domingo, fevereiro 20, 2011

Egipto: PM diz haver 487 presos políticos no país

Cairo - O primeiro-ministro egípcio, Ahmed Shafiq, disse no sábado que o número de presos políticos detidos no país ascende a 487 e que em breve serão libertados 122 deles, informou a agência oficial de notícias egípcia Mena.

O chefe do Governo fez o anúncio numa reunião com presidentes de conselhos directores e de redacção de jornais egípcios, precisou a agência.

Além disso, Shafiq indicou que esses 487 presos "estão classificados em diferentes graus de periculosidade", que as pessoas detidas durante as recentes manifestações populares "não superam os dedos de uma mão" e que a libertação está a ser estudada.

Também revelou que está a tentar descobrir o destino dos jovens desaparecidos durante os protestos e distúrbios que começaram a 25 de Janeiro, e que forçaram a renúncia do presidente Hosni Mubarak no dia 11.

Por seu turno, o presidente da rede egípcia para a informação dos direitos humanos, Gamal Eid, disse que o número de presos detidos em virtude da lei de emergência ascende a milhares.

"Nós exigimos a libertação imediata desses presos. Um Governo que respeita a democracia não prende as pessoas devido às suas opiniões", disse o activista de direitos humanos.

Fonte: Angola Press - 20.02.2011

Reflectindo: Será que durante o regime de Mubarak admitia-se a existência de presos políticos nas cadeias do Egipto?

3 comentários:

V. Dias disse...

E quem garante que no nosso país não hajam presos políticos? Lembra-te dessa postagem (semelhante) no Mutisse, caro Reflectindo? No dia em que o regime cair vamos saber...

Zicomo

Reflectindo disse...

V. Dias

Aí está. Lembro-me muito bem dessa postagem.

Anónimo disse...

Sr Dias e Sr Reflectindo,

Não existem presos políticos, aqui em Moçambique!
Um político conhece as regras e sabe defender-se!
O que existem, são individuos que são presos por serem sómente ANTI-FRELIMO, considerados Anti-povo!
São "chamados" inimigos do povo, DESESTABILIZADOORES ao serviço da "mão externa"!
Políticos pilha-galinhas!
Mas uma coisa é certa, o SISE age não como força de segurança e defesa de cidadão, mas como DEFENSORA DA FRELIMO!
No formato actual, é um órgão que não defende a soberania apartidáriamente-mas beneficia e "bajula" a Frelimo!
Desde a sua criação, saiu do espectro da guerra civil, sem ter mudado na sua essência , a própria filosofia, que caracterizava o SNASP!Anti-cidadão!

Fungulamasso