sábado, fevereiro 19, 2011

Djibuti: Cidadãos protestam por renúncia de líder

Cidade de Djibuti - Milhares de cidadãos do Djibuti manifestaram hoje, sexta-feira, para exigir a renúncia do presidente Ismail Omar Guelleh.
Os manifestantes denunciaram que as mudanças, na constituição, feitas por Guelleh no ano passado, retiraram do texto o limite de dois mandatos para o governante do país.
Desta feita o actual presidente, que vai no segundo mandato, e cuja família está no poder há três décadas, poderá concorrer às eleições de Abril próximo.
O Djibuti é uma cidade-Estado de 750 mil habitantes, localizada no Golfo de Áden, que abriga várias bases militares, entre elas a única base norte-americana em África.
Guelleh, cuja reeleição parece certa, não teve qualquer opositor no pleito de 2005.
O potencial opositor para a eleição deste ano, Abdourahman Boreh, que reside no exterior, tem apoiado uma série de manifestações contra Guelleh.
Boreh, de 51 anos, disse que se retornar ao Djibuti será detido e provavelmente torturado.
No início de Fevereiro a polícia dispersou uma manifestação, com o mesmo objectivo, lançando gás lacrimogéneo e disparando balas de borracha.

Fonte: Angolapress - 18.02.2011

Para ler sobre o Presidente Guelleh e Djibuti clique aqui.

10 comentários:

V. Dias disse...

Epá Reflectindo,

Inscreva-me lá para eu puder me juntar aos manifestantes nesses países. Karim, com certeza, há-de esses contactos, ou não?

Zicomo

Reflectindo disse...

Hehehehehe, V. Dias,

Parece que estamos pelos motivos do protesto

Abdul Karim disse...

Reflectindo,

Esse Viriato esta inspirado...eh,eh,eh

Quer me arranjar problemas,

Esses "nossos" ja estao a "gingar" com os meus passaportes ha muito tempo,

O Nosso Viriato aqui, transforma-me em politico demanha, atarde em "contacto" dos manifestantes em Djibuti, eh,eh,eh, esses "nossos" vao pensar que 'e verdade e vao complicar mais minha vida,

Esse Viriato, pah, ehehehe

Reflectindo disse...

Karim,

Cagufa não é contigo neste momento. Agora é com eles.

E isto de Angola? Acompanha a VOA, mas vou publicar agora mesmo um outro artigo sobre Angola

V. Dias disse...

Amigo Karim,

Não te preocupe. Tu não tens passaporte e eu fui "banido" da embaixada de Portugal por ser um miúdo teimoso e, no entender deles, "reaccionário". Estou lixado.


Pensei que tivesses contactos desses revoltosos árabes, aqueles tipos são corajosos pá, Karim. Quando morre um logo nascem mil. Epá, os muçulmanos são mesmo "terríveis", eu não sei onde foram buscar tanta inspiração para derrubar um exército com mais de 1 milhão de soldados. Rendi.

Caiu Mubarak, vamos abrir a Gringo lá, ngipto, o que achas? Reflectindo vai ser nosso conselheiro nos negócios, não vai falir.

V. Dias disse...

da embaixada de Moçmabique em Portugal, queria dizer...

Abdul Karim disse...

Voces estao com vontade de brincar,

Essa coisa de manifestacao ja esta programada em Angola, ja desceu da linha do Equador, e voces estao aqui com brincadeiras,

Voces pah.... oppah,

Os Arabes tem inspiracao e coragem, o Q'uran da essa inspracao e coragem, porque no Islam, aceitar injusticas 'e pecado, e o Jihad 'e recomendado sempre que a opressao ultrapassa os limites do aceitavel,

GRINGO no Egipto, tem todas as condicoes para dar certo, 'e uma Boa Ideia, Muito Boa Ideia.

Quem sabe um dia, agente nao abra mesmo uma GRINGO no Egipto, eu confio em voces, sei que nao vai falir.

V. Dias disse...

Nestas alturas Dhlakama e Simango deviam dar seus palpites sobre o cenário das manifestações. Mas não, ficam calados. A nossa oposição!!!!

Karim, nao é brincadeira, voce nao viu o que o Reflectindo postou agora no seu blog? Achas que as coisas estao faceis? Nao chamuale, é serio.

De Angola segue depois para RAS e ai, é bom nem falar mais... Os seis helicopteros estao guardados na ponta vermelha para casos de emergencia.

Zicomo

Reflectindo disse...

Karim,

Dizes que desceu? Como é assim? AO sul do equador será também para se derrubar o Ocidente?

Abdul Karim disse...

Esta marcado em Angola, na Africa esta abaixo da linha do equador,

Ou nao ?

A Mudanca 'e Irreversivel,

Temos 'e que saber tornar a Mudanca o mais harmoniosa possivel, so.