domingo, novembro 23, 2014

UP PRETENDE INSTALAR FÁBRICA DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS NA ZAMBÉZIA

A Universidade Pedagógica (UP) pretende instalar, a partir de 2015, um complexo de fábricas para o processamento de produtos agrários e pecuários em Nicoadala, distrito da província central da Zambézia, em Moçambique.

A UP, através da delegação de Quelimane, a capital provincial, pretende, com o empreendimento, formar quadros especializados na área de produção e fabrico de sumos.


O reitor da UP, Rogério Uthui, não avançou os custos da instalação do complexo, mas garantiu que a instituição vai trabalhar para a materialização do projecto, até porque a instituição iniciou um curso de agroprocessamento.


“Queremos trabalhar para montarmos o complexo. Esperamos que, a partir do início do próximo ano, comecemos a instalar aqui as fábricas. Vamos fazer o processamento de toda essa fruta e depois comercializar”, disse o reitor, citado pela Televisão Independente de Moçambique (TIM).


Além da formação de quadros, a UP pretende, com a iniciativa, apoiar, não só a população de Nicoadala, mas também dos distritos circunvizinhos, uma vez que irá usar os produtos produzidos e vendidos pelas populações.


Estes distritos produzem muito ananás e diversos tipos de frutas, que têm apodrecido em grandes quantidades nos momentos de pico de produção.


O distrito de Nicoadala é grande produtora de frutas como ananás, manga, entre outras.


Fonte: Rádio Mocambique – 10.11.2014

Sem comentários: