Terminou esta quinta-feira (29.10) a maior cimeira Índia-África de sempre. O Governo indiano precisa do apoio dos países africanos para obter petróleo e gás e conseguir um assento permanente das Nações Unidas.
Foi uma cimeira de superlativos: Cerca de mil delegados estiveram presentes na maior conferência realizada na Índia desde 1983. Nunca houve tantos líderes políticos e funcionários de alto escalão africanos juntos numa mesma cimeira como nesta semana em Nova Deli. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, quer estreitar ainda mais os laços com continente - sobretudo para garantir matérias-primas e aumentar as exportações para os mercados africanos.
Porém, o dinheiro oferecido na maior cimeira Índia-África de todos os tempos não vai de encontro à pomposidade dos discursos: Modi anunciou investimentos em África equivalentes a 550 milhões de euros. No final do evento, que reuniu 41 líderes de 54 países africanos, o primeiro-ministro ofereceu ainda um empréstimo de nove mil milhões de euros, a juros baixos, divididos por um período de cinco anos.
"A Índia sente-se honrada por ser um parceiro para o desenvolvimento de África", afirmou o anfitrião Narendra Modi, sob juras de uma parceria sem segundas intenções estratégicas e económicas. Ler mais (Deutsche Welle)
Sem comentários:
Enviar um comentário