ao primeiro encontro do diplomata francês com a imprensa, em 17 de Fevereiro, durante o qual Boillon se negou a responder às perguntas de alguns jornalistas e reagiu agressivamente às de outros.
"Peço desculpas aos jornalistas e a todos os tunisinos", declarou, em árabe, o novo embaixador que havia apresentado suas credenciais na quarta-feira.
"Se consideraram minhas respostas como uma maneira de responder de forma altiva, lamento e realmente sinto e peço desculpas a todo o povo tunisino", acrescentou.
"Tenho uma energia e uma vontade determinada de promover as relações bilaterais. Fui mais espontâneo do que deveria ter sido. A partir de agora, deverei falar de forma mais educada", acrescentou.

Fonte: Angolapress - 20.02.2011

Sem comentários: