quinta-feira, junho 21, 2012

África Austral: Plano de desenvolvimento de infra-estruturas de 393,6 mil ME apresentado em Agosto

Um plano de desenvolvimento de infra - estruturas da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), orçado em 393,66 mil milhões de euros (1 euro =120,675 AKZ ), será analisado e aprovado pelos líderes dos 15 países da organização na cimeira de Maputo em Agosto.


 O Plano-Mestre Regional para as Infra - estruturas (RIMP, na sigla em inglês) deverá custar cerca de 500 mil milhões de dólares (393,66 mil milhões de euros) e destina-se a melhorar os sistemas de transportes, comunicações, geração e distribuição de energia, abastecimento de água, equipamentos turísticos em vários dos 15 países que compõem a SADC.

Segundo o secretário-executivo adjunto da SADC, o angolano João Caholo, o RIMP está já na fase de conclusão e deverá ser apresentado em primeira mão, devidamente compartimentado segundo as áreas de intervenção, aos ministros encarregues das infra - estruturas nos diversos países-membros num encontro agendado para a próxima semana em Luanda, antes de ser apresentado aos ministros das finanças em Julho, também em Luanda, e finalmente aos chefes de Estado dos 15 em Maputo em Agosto.

O plano deverá ser implementado em três fases, de cinco anos cada, estando a primeira fase agendada para ter início ainda este ano e conclusão em 2017.

O RIMP identifica 51 projectos prioritários infra-estruturais, entre os quais a construção do complexo hidroeléctrico de Inga, na República Democrática do Congo (um velho sonho da região e que poderá resolver muitos dos problemas energéticos da SADC), e a construção do corredor norte-sul, ligando Lubumbashi, na RDC, a Durban, na África do Sul.

O Banco Mundial poderá ser um dos financiadores do RIMP, tendo em conta que o seu novo responsável pela região africana, Makhtar Diop, declarou recentemente que os projectos de infra - estruturas que promovam a integração regional deverão ter prioridade para o BM.

O RIMP foi, segundo João Caholo, cuidadosamente alinhado com os planos de desenvolvimento da União Africana e da recém-criada Área Tripartida de Comércio Livre (T-FTA), que inclui a SADC, o Mercado Comum para a África Oriental e Austral e a Comunidade da África Oriental.

Os 15 países-membros da SADC são Angola, Moçambique, África do Sul, Lesotho, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia, República Democrática do Congo, Maurícias, Madagáscar, Botswana, Namíbia, Zimbabwe e Seychelles.

Fonte: Rádio Mocambique - 21.06.2012

Sem comentários: