segunda-feira, outubro 12, 2015

Dirigentes moçambicanos lideram missões de observação eleitoral na Tanzânia

O ex-Presidente Armando Guebuza vai chefiar a equipa de observadores da União Africana às eleições do próximo dia 25 na Tanzânia e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano liderará a missão da SADC ao escrutínio.

Segundo a imprensa, Guebuza vai juntar-se ao antigo chefe de Estado da Nigéria Goodluck Jonathan, que dirigirá por seu lado a missão de observação eleitoral da Commonwealth, comunidade dos países de expressão inglesa.

Em comunicado enviado à Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique informa que o chefe da diplomacia moçambicana, Oldemiro Baloi, vai dirigir a missão de observação eleitoral da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Baloi vai exercer a função na qualidade de presidente do Comité Ministerial do Órgão da SADC para a Cooperação Política, Defesa e Segurança.

Cerca de 20 milhões de tanzanianos vão às urnas para elegerem um novo chefe de Estado, um novo parlamento e novos órgãos do poder local, em eleições que serão as quintas desde a introdução do multipartidarismo na Tanzânia, em 1992.

O candidato do Chama Cha Mapinduzi (CCM), partido no poder, John Magufuli, é o favorito à vitória nas presidenciais, devendo substituir no cargo o chefe de Estado cessante, Jakaya Kikwete.

O actual Presidente tanzaniano está inibido constitucionalmente de se candidatar a um terceiro mandato e, numa das suas últimas deslocações ao exterior, realizou uma visita de Estado a Moçambique na passada semana, a convite do Chefe de Estado moçambicano.

Filipe Nyusi, por sua vez, realizou em Maio na Tanzânia a sua primeira visita de Estado desde o início do seu mandato, a 15 de Janeiro.

A Tanzânia foi um forte aliado da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder em Moçambique, durante o tempo da luta contra o colonialismo português, tendo acolhido a sede do movimento e as suas primeiras bases.


Fonte: LUSA – 12.10.2015

Sem comentários: