sábado, junho 16, 2012

Obama anuncia estratégia para desenvolvimento da África

O presidente americano, Barack Obama, apresentou nesta quinta-feira a sua estratégia a favor do desenvolvimento de África, "um continente mais importante do que nunca", com o objectivo de favorecer o crescimento econômico e reforçar a segurança e a democracia.


"Ao olhar para o futuro, fica claro que a África é mais importante do que nunca para a segurança e para a prosperidade da comunidade internacional e para os Estados Unidos em particular", declarou o presidente dos EUA num comunicado.

Esse plano procura incentivar o potencial de crescimento econômico "sensacional" do continente, para tirar milhões de africanos da pobreza, numa região assolada pela miséria e pelos conflitos, informou à AFP uma autoridade americana sob anonimato.

A Casa Branca se concentrará em quatro pontos: reforçar as instituições democráticas, estimular o crescimento e os investimentos, priorizar a paz e a segurança e promover o desenvolvimento.

Essa estratégia é divulgada cerca de três anos depois de Barack Obama anunciar as prioridades para este continente durante uma viagem ao Gana, a única do seu mandato a um país da África Subsaariana.

Fonte: Rádio Mocambique - 15.06.2012

Sem comentários: