quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Público/Portugal: Líbia passou a noite em tumultos e tem manifestação amanhã

A Líbia viveu esta noite graves tumultos com centenas de pessoas em confronto com a polícia e apoiantes do regime de Muammar Khadafi na cidade de Benghazi, depois da prisão de um advogado conhecido com crítico férreo do governo.
Apesar de as autoridades terem entretanto libertado Fathi Terbil – que representa as famílias dos prisioneiros alegadamente massacrados pelas forças de segurança líbias na prisão de Abu Slim em 1996 – os protestos continuaram por toda a noite.

O director do hospital Al-Jala, de Benghazi, disse à AFP que nos confrontos ficaram feridas 38 pessoas. Anteriormente, o jornal privado "Qurnya" relatava na sua edição online a ocorrência de 14 feridos, dez deles polícias.

Testemunhos colhidos pelas agências noticiosas registam que umas duas mil pessoas estiveram envolvidas neste protesto, um incidente raríssimo na Líbia, que ecoam os movimentos pró-democracia que estão a espalhar-se ao longo desta última semana pelos países árabes, tendo levado já à capitulação dos regimes autoritários de décadas na Tunísia e Egipto. Ler mais

Sem comentários: