sexta-feira, junho 15, 2012

Não há mais dinheiro para exército do Zimbabwe

O ministro da Defesa prometeu enviar generais do Exército ao Ministério das Finanças para forçar o ministro, Tendai Biti, a responder às exigências dos militares.

O partido do primeiro-ministro do Zimbabwe disse, esta quarta-feira, que não pode pagar aos militares até que as receitas dos campos diamantíferos do leste do país, na sua maioria controlados pelas tropas, entrem nos cofres do Estado.
O partido do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai disse que o Ministério das Finanças, sob seu controlo no governo de coligação, não está a receber o dinheiro prometido das vendas de diamante.
O tesouro nacional “ainda está para receber um centavo” da maior companhia de mineração que é composta por antigos militares e funcionários da segurança, disse o Movimento para Mudança Democrática (MDC, sigla em inglês).
O Ministério da Defesa tem dito que precisa de dinheiro para os soldados que estão a passar fome e para financiar a campanha de recrutamento de mais cinco mil homens. Entretanto, funcionários da Defesa leais ao presidente Robert Mugabe ameaçaram recorrer à violência, disse o MDC.
O ministro da Defesa, Emmerson Mnangagwa, prometeu enviar generais do Exército ao Ministério das Finanças, para forçar o ministro, Tendai Biti, a responder às exigências dos militares, disse o dirigente.

Fonte: O País online - 15.06.2012

Reflectindo: os diamantes do Zimbabwe são uma pertenca de generais. Será apenas Zimbabwe?

Sem comentários: