Em causa estão cerca de 24 milhões de meticais, que estavam destinados ao funcionamento de diversas instituições públicas na província de Nampula.
Segundo avança o jornal Folha de Maputo, a suspeita surgiu através da Auditoria da Direcção Provincial de Economia e Finanças e da Inspecção-Geral das Finanças, que desconfiam que esse valor possa ter sido desviado ao longo do ano passado.
O governador de Nampula, Victor Borges, deu a conhecer, na ultima segunda-feira, esta situação, e destacou que o “dossier” já foi encaminhado ao Ministério Público para investigação.
“Segundo a Auditoria da Inspecção das Finanças, dois por cento do valor do orçamento de funcionamento alocado às diversas instituições públicas, o equivalente a 24 milhões de meticais, não foi devidamente usado, havendo indícios de ter sido desviado. Cabe agora ao Ministério Público e às instâncias judiciais determinar até que ponto estamos ou não equivocados”, referiu Victor Borges.
O Folha de Maputo adiantou ainda que, actualmente, existem em Nampula, vários casos de pagamentos em numerário, desvio de aplicação de fundos, incumprimento das regras de procurement e outros infracções administrativas.
Fonte: LUSA – 09.04.2015
Sem comentários:
Enviar um comentário