sábado, abril 03, 2010

43% de moçambicanos morrem antes dos cinco anos de idade

Entre 2007 e 2008, cerca de 43% de moçambicanos perderam a vida antes de atingirem cinco anos de vida vítimas da malária, causas perinatais e HIV/SIDA, segundo resultados de uma pesquisa sobre as principais causas de mortalidade em Moçambique.
A pesquisa conclui também que a pobreza extrema resulta, em Moçambique e nalguns países africanos, na morte de quase metade da sua população antes de atingir os 15 anos de idade.
Em 2007, cerca de 80% dos óbitos registados foram em moçambicanos que tinham menos de 50 anos de vida, contra 84% de indivíduos mortos nos países desenvolvidos que tinham 60 anos de idade, segundo igualmente resultados preliminares do inquérito sobre as principais causas de mortalidade em Moçambique.
A mesma pesquisa, frisa-se, concluiu que, no global, 29% de óbitos ocorridos, entre 2007 e 2008, em Moçambique, foram causados pela malária, contra 27% de mortes pelo HIV/SIDA. A esperança de vida em Moçambique é estimada em 49,4 anos.

Fonte: Correio da Manhã, in @ VERDADE - 02.04.2010

4 comentários:

João Henrique disse...

Somos infelizmente confrontados todos os dias com esta realidade: «o "homem" que tanto sabe e nada faz, para alterar esta infeliz situação».

Um abraço.

Unknown disse...

Reflectindo, o SIDA já ha muito tempo teria deixado de ser problema da morte, mas a OMS decidiu que em áfrica o tratamento ante retroviral é só para pessoas que já tem um número de CD4 igual ou abaixo de 200!

É incrível! esta pessoa precisa de ter boas condições alimentares para reforçar o seu organismo.

Estudos mostrão que, os que começam o tratamento precossemente tem maior possíbilidade de resistirem aos efeitos colaterais dos farmacos nos primeiros 6 meses.

Aqui não, desistem ou ném se quer tem acesso. na Europa o SIDA deixou de ser problema da morte. aqui!...

Anónimo disse...

Se essas estatísticas estão mesmo correctas, esses números são assustadores; um motivo para reflexão e mudança no nosso sistema de saúde e apoio aos mais carenciados, visto uma boa alimentação ser vital nestes casos.
Maria Helena

Anónimo disse...

Caro Reflectindo,

A OMS conseguiu manobrar os media sul-africanos, (pela simples frase dita pelo PR Thabo Mbeki-"que SIDA é consequencia de má nutrição"), que o "emprateleiraram" políticamente.
Anti-rectro sem dieta nutritiva adequada é igual a ZERO-EFEITO NULO.
A POBREZA É UM FACTOR DE RISCO ASSOCIADO.
Dá para perguntar aos botões....SER POBRE É CASTIGO...PORQUê?
Ninguém sabe !

abraço
Zacarias Abdula
obs.
Afinal o especialista em sismos da Índia, que vaticinou recentemente , tremores de terra no Canal de Moçambique(probabilidades), tem muita razão.
Mas, entretanto os "damages" foram de pouca relevância...até agora...porque noutros países a situação "é complicada".