sexta-feira, novembro 15, 2013

Resposta Carlos Nuno Castel-Branco aos comentários à sua carta

Professor Carlos Nuno Castel-Branco respondeu as criticas de que tem sido algo apos o exercicio da libertadade de expressao e de cidadania. Eis a resposta:

Resposta Carlos Nuno Castel-Branco aos comentários à sua carta

Interessante. Não foi Khadafi que chamou "ratos" a todos os críticos dele, independentemente da natureza da crítica? As cartas em "resposta" a minha têm algumas características comuns.

Primeiro, deturpam os assuntos e evitam discutir o que discuti. A minha carta não era sobre raptos ou sobre guerra, era sobre governação. Falei dos raptos e da guerra, no contexto de falar do discurso político, da intolerância, das opções económicas e sociais, do tratamento dado ao pensamento independente em Moçambique, do racismo, do abandono da parte mais nobre dos ideiais socialistas e igualitários da Frelimo, etc. Portanto, limitar a critica à discussão dos raptos é evitar discutir o que eu discuti.

Segundo, todas acusam-me de estar no lado errado da guerra em Moçambique. Isto é estranho porque o PR disse que não há guerra. Então, não posso estar no lado errado de uma coisa que não existe. Além disso, numa guerra desta natureza, qual é o lado certo? Eu penso que o único lado certo é a paz, e não a guerra. Eu estou no lado da paz. A paz é mais importante do que estar certo ou errado. Se crítico o PR e o seu governo não é porque não saiba que a Renamo está armada e não devia estar, e que faz ataques e provoca mortes. Mas porque é que isto acontece 21 anos depois de terminada a guerra? Porque é que a Renamo não foi desarmada e os seus homens devidamente enquadrados na sociedade? Quando assinamos o acorso de paz, não sabíamos com quem eatavamos a assinar? Não conhecíamos a génese e o modo de vida da Renamo? Assinámos a paz porque aceitámos a reconciliação e integração da Renamo na vida normal da sociedade. Na maior parte dos casos, conseguimos isso. Mas ficou sempre o espectro da intolerância, que se agravou na época de governação de Guebuza. Todos os que não são da Frelimo são tratados de maneira diferente. Os que são da Renamo são tratados como inimigo. Os do MDM são tratados como filho do inimigo. Como é que isto não vai atiçar ânimos, particularmente de alguém com génese belicista? Não estaremos nós a provocar a Renamo para haver uma reacção belicista que justifique a intervenção militar? Se Guebuza ama tanto a paz, porque opta pelo caminhos da guerra? Será que quer ficar na história como o homem que matou Dhlakama, acabou com a Renamo e reintroduziu o monopartidarismo? Era preferivel ficar na história como o homem que manteve a paz, acabou com as ameaças militares por via da inclusão politica, social e económica, e alimentou as esperanças de todos oa moçambicanos, não apenas da elite politica e económica. Quem governa este país é o governo. Quem é o principal responsável pela paz e guerra e segurança é o governo. Todos têm que contribuir, mas ninguém pode substituir o governo.

Terceiro, todas comparam Moçambique com os piores do Mundo no que diz respeito a crimes particulares - nos EUA também há fraude eleitoral, no México há mais raptos, em Angola os críticos são presos, no Quénia há lutas tribais. Etc. Qual é a auto estima envolvida nestas comparações? Porque não nos comparamos com a Noruega, que usa as receitas do petróleo e gas para desenvolvimento inclusivo? Ou com o Vitname, onde o crescimento económico é três vezes mais eficaz que o nosso a reduzir pobreza? Como é possivel que um cidadão moçambicano possa dizer que raptos são coisas normais. Daqui a nada pobreza, desigualdade, corrupção, empobrecimento, guerra sem sentido, engomar pessoas, crianças de rua, educação de má qualidade, transporte público em carrinha aberta, sistema de saúde letal, justiça inoperante, apropriação privada do que é público, tudo isso também vai ficar normal, aceitável, porque existe em outros países.

Quarto, todas as cartas questionam a cidadania de quem critica - de quem esteve nas manifestações, de quem não aplaude o líder incontestável, ou a gloriosa Frelimo. Não há maior cidadania do que lutar contra a tirania. Cidadãos somos todos, não é só o que aplaude a banda que passa. Cidadãos conscientes e activos são os que lutam. E esse coisa de sempre dizer que os que pensam independentemente, os que lutam por igualdade, solidariedade, contra o racismo, os que não aceitam o que acham estar mal, etc., são agentes de forcas externas não é boa politica. Pensem - será que vocês estão a argumentar que moçambicanos de gema não pensam, logo os que pensam não o são? Será que estão a argumentar que quem não aplaude o grande espectáculo não é moçambicano? Será que os vendedores do bazar que mandaram o Paunde ir dar uma volta não são moçambicanos? Cada vez que vocês dizem que os que se erguem são agentes externos, estão a passar um atestado de imbecilidade ao povo maravilhoso. Povo maravilhoso é o que quer uma guerra sem quartel contra a pobreza, a fome, a desigualdade, a injustiça, contra a guerra e contra a insegurança, contra os maus serviços sociais públicos, contra a má governação e contra a incontestabilidade dos queridos líderes. Esse povo maravilhoso nao quer uma nova guerra civil nem quer ficar nas estatisticas mundiais dos países com mais raptos e crimes.

Quinto, sou acusado de ter publicado a carta na imprensa e a ter circulado na net. De facto, não fiz nada disso. Fiz um post no timeline do meu facebook. Esse post circulou a uma velocidade tremenda e foi parar à imprensa. Primeiro foi o media fax e depois o canal. Vocês já se perguntaram porque foi a circulação tão rápida. Eu ponho uma dezena de posts diários no meu facebook, alguns mais interessantes que essa carta. Porque foi o seu impacto tão rápido e grande, ponto de receber destaque no notícias, público, etc? Uma faísca pode incendiar a pradaria, como dizia Mao TseTung, mas só o faz se a pradaria estiver tão seca que possa arder com facilidade. Já pensaram nisso, porque teve este post tanta circulação e impacto? Ou também foi mão externa?

Sexto, podem criticar o tom da minha carta e o estilo. Todas as criticas me ajudam a fazer melhor. Eu próprio sou acérrimo critico de mim e da minha escrita, e isso ajuda-me a melhorar. Eu próprio não gosto tanto do estilo da minha carta. A próxima carta vai ser melhor, mas será sobre os mesmos assuntos, com a mesma paixão. Melhor significa maia poderosa.

Fonte: Mural de Lázaro Mabunda – 12.11.2013

Nota: em debate e o Prof. Castel-Branco presente

41 comentários:

Anónimo disse...

SR castelo Branco voce esta em Maputo de barriga cheia a por gasolina na fogueira ne nós que estamos aqui na zona centro sobre ameaça real da guerra e impedidos de viajar, porque voce é um dos que aplaude atitude belicista da Renamo, si tens problemas com Guebuza. procara lhe pessoalmente e resolve o teu odio que tens com ele, voce nuna sentiu a guerra na pele, deixa nos em paz

Anónimo disse...

SR castelo Branco voce esta em Maputo de barriga cheia a pôr gasolina na fogueira e nós que estamos aqui na zona centro sobre ameaça real da guerra e impedidos de viajar, porque voce é um dos que aplaude atitude belicista da Renamo, si tens problemas com Guebuza. procura lhe pessoalmente e resolve o teu odio que tens com ele, voce nunca sentiu a guerra na pele, deixa nos em paz!!!!

Anónimo disse...

SR castelo Branco voce esta em Maputo de barriga cheia a pôr gasolina na fogueira e nós que estamos aqui na zona centro sobre ameaça real da guerra e impedidos de viajar, porque voce é um dos que aplaude atitude belicista da Renamo, si tens problemas com Guebuza. procura lhe pessoalmente e resolve o teu odio que tens com ele, voce nunca sentiu a guerra na pele, deixa nos em paz!!!!

Anónimo disse...

Boa tarde prezados leitores

Antes permita me enderecar a minha mensagem de apreco ao Prof Nuno Castelo Branco pela sua visao terra a terra com relacao aos destinos de Mocambique pelo Governo do dia e actual Governacao de seguida de forma preocupante enviar uma mensagem aos criticos do Prof no sentido de deixar de serem ortodoxo e insensivel com relacao ao actual cenario de Governacao do nosso glorioso povo que o estadista mocambicano o apelida que no meu entender nao passa de uma utopia infelizmente este modelo de Governacao tem seus descipulos no Pais do Pandza!o Prof 'e um dos mocambicanos que 'e um individuo acerrimo nato porque na sua consciencia lucida nao permite uma bajulismo so pode ser um cidadao distraido a fazer pronunciamente deste natureza num Blogger tudo indica que este cinisno da actual Governacao lhe agrada?no meu entender este nao pode ser um mocambicano de gema porque o mocambicano de gema lutou e combateu a exploracao do Homem pelo Homem(Xibalo)o colonialismo por forma a libertar o homem e a terra nao para sofrer uma colonizacao do proprio mocambicano que se calhar 'e irmao de pai e mae mesmo?hoje compram se cadeias e residencias de nosso compratriotas(combatentes de luta armada) que tanto fizeram para independencia da perola do indico amanha irao mostrar nos documento de compra de Mocambique por parte da nomeclatura e os de apostolos da Governacao contetam com este modelo so podem ser hipocritas...o Prof traz uma boa material para raciocinar porque 'e que a tensao politico-military entre a RENAMO e a FRELIMO so estao a ter nascimento 21 anos depois de acordo Geral de PAZ?todos somos mocambicanos e ninguem 'e mais mocambicano que outro acha correcto e certo o compatriota ter que ouvir pelos Midias internacinais que o nosso Governo esta a gastar somas avultadas de dinheiro na compra de armas ao inves de aumentar salaries dos medicos!!!!

Anónimo disse...

Boa tarde Deus Dr. Castel-Branco, deixem os escovista tem criticar, mais a verdade tem k ser dita. os k te criticam das suas cartas sao akeles que nasceram num berco cheio de flores e sem ouvir os gritos de sofrimentos, tenho lido muitos comentarios dos que nao sabem nada e so vivem porque estao vivos que mesmo na escola, nunca fizeram melhor para um dia defender estes pais dos escravizadores internos. e cada vez que defendem a ma Governacao do Guebuza, deixam o povo mais forte e a se distanciar do Governo da Frelimo.

Força junto na luta contra os colonizadores internos.Dessa vez estao a tirar a mascara, mesmo o Paunde nao conseguiu responder a pobre joven quando pedia voto para continuar a roubar e a enganar ao povo, dessa vez e' vao reduzir os assentos nas assembleias municipais, provincias ate da Republicas, isso tudo fruto do matagulano de Guebuza.

Danny disse...

Ha que agradecer ao Dr. Castelo Branco, pela maneira elucidativa com que aborda este e outros assunto. Infelizmente muitos de nós Moçambicanos não temos olhos de enxergar o quao importante é para a sociedade participar que por estes ou por outros meios na resolução de males que afectam a todos nós. Uma vez só pelo menos deixemo-nos de diferenças sejam elas quais forem e chamemos pela razao, não estamos a ajudar quem na Governação esta procurando defende-los com "interesses" desconhecidos,sim desconhecidos porque muitos dos que criticam as criticas não são nem donos delas mesmas, o que quer dizer que até para pensarem precisam que lhes seja coadjuvado. Tenhamos consciencia que os disciplos do mal no mal ficam se nunca opterem pelo bem. Força Dr. Castelo, precisamos e aguardamos de cartas que ajudem o povo a entender melhor que desenhos estao a ser pintados neste e para este lindo Moçambique....

Anónimo disse...

Sr.Castelo Branco todos nós sabemos do ódio que os moçambicanos de cor branca tem do Guebuza, são saudades do tempo de colonização.Respeite o chefe de estado e deixe ele resolver este problema q já dura á 21anos.Vocês no tempo de tempo da colonização sempre usavam o modelo, dividir pra reinar e voltam á tentar faze-lo, deixe nos unirmos pra resolver-mos os problemas do país.

Anónimo disse...

sim senhor ... Deixe esses escovinhas nao sabem o que dizem.

Unknown disse...

Voce é mesmo da zona centro? Atitude belicista da renamo?

Anónimo disse...

a quem diz que o SR CB esta reclamar de barriga cheia , não esta sofrer como ele esta sofrer...
isto acontece quando você esta no campo de futebol. você esta a jogar outros a assistirem mais quando algo não vai bem agente comenta.. e por vezes a luta porque não gostamos o que estão a fazer com a nossa equipe favorita, ou mesmo quando um deles joga mal.

+atrevitos disse...

DEixemos de ser escovinhas. este pais ainda nao tem governante serio, apenas sensiveis a situacao que aflige o povo, com objectivos de sair com uma certa percentagem em todas negociacoes do pais.

+atrevitos disse...

Nao se pode perceber a escrita de Prof. Nuno, como quem queria ofender a maquina governativa de Mocambique,mas sim, chamar atencao ao que esta acontecer no Pais, de tal maneira que nao haja impassividade na abordagem dos problemas que mexem com a vida dos mocambicanos, que seja problemas de extrema emergencia na sua resolucao e abordagem.

Para quem acompanha este assunto desde o seu comeco, pode perceber que houve impassividade em se levar a seriedade da situacao politica actual do Pais.

Ninguem esta a favor de guerra neste Pais, mas sim a letidao de na abordagem.

Anónimo disse...

Você é inconsequente jovem vai trabalhar para ver e pensar a realidade de Moçambique o economista Castelo Branco tem muita razão nota dez

Anónimo disse...

O primeiro anónimo será que já viu que os escovinhas já são a minoria em Mocambique?

Nós encorajamos todos aqueles que com suas palavras denunciam a tirania em Mocambique.

Anónimo disse...

forca dr essa e a realidade do nosso governo moçambicano k só rola burocracia, amanha a de sair a dizer k o estado da nação esta boa.... não tenha medo dr o por ter edito a verdade...assim nos hospitais não tem nem ligadura, mas estão a comprar armamentos de guerra.

Anónimo disse...

Quero comentar sobre os comentaristas Mavie, Jauana, Chivale e Amorim Bila. Se estes precisam de cargos governamentais, seria bom que contactassem o presidente da Republica para com muita fraqueza apresentar as suas pretensoes. Saibam que cada vez que voces sao anunciados como comentadores, milhoes de mocambicanos desligam os seus aparelhos porque entendem que voces estao do lado do problema e nao trazem propostas reais e aplicaveis de solucao. Gostaria de vosenderecar ao Gil Laurenciano que mesmo nao lhe conhecendo, acho ser para alem de academico pessoa humana que entende os problemas dos que sofrem e procura dentro da sua academia harmonizar possiveis alternativas para solucao dos problemas, mas os que mencionei, defendem dia apos dia que os mocambiacanos morram como se de ratos fossem. Voces quando querem viajar, usam avioes, entendam que mais de 90% deste povo nao podem fazer isso. Acho legitmo que se pressionem o governo para a solucao do problema, porque o povo tem apenas contrato social com o governo e nao a Renamo, pelo que cabe ao Governo envidar todo o esforco para salvar o seu povo e nao pela via armada porque ja temos licao de que ninguem vence por essa via. Onde dois individuos lutam, ambos compartilham culpas e razao, por isso caros comentaristas sejam patriotas e ajudem a salvaguardar a vida das pessoas, para o vosso caso, os dirigentes tarde ou cedo vao vos nomear para algum cargo sem que isso seja a custo do sangue das pessoas. Se sao efectivamente academicos, entao sejam parte da solucao aconselhando e nao fazendo crer coisas que nada abonam as vossas figuras, pois um dia que perderem vossos familiares nessas batalhas que muito bem voces defendem saberao o quanto doi. Amorim, saiba que em armas ninguem vai vencer e a sua tese de que tal fulano nao tem apoio, melhor esquecer essa posicao, porque deveria saber que os que produzem arma nao sao Estados mas sim Instituicoes privadas que estao interessadas em vender a todo custo, se quiser popde nos explicar a via de entrada das armas de Nacala que tanto barulho fez o comandante Khalau e voces o abafaram com as vossas criticas academicas desumanas. O povo sempre vai vencer contra todos os vossos interresses obscuros, escrevam isto nos vossos dicionarios. Eu nao sou plolitico e nao entendo nada mas sou mocambicano que sinto a dor de saber que morreu por cada dia mais um compatriota seja de que lado for. Repito, cada vez que voces aparecem para vossos comentarios intriguistas e tendenciosos os mocambicanos ficam de coracoes ferventes de dor pelo vosso posicionamento face as mortes dos compatriotas. Aqui na terra se faz, aqui na terra se paga!!! Espero bem que nao vos tenha ofendido mas tenha chamado a vossa consciencia como mocambicanos do bem.

Anónimo disse...

Dr. Castel muita forca. Alguem ja disse " que algumas mentes ja foram formadas para SIM CHEFE, VERDADE CHEFE, os chamados ESCOVINHAS e agora PAPAGAIOS.

Anónimo disse...

Meus caros irmaos e irmas, saúdo a vós outros na paz do Senhor. O maior problema da crise, nao esta nos resultados em si mas no excesso de egoismo, no coraçao humano! Reparem que na maior parte dos casos estamos preocupados com o agora e hoje e nao com o amanha! Reparem que a nossa ignorancia é tao profunda que acabamos por estar simplesmente obsecado pela vaida. Se olharmos a CR, nos artigos 1; 2.1; 48.1-4; 58; 77; 79; 81..... E demais vais descobrir que realmente realmente perdemos o espirito sobre a qual nós lutamos. Ficar no inconciente, é nao ter atitude, e atitudo é um preço na qual muitos nao estao dispostos a tomar porque estao limitados ao de hoje e agora. Tentar acabar com as laranjas arancando laranjas é garantir a produçao de mais laranjas. Cada um de nós é responsavel e principalmente se optares pela indiferença, porque tarde ou cedo vais pagar. Tenham cuidado com a demagogia e de como tentam irterpretar. A verdadeira paz é alcançada pela conjuntura, e para isso precisamos de uma unidade. A tua decisao ninguem toma de ti, dicida e faça diferença nas urnas.

Anónimo disse...

Bom dia para todos. Na verda não podemos deixar as coisas piorarem o país xta mal pedimos a quem d direito. Dexemos os que sabe arajar a máquina arajarem pois tudo isso deve acabar. Força para todos analista e acadêmicos que falam verdade e abaoxa os escovinhas

Dirce disse...

Castelo branco

O que nós Moçambicanos não permitimos é que haja falta de respeito para com o nosso presidente, é formado e intelectual mas baixo ao mais baixo nível por não saber colocar as suas criticas. Ninguém é proibido de criticar seja o que for mão insultar o mais alto magistrado da nação não vamos aceitar. Se for preciso, nós vamos nos manifestar junto a procuradoria para que emitam um processo contra o senhor, porque esta situação deixou de ser da pessoa do presidente e fere com o público.
Tenho dito

Dirce disse...

Castelo branco

Você quer se aproveitar a ingenuidade de alguns Moçambicanos aqui para criar agitação e violência, fica na tua. E melhor é melhor sair do nosso país porque gente como você não é mais valia. Sabemos que o senhor almejava um cargo no governo mas ninguém o confiou e preferiu aproveitar do momento para actuar. Fora daqui.

Tenho dito

Unknown disse...

A lambe e esfrega botas Dirce foi detectada.

Anónimo disse...

Carros Moçambicanos

Temos que deixar de vida de escovismos são tantos que tombaram nesta vida tal é o caso de MC Roger. Diz-se na gíria popular cedo é quem não quer ver, o acadêmico apenas falou o que todos Moçambicanos falam até outros mais descarrados ainda.Quer até acreditar que algums camaradas falam em suas casas. Alguns camaradas estão apenas a lamber botas para se manterem nos seus cargos mas sabem muito bem o que vai nas suas almas. O prof. é apenas mais um Moçambicano corrajoso diferente de muitos igoistas que preferem sofrer calados com medo de represarias e críticas. Se todo Moçambicano deixa-se de murmurar tornariamos um Moçambique melhor. Ao prof. dou a minha força e corajem pois falou em nome de muitos Moçambicanos incluindo algums camaradas Lambe- Botas.

Anónimo disse...

eu acho que respeita-se quem se faz respeitar e se faz ouvir, a politica actual e de os cães ladram e a caravana passa.o Dr Castelo Branco deixou o ponto de vista dele e se fez ouvir.Se calhar os governantes só podem ouvir desta forma.
Moçambique já teve muito armamento no passado,mas não venceu a guerra houve acordo.A Renamo não tinha blindados nem aviões. afinal os nossos dirigentes sabem ou não a historia? O professor colocou a sua opinião agora se insultou ou não isso não importa que a preocupação seja da mensagem,o pais esta pobre muita gente vive mal, muitos de nos que escrevemos estamos bem,os que estão mal nem energia, nem agua potável tem,procurem saber das pessoas reassentadas no parque de limpopo que vivem de Xima e caldo.
A Frelimo Morreu com Machel, ficaram aqueles que ele chamara de ambiciosos que nunca mudam mas mudam de táctica e são capazes de vender o pais.
Machel, no seu livro como age o inimigo, lembrem -se deixa claro que o inimigo não tem cor, nem raça nem etnia.Esse foi presidente, agora Guebas...ja foi chamado de foguinho os criticos estavam aonde.ESCOVAR ATE CAMURÇA E DEMAIS

Anónimo disse...

força dr CARLOS NUNO CASTELO BRANCO.

MESMO OS QUE TE CRITICAM SABEM QUE VOCÊ ACABOU SENDO O MENSAGEIRO DELES, ATE FESTEJAM O SEU PRONUNCIAMENTO. NAO SE DEIXE INTIMIDAR ESTAMOS CONSIGO.OS QUE SE INSURGEM NEM VIVERAM A GUERRA NEM SABEM COMO COMEÇOU.
A GUERRA DOS 16 ANOS COMEÇOU ASSIM MESMO,PARECIA COISA DE LA LONGE MAS CHEGOU ATE A MAPUTO.

PRESIDENTE ESTA A MANCHAR A IMAGEM DO PARTIDO.ALIAS A PARTIR DO 10 CONGRESSO A FRELIMO FICOU DIVIDIDA
TODOS SABEM, O PRESIDENTE SABE SÓ QUE VIVE DE UTOPIA .

ESCREVEU BEM,O DR CARLOS, EU O VIA NA TELEVISÃO NEM SABIA DO BLOG AGORA DEPOIS DE TANTO BLA BLA SÓ POSSO SER SEU ADEPTO FERRENHO.

bem haja!

Anónimo disse...

Dirce vai lavar panelas filha.

Moçambique para todos!

procure um informático para formatar o teu Disco Duro,tem um vírus politico.

Anónimo disse...

Dr.Castelo defenda Deus ideais ate a morte, como fez o grande filosofo Socrates. Deixe Os bajuladores, Os tiranos, e defenda esta maioria que sofre. 835 alunos nao fizeram exames no centro do Pais, estao mas montanhas. Quando aparece alguem a ajudar para vermos o lado da razao eh criticado. Porque? Forca! Deus te abencoe e te encha de mais sabedoria.

Anónimo disse...

Sejamos Mocambicanos justos...
Caros irmaos, lembremos do velho ditado segundo o qual nao se tapa o sol com a peneira.Se somos verdadeiramente mocambicanos do bem, entao apontemos frontalmente os problemas e mostremos que podem ser resolvidos e nao limitemos face as condicoes individuais menosprezar o sifrimento do mocambicano mais pobre deste pais. Negar que nao ha problemas neste Pais ou aceitar que esta sendo feito o suficiente para resolver estes problemas seria enganarmo-nos a nos proprios, porque tarde ou cedo as coisas podem piorar. Um bom dirigente nao investe seu esforco a perseguir os que lhe criticam, mas sim a entender a mensagem transmitida e procurar o mais breve possivel a solucao desse problema. Irmaos, recordemos que a pouco tempo a mama graca Machel esteve fora e criticou algumas coisas deste Pais e alguns que estao no ar condicionado no Maputo que esperam promessas ou pretendem ter promessas comecaram a dizer que a mama estava errada e muito mais. saibam que a pessoa manifesta os seus sentimentos onde se sente melhoe e oportuyno, mais uma vez para os dirigentes, ao inves de procurar criticar porque ela disse aquilo fora do Pais, procuremos entender a sua mensagem e resolvermos o problema.

Anónimo disse...

Saibam mais, a mama graca é membro senior do partido que sabe muitas coisas em relacao ao que nos sabemos, entao pode ser o pronuncio de alguma coisa que de facto nao esta bem tanto no Partido como no Pais. Recordemos o esforco que o Presidente Chissano fez para trazer esta paz ameacada, ele deu tudo o que podia dar, ate contra algumas vontades de alguns caamaradas que mais tarde procuram lhe humilhar aquando da sua saida, mas ele estava comprometido pela paz do seu povo e deu tudo mais alguma coisa para salvar esse povo, o que acho nao estar a acontecer agora. Parar do maputo e dizer que queremos falar com Dhlakama, acho estarmos a a enganar o povo, pois pela actual situacao sabemos bem qual e o estado epiritual e psiquico desse homem nesta altura. Acho que o Governo e o nosso presidente sabe como fazer para tranquilizar o Dlhakama e dar todas garantoas para que ele volte de facto de bom Senso para um dialogo franco, equilibrado, onde todos tem horizonte no povo e nao apenas para satisfazer os interesses da menoria. Entendamos irmaos que aqueles homens de arma em punho na RENAMO, estao ai por forcas de circustancias, potanto eles tambem sao Mocambicanos como todos nos e querem usufruir de tudo que o Pais tem e pode, pelo que ao elegermos a via de descriminacao estaremnos a piorar a estabilidade deste Pais. O principio de exclusao implementado nos ultimos dois mandatos aponta-se como principal causa destes problemas que se nao subermos gerir mesmo desaparecendo RENAMO e DLHKAMA, o Pais vai mergulhar em crises que ja conhecemos bem aqui e em toda Africa

Anónimo disse...

Nos Distritos e outors locais existe a seleccao para dar oportunidades de sobrevivencia e desenvolvimento em funcao da cpor politica, isto meus irmaos e muito perigoso e anti humano, vamos dar oportunidades a todos e cada um dependendo do seu esforco vai chegar onde pretende. Instruir agentes economicos para nao atender(hospedagem, alimentacao, etc) aos membros de outros partidos e totalmente sujo para uyma pessoa que se pense limpa, vamos deixar as pessoas trabalhar que depois o povo vai julgar cada partido,. Destruir ou mandar prender membros de outros partidos nao pode ser aceite numa sociedade em que todos temos direito de liberdade politica por lei. Excluir de oportunidade de emprego por ser de outor partido nao e saudavel. Irmaos eu tentei mostrar aqui factos que eu conheco, nao porque sofri porque nem sou desses partidos da oposicao, mas como mocambicano, sinto que naqo posso sentar por cima dos problemasa para esconde-los porque sei que tarde ou cedo irao nascer com muita forca e acabar com a vida desta nacao. Queri aconselhar o Partido no poder para reunirem-se e deixar de se enganar porque estamos bem e queremos agradar o chefe lhe mostrando que ele esta sempre certo, mas apontarmos as solucoes rapidas e viaveis que muito bem estao ao vosso alcance. Penso vos para nao perderem a oportunidade de ouvir com franqueza as opinioes do Presidente Chissano que muito bem sabemos que ele pode ou podia resolver este problema se o derramamento diario do sangue do mocambicanos. nao existe ou seja nao deveria existir O melhor mocambicano e o pior mocambicano devido as suasopcoes e ideologias, podemos pedir experiencia aos vizinhos Zambianos que vivem ambiente de irmandade. A falta de reconciliacao pode demolir a nossa promissora nacao. vamos esquecer quem fez bem ou mal, porque isso faz parte do passado. Quando ouvimos o Pachinuapa a dizer que fulano fez isto mais aquilo neste momento, e totalmente desolador e entendemos que e este grupo que pretende morrer ao mesmo tempo com o Pais.

Anónimo disse...

Vamos ser homens do bem comendo no mesmo prato porque somos irmaos mocambicanos, deixemos de excluir, persseguir, combater as pessoas pelas opcoes ou pelo passado porque era suposto que estivessemos reconciliados. Acho ser bom sair do poder com dignidade como o fez o Presidente Chissano, entao aconselho o Presidente da republica para investir toda a sua inteligencia e deixar aquele pequeno grupo que esta ai no Maputo viajando de avioes e resover o problema. Encarar o Dlhkama como seu irmao nao vai perder nada, e nao vai perder prestigio, pelo contrario sera elogiado pelo povo, repito, pelo povo e nao pela menoria interesseira. Salve o seu povo, que esta a morrer dia apos dia. Tenha o povo como sua esposa, seu filho , sua mae, seu tio, seu pai que nao gostaria de perder essas pessoas. Senhor presidente, o povo quer paz a todo custo. E doloroso ver pessoas a dormir no mato, criancas a passar fome, enquanto deixaram seus produtos nas suas casas, isto deveria lhe tirar sono. Mais uma vez assegure-se no seu grupo que quer paz e deixe os poucos que querem sofrimento para o povo, faca como Presidente Chissano que se entregou ate as consequencias que ele passou com alguns que nao queriam a paz. Abra o seu coracao, lave todas as magoas, tire o odio, e procure de verdade conversar com de coracao aberto com horizonte para a solucao. Muito obrigado, espero nao merecer julgamentos pelas minhas ideas porque o que eu pretendio e que continuemos a ir as machambas produzir, as fabricaas e tudo o resto e nao procurar saber se este pertence a A, B,c ou D, porque esta constitui a razao das guerras. Sejamos unidos como irmaos da mesma barriga, aceitando as diferencas como pontos fortes para o desenvolvimento do Pais. Nao esgotei o meu sentimentom mas o mais importante acho ter conseguido informar. Finalmente quero tambem como outros vincar o sentido da patria para alguns comentadores da RM e TVM( Gustavo Mavie e companhia) que quando tivemos guerra dos 16 anos voces estavam na cidade de Maputo e nao sentiram na pele aquela guerra, nos continuamos sem familias, escapamos varias vezes, entao deixem de menosprezerem o problema que os chefes vao vos promover sem necessidade de agitarem para a morte dos mocambicanso. O problema existe, masvoces teimam em dizer que naqo ha problema e nao vai durar tempo, pergunto-vos quantas pessoas morreram ate agora? Se fossem vossos filho, vossas esposas sera que esteriam felizes, facam parte da solucao e nao do problema a defesa dos interesses que nao conhecemos. Seria bom pedirem alguma reflexao do Dr. Gil Laurenciano que aborda os problemas e as solucoes sem dizer que A ou B devem desaparecer como voces pretendem nos fazer entender.

Anónimo disse...

Que vergonha sinto, quando
penso que vocês são
moçambicanos, sinto ainda mais
quando penso que são pobres,
foram entregue a sua sorte, tudo
por causa desses nobres, que
levam vida de lordes, ainda sinto
mais vergonha quando vejo teu
imposto investido em negócios
particulares, em viagens de jactos,
em comícios de guerra, quando
enganam o povo a sair da
miséria. Nao sabes nada quando
dizes que a frelimo tirou o povo
da miséria, da humilhação. Era
muito mais aplausível ser escravo
do estrangeiro que do seu
próprio compatriota, quem é
Guebuza pra escravizar o povo?
Um criador de patos que virou
presidente? Homem sem
dignidade que queimou
ministérios pra esconder sua
falsidade! Homem que quer ficar
na história por ter matado
Dhlakama! Ele se esqueceu que ja
ficou na história por ter trazido a
guerra, por matar quase ou mais
que uma centena de militares,
filhos, pais, amigos. Quem é
Paude? Um rato sem honra! Que
mal sabe comer com garfo e faca
quando se trata de cozido de
cenoura! Quem é Chipande? Um
sem vergonha, que inventou dar
o primeiro tiro! Ao invés de matar
um administrador como a história
conta, matou um padre holandês!
Quem é Verónica Macamo? Uma
modelo sem passacela pra desfile!
Que nao consegue convencer o
povo de quelimane a votar na
frelimo, que até promete
violência pra colocar a FRENTE no
poder daquela cidade que ja
abriu os olhos! Quem é Edson
Macuacua? Um papagaio de
Guebuza que repete todas
palavras desse senhor! Que vem a
imprensa todo vergonhoso pra
dizer que mocambique esta em
paz! Quem é Filipe Nyuzi? Um ex
presidente do ferroviario de
maputo que virou ministro da
defesa! Que nao consegue dirigir
palavras a imprensa! Insulta
jornalistas quando nao tem
resposta! Mas sabe comprar
armas e aviões de guerra para
matar seus proprios irmãos, ao
invés de comprar autocarros
públicos, pra minimizar o
problema de transporte nas
cidades, comprar carteiras pra as
escolas, construir laboratorios pra
as faculdades, jardins pra os
namorados! Quem é Pacheco?
Ministro da agricultura que nao
sabe em que época se planta o
alface que ele come em sua casa,
aliás nossa casa, a casa construída
com nossos impostos. Minhas
senhoras e meus senhores saibam
com quem estão lidando, esse
povo ja está abrir a mente! Eu
ficarei na história como um jovem
que se encarrega de mostrar ao
povo que devemos abrir os olhos.

Anónimo disse...

A Frelimo em 1992 teve de fazer uma viragem de 180 graus por culpa dos "democratas armados" e agora choram dizendo que as coisas não estão bem.
Essa história que o Ministro da Agricultura não sabe em que época se planta a alface é transversal a todo o mundo.
Também andam por aí muitos finórios dizendo que sabem comer com faca e garfo e depois só andam a destruir a sociedade com tantas dúvidas levantadas sobre patriotas que arriscaram a vida na luta armada para que eles pudessem ter uma vida livre de escravatura, de chibalo e de servidão, ou já se esqueceram?

Anónimo disse...

Se alguem pode salvar a vida de um MOCAMBICANO deve sempre faze-lo porque isso é bem muito melhor que despender energia para defender moçambicanos no ar condicionado.

Anónimo disse...

Bom dia Dr Prof. CB, Forca deixa os Macuacua e Mavie sao muitos nesse pais, o povo esta preocupado e manter e multiplicar a sua especie mental, do Azagaia e da Alice Mabote.

Anónimo disse...

Dirce mil desculpa acredito que algum familiar teu seja governante e faça parte dos lambe botas para escrever coisas do gênero!!! a população sofre se quiseres ver isso vá primeiramente ao bairros periféricos da cidade de Maputo verás que existem famílias que sofrem neste,enquanto também existem governantes que vivem bem!!! Dirce tu já percebeste que neste pais não há Leis que ate os Governantes a qualquer momento podem construir estradas que apenas deem acesso a sua casa, mas que pais e esse??? é este pais que do jeito que esta e ainda vai piorar que tu queres para os teus filhos cá permanecerem!!! tu já tentaste perceber porque os filhos dos governantes não estudam nas escolas publicas ou não são atendidos em hospitais públicos?!? Ache a resposta a partir dai verás que o Professor tem razão!!!

Anónimo disse...

FORÇA,DR.QUEREMOS SER LIVRE.PRECISAMOS DE OUVIR ESSAS VERDADES.

Anónimo disse...

Os nossos pais nos mandaram a escola para sermos homens e mulheres livres. E a nossa liberdade nao e' menos respeitavel do que a liberdade de quem nos governa.

O prof. CNCB, contrariamente a esmagadora maioria dos intelectuais, tem revelado muita coragem em diferentes frentes. Como Economista tem denunciado incansavelmente a falta de visao associada a implantacao de mega-projectos em Moc. E fa-lo de forma muito didactica. Os outros PhD tem algo a aprender com ele.

Mas tambem tem revelado a sua parte humanista, ao abordar e discutir as questoes politicas (que a todos dizem respeito, contrariamente ao que se apregoa!). E esta discussao nao vai ficar facilmente isenta de animosidades.

Gostaria, sinceramente que CNCB fosse tambem o professor dos meus filhos. E' que os meus filhos nao sao descendentes de gente instalada e medrosa!

Anónimo disse...

Bm dia caros crIÍticos, e de louvar e parabenizar as criticas do Dr.Carlos Branco, sao pouco corajosos em Mocambique. Forca

Anónimo disse...

A revolução vive dentro da. Pessoa ainda que deia pra aguentar a paciência se esgota.... Presidente ladrão,imbecil... Obrigado... Castelo Es um castelo

homo libero disse...

Investiga mais sobre a falsa esperança das urnas. Peace!