quinta-feira, abril 09, 2009

União dos Democratas de Moçambique

Mais um partido politico emergente no país acaba de se apresentar publicamente na cidade de Nampula, e compromete- se a concorrer nas eleições gerais e provinciais previstas para este ano.
Trata-se da União dos Democratas de Moçambique (UDM), fundada em Janeiro do ano em curso, e presidida por José Viana, ex-presidente da Link, fórum das organizações da sociedade civil no país.

Estêvão de Fátima, eleito delegado politico na província de Nampula, que forneceu esta informação ao nosso jornal, referiu que, ainda este mês, o líder daquela formação politica deverá escalar alguns distritos da província de Nampula, entre os quais se destaca o distrito de Mogincual onde irá solidarizar-se com as famílias, cujos parentes perderam a vida numa cadeia da Policia da República de Moçambique.

A nossa fonte disse que a UDM está a ter grande aceitação ao nível das comunidades. E sublinhou que a delegação política do seu novo partido em Nampula conta com 617 membros, maioritariamente dissidentes da Frelimo e da Renamo. Apontou, a titulo de exemplo, a secretária da OMM da direcção social do bairro de Muahivire que, também, se integrou na UDM. Nós fizemos parte da Frelimo renovada, mas não iremos prometer acções apenas com a intenção de aliciar o povo. Propomo-nos, de facto, acabar com a exclusão social, o tribalismo, e implantar a unidade nacional, que o partido no poder não consegue.

Sublinhou Estêvão de Fátima, acrescentando que a UDM está determinada em desenvolver um combate cerrado contra a criminalidade e outros males que apoquentam a nossa sociedade, por forma a proporcionar um ambiente mais estável à população.

Enquanto aguardamos pelo seu reconhecimento jurídico pelos órgãos competentes, o partido vai desenvolvendo algumas actividades inerentes à divulgação dos seus princípios da nossa formação politica, e à angariação de mais membros. Anotou a fonte.

Refira-se que o delegado político provincial da União Dos Democratas de Moçambique, Estêvão de Fátima, é, também, presidente da Organização dos Desempregados de Nampula (ODEONA), e foi candidato independente às primeiras eleições autárquicas. E, anteriormente, militou na Frelimo, primeiro, e depois na Renamo.

WAMPHULA FAX - 09.04.2009

Retirado do Mocambique para todos

3 comentários:

Egidio Vaz disse...

Viana! É o fim de uma era e o começo de um outro fim.
Sempre polémico!

Reflectindo disse...

Alguém acompanhou do processo da formacão do partido de Viana? Viana terá conseguido no mínimo 100 assinaturas em cada província? Eu estou totalmente surpreendido com. esta notícia. Ainda fico pensando pela sigla UDM que semelhanca com MDM? Para confundir o analfabeto? Qual será o símbolo? Um peru? Hehehehehehe!!!!!! Estou me lembrando dum artigo de Benjamim Pequenino sobre Viana no Link.

Anónimo disse...

Sera que este novo movimento nos quer realmente confundir? Maria Helena