sábado, abril 25, 2015

Os ciclos e engrenagens de um sistema alimentar viável

Por Hélder Muteia

É sobejamente sabido que a fome e a má nutrição são o sintoma mais evidente da pobreza, por isso, a abordagem efectiva destas questões só será possível com base num compromisso global para a erradicação da pobreza absoluta e suas causas primárias.
É também sabido que o sector do agro-negócio não é o único responsável para o cumprimento deste objectivo. Contudo, tem obrigações específicas e acrescidas, por razões óbvias. Ele pode não apenas garantir disponibilidade de alimentos em quantidade e qualidade, mas também gerar dinâmicas económicas com efeito distributivo e multiplicador.
Uma meta fundamental do referido compromisso global para a erradicação da pobreza é mudar os paradigmas do desenvolvimento, colocando a dignidade da condição humana como o epicentro dos processos e sistemas. Isto é, colocar todos os recursos naturais, científicos, tecnológicos ao serviço das pessoas, famílias e comunidades, da sua afirmação e responsabilização como um todo indissociável e movido por uma visão e racionalidade comuns. Ler mais

Sem comentários: