quarta-feira, fevereiro 16, 2011

BBC para África: 40 mortos em confrontos na Líbia

Têm estado a surgir mais informações da agitação na noite de terça-feira na Líbia, a primeira desde que começou a onda de protestos na região.
Os manifestantes dirigiram-se para os edifícios do governo na segunda maior cidade do país, Benghazi.
Eles confrontaram-se com a polícia e apoiantes do governo, atirando pedras e incendiando veículos.
A polícia disparou balas de borracha e um canhão de água. Imagens veiculadas na internet mostram manifestantes a fugir depois de ouvirem tiros.
Perto de quarenta pessoas foram mortas incluindo membros das forças de segurança.

Detenções

A agitação durante a noite seguiu-se à detenção de um crítico do governo que foi libertado mais tarde.
Esta quarta-feira, o escritor líbio e activista Idriss El Mesmari foi detido pelas autoridades. Antes da sua detenção ele falou à BBC sobre os protestos:
"Eles gritaram slogans como paz, paz... As nossas exigências são: reformas, mudança e constituição. Entretanto, algumas pessoas com máscaras atacaram os manifestantes enquanto eles apelavam à paz."
Não há confirmação independente sobre os protestos desta madrugada em Benghazi, mas testemunhas oculares afirmam que cerca de duas mil pessoas estiveram envolvidas.

Kaddafi em risco?

O Secretário-Geral da Frente Nacional para a Salvação da Líbia, Mohammed Ali Abdullah, disse à BBC que compreende o que aconteceu:
"As forças de segurança tentaram dispersar os manifestantes usando gás lacrimogéneo e canhões de água e alguns bandidos foram libertados na multidão com facas em punho e outras armas, atacando as pessoas que protestavam."
Várias nações árabes foram palco de protestos a favor da democracia.
Os manifestantes forçaram o afastamento do poder dos Presidentes da Tunísia e do Egipto.
No entanto, correspondentes afirmam que é pouco provável que o líder da Líbia, Moammar Gaddafi, que dirige o país desde um golpe de estado em 1969, deixe o poder nos próximos tempos.

Fonte: BBC para África - 16.02.2011

Sem comentários: