quarta-feira, junho 27, 2012

Fundo de investimento Nacala Fund vai ser apresentado no Brasil, em Moçambique e no Japão

O Nacala Fund, um instrumento financeiro que visa desenvolver a agricultura no Corredor de Nacala, na província de Nampula, em Moçambique, vai ser lançado em Julho próximo em Brasília, informou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Moçambique (CCIBM).


O presidente da CCIBM, Sinfrónio Júnior, apresentou na passada semana no Rio de Janeiro ao Presidente de Moçambique a proposta técnica para a constituição do fundo de investimento que foi elaborada com o apoio da Fundação Getúlio Vargas.


O Nacala Fund visa proporcionar capital de investimento para projectos agrícolas de grande escala e de construção de infra-estruturas no Corredor de Nacala, no norte de Moçambique, sendo uma iniciativa triangular entre os governos de Moçambique, Japão e Brasil, para a promoção do desenvolvimento económico e social de Moçambique.

Citado pelo jornal JM Online, de Uberaba, estado de Minas Gerais, Sinfrónio Júnior adiantou que depois do lançamento do projecto em Brasília, com a presença do ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva, o Nacala Fund será apresentado em Nampula, em Moçambique, e no início de Agosto, em Tóquio.

O fundo de investimento irá procurar captar recursos no Brasil e no Japão para projectos em Nacala, nomeadamente avícolas, de produção de metanol e de bens alimentares a fim de ajudar a erradicar a pobreza em Moçambique.

“Com a experiência que tenho nesta região, este é o projecto mais importante e consistente que já foi feito para erradicar a pobreza e desenvolver a agricultura em Moçambique”, afirmou Sinfrónio Júnior. 


Fonte: macauhub - 27.06.2012