quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Contra-manifestações na Líbia para dissuadir marcha de protesto

Tripoli, Líbia (PANA) – A capital líbia, Tripoli, e várias outras cidades do país, das quais Benghazi (nordeste), Sirtes (centro) e Sebha (sul), registaram quarta-feira grandes manifestações populares de apoio ao guia Muamar Kadafi, organizadas para dissuadir uma marcha de protesto contra o regime anunciada para quinta-feira, constatou a PANA no local.

Centenas de jovens manifestaram-se para exprimir o seu apoio ao regime de poder popular vigente na Líbia desde 2 de março de 1977.

Estas manifestações surgem na sequência de confrontos, na madrugada de quarta-feira, em Benghazi, a segunda maior cidade líbia, entre um grupo de manifestantes líbios que teriam tentado pilhar bens públicos e privados e um outro de munícipes que vieram dissuadí-los.

O jornal líbio "Quryna" publicado em Benghazi indicou, na sua edição de quarta-feira, que estas colisões fizeram 14 feridos que tiveram de ser evacuados para um hospital local para cuidados médicos.

Segundo o mesmo jornal, os confrontos seguiram-se à detenção do representante das famílias das vítimas da prisão de Abou Slim, Fathi Tirbal, que estaria na origem de rumores segundo os quais a prisão em questão teria sido incendiada e exortando as famílias a atacá-la.

Um grupo de cidadãos líbios residentes no estrangeiro lançou, há alguns dias, uma campanha contra o regime de Kadafi através do canal americano de língua árabe "Al-Horra", que as autoridades líbias acusam de ter como objetivo principal desestabilizar a Líbia.

Fonte: Panapress - 16.02.2011

Sem comentários: