quinta-feira, outubro 01, 2015

Reintrodução de guias de marcha?

Parece-me ser muito fácil manisfestar o desconhecimento da Frelimo por mais que se faça de membro desse partido. Andar por aí a propôr a reintrodução de guias de marcha é simplesmente uma revelação de desconhecimento de que ali há estrategas que esboçam tudo para se salvaguardarem no presente e no futuro. Talvez depois da passagem desses estrategas será possível assistir decisões não acauteladas como as do jovem que propõe a reintrodução de guias de marcha.

Sei que não reflectir bastante sobre o que os gurus da Frelimo está a arrumar para “the next” tem sido a grande fraqueza dos partidos da oposição, mas duvidava que os jovens que militam naquele partido, tenham mais problemas.

Ora, sabe esse que roga a reintrodução de guias de marcha de como, quando e porquê elas foram banidas? Não seria melhor que estudasse a história para entender? Seria bom que esse jovem e outros reflectissem sobre porque a Frelimo abandonou o política das aldeias comunais, da lei de chicotadas, da pena de morte, da reintrodução de regulados, dos princípios que regeu para a Constituição da República de 1990, de decretos sobre amnistia, de criação de leis bonitas, mesmo que ela não própria não as cumpra?


Feliz ou infelizmente, a Frelimo não é partido de Saddam Hussein, Hosni Mubarak ou Muammar Gaddafi que se deixaram a ser vítimas de suas próprias leis. Enquanto os jovens como este proponente e de grupo de choque contam com vitaliciedade da Frelimo no poder, os gurus desse partido já prevêm que um dia não estarão no poder e aí vão reivindicar o direito às leis bonitas, as leis muito humanas, que agora guardam nas gavetas. 

Sem comentários: