sábado, fevereiro 05, 2011

Mubarak deve assegurar a transição, defende emissário norte-americano

 RTP - Frank Wisner falava a partir de Nova Iorque através de uma comunicação por vídeoconferência para a Conferência de Segurança que está a decorrer em Munique, na Alemanha.
"O papel do Presidente Mubarak é absolutamente decisivo", sublinhou o emissário do Presidente Barack Obama.

BBC para África: Pela primeira vez desde que há duas semanas estalou a crise política do Egipto, os Estados Unidos indicaram que gostariam que o presidente Hosni Mubarak permanecesse no cargo temporariamente.
O enviado especial do presidente Obama para o Egipto, Frank Wisner, disse na conferência internacional de segurança na Alemanha, que Mubarak era necessário para presidir à transição para a democracia.
Wisner acrescentou que, após 60 anos de serviço ao seu país, Mubarak tinha agora a oportunidade de assegurar o seu próprio legado antes de renunciar ao cargo, que prometeu fazer em Setembro.
Wisner considerou que um consenso nacional era necessário no Egipto sobre as pré-condições para o próximo passo a dar e advertiu contra apelos externos para a demissão imediata de Mubarak, dizendo que tal “iria inflamar a crise no Egipto”.

Reflectindo: Se é uma simples opinião não questiono, mas se for uma decisão dos EUA sobre a vontade dos egípcios, aí pergunto se foi o governo dos EUA que promoveu a revolucão da praça Tahrir.

Sem comentários: