domingo, maio 03, 2009

Discurso racista e tribalista de Nuno Amorim (3)

Continuacão da série

Para o Nuno Amorim, o anónimo, por sinal membro ou simpatizante da Frelimo que questiona a sua postura, não pode ser outra pessoa senão o Reflectindo. Apenas eu perguntaria ao Nuno Amorim, se ninguém dos seus mais próximos já lhe criticou pelo discurso. Será que todos eles, incluindo os seus superiores, já estão claros sobre o que faz o José de colonialista, de um assassino dos moçambicanos?

Acredito que dentro da Frelimo, partido que Nuno Amorim usa para o seu discurso racista e tribalista é constituido por uma maioria não racista e tribalista. Os estatutos da Frelimo são claros nesse aspecto e o discurso racista e tribalista viola estes mesmos estatutos.

Contudo, tenho vindo a apontar aqui que o tipo do discurso do Numo Amorim não constitue caso inédito. Para alguns a minha insistência pode parecer desnecessária Mas todos nós sabemos como é sério este problema. Zimbabwe é caso muitíssimo vivo e recente. Por outro lado, é necessário imaginarmos o nosso sentimento se coisa semelhante fosse dito por um “branco” contra nós.

Mas para eu não ser abstrato vou citar alguns exemplos desse tipo de discurso, demonstrando que está sendo hábito para algumas pessoas:

Um que se fez passar por nome de Leonel Paulo Ivo, no Moçambiqueonline, uma vez escreveu o seguinte:

“... Aproveito para lembrar o que aconteceu logo depois dos Acordos de Lusaka: brancos e mestiços não aceitaram de modo algum que os donos da terra a tomassem de volta. Veja só a gravidade desse assunto: Mesmo depois dos Portugueses terem aceito devolver a nossa terra, os mestiços e alguns brancos não aceitavam de modo algum! Juntaram-se, armados, para atacar os moçambicanos, impedindo que nós nos governássemos a nós mesmos. O povo apercebendo-se disso fez questão
de os afastar e aconteceu aquele banho de sangue (a FRELIMO nem estava envolvida nisso). Foi o povo por si só que derrubou os brancos e mulatos, a FRELIMO já tinha derrubado os colonialistas.
Acontece que alguns indivíduos desse grupo não ficaram satisfeitos. Essa insatisfação lhes governa até hoje. Para esses indivíduos a FRELIMO é a culpada das perdas das suas mordomias...” (veja aqui).

Segundo um artigo de Machado da Graça (ler aqui ou aqui), João Candiane Cândido, actualmente Vice-Ministro da Mulher e Acção Sociais, chamou entre outros nomes ao da Graça de moçambicano não genuino. Se bem que muitos se preocuparam em saber do que era ser moçambicano genuíno e não genuíno, ficámos sem saber se os seus superiores hierárquicos de Cândido já o pediram a explicação. O problema deste discurso é que ataca uma boa boa parte de nossos compatriotas. Então, vamos considerar de normal?

Durante a campanha eleitoral para as autárquicas, na cidade da Beira, levantou-se um caso que me deixou confuso. O governador da província de Sofala, Alberto Vaquina, deplorou a questão do racismo supostamente levantada, na campanha para as eleições municipais na cidade da Beira. Foi dito que alguns dos adversário de Lourenço Bulha, baseiando-se de ele ser um mestiço apelavam para não se votar por ele. O que deixou-me confuso é o facto de Vaquina não ter dito se este tipo de adversários estava dentro ou fora do partido Frelimo. Contudo, Vaquina avançou com um exemplo pessoal que permite que dentro da Frelimo e na Beira podia havia esse discurso racista. Vaquina que é casado com uma branca e tem filhos mestiços, disse que houve tempo que pessoas disseram-lhe que devia reduzir o número de brancos que vinham visitar-lhe. Quem eram essas pessoas? Não terão sido as mais próximas? (veja aqui e aqui). Em ambos os casos, não estou a dizer que não possam ser pessoas fora da Frelimo, mas há sempre o que me obriga a suspeitar. Após a vitória de Armando Guebuza houve pessoas que escreveram claramente no Imensis que ele não devia colocar nenhum branco no seu elenco governativo.
Seja como for, este tipo de discursos chamo de uma oferta envenenada, uma oferta amarga e uma vergonha de todos nós.

36 comentários:

Jonathan McCharty disse...

Chissano tinha comecado a dar passos firmes com vista a uma representatividade regional balancada!
Guebuza, ao contrario, tem sido consistentemente regionalista e tribalista. Um olhar incisivo ao "pattern" das suas nomeacoes, mostra essa evidencia factual e matematica! E, se ele nao se identificasse com atitudes claramente racistas, nao nomearia individuos como Candiane para o cargo de vice-ministro!

Anónimo disse...

Estamos sempre adiando o sonho de um Mocambique para TODOS. Qual e o criterio do verdadeiro africano ou mocambicano? Eu gostaria de saber com que parametros se mede isso. Afinal somos ou nao racistas e tribalistas? Quando nao temos mais argumentos, entramos logo com a cartada racial, nao e verdade? Ate quando? Mocambique e os Mocambicanos merecem melhor! Eu sou contra qualquer forma de racismo ou tribalismo. Tenho uma familia muito 'colorida' e 'unida'. No nosso lar 'racismo e tribalismo' sao palavras tabus. Maria Helena

Voz da Revolucao disse...

Este post não tem nada de especial. Acho que o Reflectindo, que é na verdade um anónimo camufulado que não está em condições de questionar a identidade de ninguem, tem falta de argumentos e quer usar o racismo como arma de arremesso.
Não se pode falar de Tribalismo nem de racismo nos Governos da FRELIMO. actualmente temos Minstros e vice-Ministros de várias raças e tribos de Moçambique. Quem eleva aquestão do racismo na política são indivíduos com um único propósito de dividir os Moçambicanos para reinar.

vozdarevolucao

Reflectindo disse...

Não estou a perceber-te, caro Voz da Revolucão? Quem ela essa questão do racismo?

Estás a falar de Nuno Amorim, Leonel Paulo Ivo, João Candiane Cândido com certeza, pois eles deixam tudo textualmente as expressões racistas. Já os disseste o que dizes agora?

A outra coisa que não te entendi é quanto à minha falta de argumento. Sou eu que tenho que justificar o que os racistas dizem?

Não me digas que estás com muito trabalho em fazer as contas que o Nuno Amorim sugiriu para fazerem.

Entre muitas perguntas a Armando Guebuza, tu podes nos dizer de como é possível que ele tenha nomeado uma pessoa que classifica cidadãos mocambicanos em genuínos e não genuínos e por cima insulta mulheres?

Espero que detestes o que dizem os teus camaradas.

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Caro Jonathan
Sinceramente falando, ainda não sei se o Nuno Amorim usa metáfora para dizer algo que está acontecendo dentro do partido que ele pertence. E quer o Nuno Amorim & cia dizer-nos que é o modelo?

A governacão de Guebuza tinha que ser estudada com profundidade. É só ver que enquanto com Chissano se conheciam bem os governantes hoje já não há essa possibilidade que conhecermos a sua identidade. Afinal o que se esconde por detrás disso? É para o Nuno Amorim nosinsultar gratuitamente?

Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...

Caro Reflectindo,
1. Quem tinha uma vereação totalmente composta por Ndaus era o Daviz.
2. Quem fez digressão pela Europa só com Ndaus é o Daviz. (Ismael Mussá e Agostinho Ussore)
3. Quem tem um conselho nacional composto maioritariamente por Ndaus é o MDM do Daviz.
4. Quem quer um Secretário Geral Ndau é o Daviz.
5. Quem tem um Conselho de Jurisdição liderado por Eduardo Elias, NDAU e primo do Daviz, é o MDM do Daviz.

Eu e o Candiane é que somos tribalistas? Você é uma comédia.

Queres paralelismo com a Frelimo?
1. O secretário do comité de verificação da Frelimo é do Norte, enquanto que no MDM é do Buzi.
2. O secretário Geral da Frelimo é do Centro, enquanto que no MDM será do Buzi.
3. O Presidente da Frelimo tem fortes ligações ao Sul, enquanto que o do MDM é do Buzi.
4. Enquanto que na Frelimo tens os tens órgãos representados, no MDM só tens o Distrito do Buzi a dirigir. E estáhhhhh?



Reveja o conceito tribalismo. Enquanto o MDM não deixar de ser tribalista, jamais encontrará um quadro fora do Buzi para os dirigir.
Por acaso até sou natural do Buzi, mas não me identifico com estas atitudes tribalistas.

Jonathan,
Se existe alguém e um partido que fez uma ruptura profunda com o tribalismo, esse alguém chama-se Guebuza e esse partido chama-se Frelimo.
Tens um Presidente da Assembleia que é do Norte, uma Primeira-Ministra que é do Centro e um Presidente da Republica com fortes ligações ao Sul.

Fazendo uma análise aos nomes que compõe o governo de Guebuza notarás que todos as Províncias estão representadas.
Queres exemplos: Fernando Sumbana(Maputo Cidade), Soares Nhaca(Provincia de Maputo), Paulo Zucula(Gaza), Salvador Namburete(Inhambane), Vitória Diogo(Tete), Felicio Zacarias(Manica), José Pacheco(Sofala), Virgilia Matabele(Zambézia), Aiuba Cuereneia(Nampula), Filipe Nhussi(C. Delgado) e Aires Aly(Niassa)

A nomeação dos Ministros e Governadores Provinciais confunde-se com o mapa de Moçambique, a inclusão verificada é digna de reconhecimento.

Caros Amigos,
Não distraiam as pessoas, lutem contra o tribalismo instalado dentro do vosso partido.

Reflectindo,
Sugiro que faças artigos com o titulo ATITUDES TRIBALISTAS DE DAVIZ SIMANGO

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Reflectindo e Amorim ainda vão se elijar.

Se o que Amorim diz for verdade, então a situacão do MDM é grave.

Reflectindo,
aguardo a tua clarificacão, para poder tirar as minhas ilações.

Juvenal

Reflectindo disse...

Nuno Amorim

1. Ainda não justificaste o que caracteriza José de colonialista e de quem massacrou o Povo mocambicano. Insistirei nisso.

2. Ainda não justificaste o que constitue problema para ti a presenca de Brancos e Ndaus no MDM. Eles constituem problema na Frelimo? Insistirei nisso.

3. Ainda não trouxeste TODAS as listas dos membros do Comité Central, da Comissão Política e outros órgãos centrais da Frelimo, o Conselho de Ministros, as direccões nacionais, PCAs, governadores e outros órgãos do Estado com a sua identificacão e distribuicão conforme as estatísticas do censo eleitoral conforme sugeriste para o MDM. SÓ PARA TE LEMBRAR, TU EXIGES QUE NAMPULA E ZAMBÉZIA DEVIAM TER UM NÚMERO SUPERIOR DE MEMBROS DO CONSELHO NACIONAL QUE EM SOFALA. Tu deves ter trabalho muito nisso aí na Frelimo onde tens o direito e dever e consegues tudo o que sugeres para os outros. Na última reunião da Matola deves ter trabalho muito, levantaste e disses isso que propoes aos outros. Insistirei nisso que é muito bom para todo o país. Para um MDM, já te disse numa outra série que estavamos num processo de um partido recente. Mas estamos a trabalhar arduamente para um Mocambique para todos. A Frelimo tem mais de 40 anos, mas até podemos descontar falando de 22 anos. Deve ser suficiente para um equilíbrio nacional

4. Ainda não falaste das últimas nomeacões feitas por Armando Guebuza que é um assunto público, estatal, mas já falas do Secretário-Geral do MDM que é um assunto partidário e ainda não indicado. Nota, caro Nuno Amorim, que estas perguntas que não consegues responder, revelam que os mocambicanos sabem muito, mesmo ao que se pretende ocultar. Os mocambicanos devem estar felizes por tu, Edson Macuácua e alguns por aqui alertá-los ao que se passa no teu partido.

5. Tu e Edson Macuácua Falam da viagem do Presidente do MDM a Europa, mas ainda não nos justificam as viagens dos líderes do teu partido, para Europa, China e América, antes e depois da proclamacão da independência.

Como vês. Tens muito para responder. E assim avancarei com a série sobre o discurso racista e tribalista.

Onde está o Juvenal? Onde vai a tua análise? Por favor Juvenal ajuda Nuno Amorim com AS LISTAS no nr 3.

Anónimo disse...

Reflectindo peço-te dois esclarecimentos.
1. Sei que o Daviz é do Buzi, o chefe do conselho fiscla também é do Buzi? O Ismael Mussá também é do Buzi?
2. Sei que o daviz foi a Europa com Agostinho Ussore e Ismael Mussa. Esses dois Deputados da Renamo também são do Buzi?

Sim essas acusações do Amorim forem verdadeiras, então o MDM está numa situação de tribalismo absoluto. Todos que querem o bem do MDM deverão procurar inverter este grave problema.

O resto é entre tu e o Amorim, e neste debate não entro.

Repito, aguardo a tua resposta para tirar as minhas próprias ilações.

Juvenal

Reflectindo disse...

Caro Juvenal

Fui eu o primeiro ou não quem fez a pergunta? E não estás preocupado como nós em saber a identidade do pessoal próximo do Nuno Amorim. Se isso for é estranho.

Eu não sei donde que são as pessoas que o tribalista e racista Nuno Amorim diz conhecer sobre os seus detalhes. Nunca os perguntei.

Quanto a Daviz, Ussore e Mussá alguém disse que eram fantasias do racista e tribalista Nuno Amorim. Nem eu entendo o que é ser Búzi como ele teima. Quando falo com Mussá falamos de Angoche, Nampula, macua e de gente que conhecemos em comum.

Mais ainda sabes tu, Juvenal com que base José é colonialista e tenha massacrado o Povo mocambicano? Se não sabes porquê não perguntas, mas perguntas quanto às fantasias do racista e tribalista?

Nota. escrevi apressado e sem correccao

Nunoamorim disse...

Para veres que não fujo, vou responder-te pergunta a pergunta.

1. A caracterização do José enquadrava-se na sátira ao discurso do Daviz.

2. Não tenho nada contra o Brancos e Ndaus. Alias, até sou Ndaus e estudei na terra dos Brancos. Mas quando o Presidente do Partido MDM, o Responsável do Conselho de Jurisdição e o Secretário Geral são todos Ndaus, ai discordo totalmente. Será que só Buzi é que tem quadros para dirigirem o MDM? CONCORDAS COM ISSO?

3. Reflectindo disse: “SÓ PARA TE LEMBRAR, TU EXIGES QUE NAMPULA E ZAMBÉZIA DEVIAM TER UM NÚMERO SUPERIOR DE MEMBROS DO CONSELHO NACIONAL QUE EM SOFALA”.
Meu caro, já que dizes que tens o arquivo organizado, gostaria que indicasses um único parágrafo onde eu exigi isso. EU APENAS PERGUNTEI QUAL TINHA SIDO O CRITÉRIO UTILIZADO PARA QUE A PROVINCIA DE SOFALA TIVESSE A MESMA REPRESENTATIVIDADE QUE OS MAIORES CIRCULOS ELEITORAIS.
Inclusivamente, poderiam ter critérios objectivos que justificassem essa sobrevalorização de Sofala. Poderia não ser o tribalismo...ainda aguardo a justificação.

4. Pelo que tenho acompanhado, as nomeações do Presidente Guebuza sempre pautaram pela competência e inclusão. Pelo exemplo anteriormente dado, podes ver que as nomeações tiveram em conta a inclusão de todas províncias. Que todas províncias tem técnicos qualificados. NÃO PERCEBO COMO É QUE O MDM TEM DIFICULDADE DE ENCONTRAR QUADROS FORA DE SOFALA(BUZI). NÃO PERCEBO ONDE ESTÁ A DIFICULDADE DO MDM EM ENCONTRAR UM TÉCNICO QUALIFICADO PARA SECRETÁRIO GERAL FORA DE SOFALA.

5. A diferença entre Frelimo e o MDM está na sua base de inspiração. Enquanto a Frelimo inspira-se no povo, o MDM vai inspirar-se na Europa.

Gostaria que respondesses sem rodeio porque a 3 figuras mais importante do MDM são do Buzi. Igualmente agradecia que me dissesses quais foram os critérios utilizados para que a Província de Sofala tivesse a mesma representatividade que os maiores círculos eleitorais.
Atenção!!! não estou a dizer que Sofala tem de ter mais ou menos membros no Conselho Nacional do MDM, só quero saber quais foram os critérios utilizados.

Já agora, avisa o Daviz para não se esquecer que ainda é o Presidente do Município da Beira. A cidade está a ficar completamente esburacada.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Nuno Amorim

1. Tens que organizar as listas que te pedi pois a tua insistencia para o MDM é sinal de pedir isso. Perguntaste e porquê nao perguntas a questão do CC, da CP da Frelimo onde tens influência? QUEREMOS AS TUAS LISTAS E COMPLETAS! Queremos ver com discordas no teu partido onde tens direito. No MDM não tens nenhum direito de exigir seja o que for. Não és membros.

2. Qual sátira que falaste de uma pessoa, o José? Qual é a característica dessa pessoa? Não há pessoas com mesmas caracterítiscas na Frelimo? ISSO NÃO PEGA PARA NINGUÉM MENOS PARA OS QUE APOIAM O RACISMO, PORTANTO, OUTROS RACISTAS. Ninguém vai pensar que foi brincadeira o discurso do teu amigo João Candiane Cândido. Escrevo aqui porque estou consciente que tanto tu como o Candiane usaram discursos racistas. DISCURSOS CONDENÁVEIS PELOS DIREITOS HUMANOS. Nas condicões normais Candiane não podia ser nomeado Vice-Ministro. Uma postura racista tem que ter consequências, tem que ser penalizada. Pelo menos no Estado temos todos o direito à expressão.

3. O teres estudado na terra dos brancos não te retira o espírito racista.

4. Mais uma mentira sobre a cidade da Beira. Não disseste que estavas em Nampula. Já viste de tudo quanto se tem falado dos buracos daquela cidade? Porquê não ajudas para a solucão, agora queres mais fantasias sobre uma cidade onde não moras nem sabes o que lá se passa, senão intrigas dos teus camaradas? Os beirenses não têm olhos?

Quando é que acabarás com tanta inveja e ódio a Daviz Simango? Não foste TU que o elegeste, te lembras?

Voltarei brevemente à série.

Voz da Revolucao disse...

Reflectindo não respondeu a nenhuma pergunta que o Amorim colocou sobre o Ndauísmo patente no MDM. Este reflectindo é um camuflado que a cada dia vai destapando a sua carapuça.
Agora fico sem saber se MDM é um Partido ou devia chamar-se ANB (Associação dos Naturais de Buzi)

JOSÉ disse...

O profeta falhado que por vezes se chama de Nuno Amorim, residente em vários pontos geográficos segundo a sua fantasia, conseguiu nomear alguns governante que não são do Sul. Esta habilidade matemática revela que afinal o resto dos ministros e vice-ministros são mesmo do Sul, um exagero que não corresponde com a demografia do País.

Se investigarmos a proveniencia dos directores de empresas estatais, instituições públicas, chefes das forças de segurança e militares, magistratura, função pública, estruturas da Frelimo, etc., etc., facilmente concluímos que o peso exagerado dos Sulistas não faz sentido em termos demograficos, pois a população do Norte e Centro é mais numerosa.

Quando interpelados a propósito desta anomalia, os frelimistas alegam que a preponderancia dos Sulistas é uma mera coincidencia. Sendo assim, porque não aplicam o mesmo critério ao MDM? Porque insistem que para o MDM ser credível teem de arranjar Sulistas para a sua liderança? Quem é tribalista, quem é?

A realidade é que os frelimistas não aceitam que o MDM é já hoje aquilo que a Frelimo nunca conseguiu ser: um Partido inclusivo onde a raça e a proveniencia dos membros são irrelevantes, o MDM acredita mesmo num Moçambique para todos.

Quem conhece a história da Frelimo, sabe que no passado esse Partido teve problemas em lidar com o tribalismo e racismo. Tal como ontem, certos frelimistas ainda hoje se debatem com complexos tribalistas e raciais.

Felizmente, eu sei que os frelimistas sérios e patriotas não apoiam os dislates do Amorim e seus comparsas pois desprestigiam o Partido, mas torna-se evidente que para o Amorim insistir nestas baboseiras é porque tem as costas quentes em alguém da linha dura da Frelimo.

Enquanto o Amorim tratar como sátira o insulto racial que me dirigiu, ele fica bem identificado como racista inveterado, para além de já sabermos que é tribalista.

Todo este debate serve mais uma vez para alertar que o racismo e o tribalismo continuam bem vivos e de boa saúde em Moçambique e que é necessario redobrar a vigilnacia para combater estes cancros. Nós estaremos cá para desmascarar os racistas e tribalistas.

A propósito, toda essa história de Buzi é mais uma treta do Amorim.

O tal Voz da Revolução, que assume várias identidades e locais de residencia, é outro frustrado e inconsequente que será reduzido á obscuridade que merece, é uma vergonha para o seu próprio Partido.

Orgulhosamente democrata,

José

Nunoamorim disse...

Reflectindo e José
Não fiquem nervosos, lutem contra o tribalismo e nepotismo instalado no vosso MDM.

Reflectindo realmente é uma comédia. É preciso estar na beira para saber o que está a acontecer na Beira? É preciso estar na A do Sul para saber que o ANC “esmagou” o COPE e o Zuma será o próximo presidente?
Meu caro, os órgãos de informação servem para isso.

Leia o Diário de Moçambique do dia 4 de Maio de 2009, não te chateies muito a procura da página...as imagens que revelam a degradação das estradas da Beira começam na capa.
Igualmente podes ler o Diário de Moçambique do dia 02 de Maio de 2009, p.11 e ai encontrarás um buracão que virou lixeira em pleno passeio da Avenida Armando Tivane, próximo do mercado do Maquinino.

Ah,
para não dizeres que são jornalistas da Frelimo a deturparem a realidade, as reportagens são acompanhadas por imagens elucidativas, entrevistas aos munícipes e ao próprio Presidente do Município.

José
Não queres a listas dos secretários dos bairros e chefes de 10 casas?

É que quando estamos a comparar as 3 figuras mais importantes da Frelimo e do MDM e o senhor vem me falar de directores, chefes de departamentos, etc, etc, é. no mínimo, falta de argumento ou humildade para reconhecer a realidades Ndau do MDM.

Disseste que a história do Buzi era treta...afinal podemos fazer afirmações dessa natureza sem mostrar os dados que contradizem? Tens dados que confirmem que o Presidente do MDM, responsável pelo conselho de Jurisdição e o futuro SG do MDM, isto é, Daviz Simando, Eduardo Elias e o Ismael Mussá respectivamente, não são do Buzi?

Acho que era bom seguirem a sugestão do voz da revolução e o MDM passar a chamar-se Associação dos Naturais do Buzi.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Nunoamorim disse...

José disse:
“Se investigarmos a proveniencia dos directores de empresas estatais, instituições públicas, chefes das forças de segurança e militares, magistratura, função pública, estruturas da Frelimo, etc., etc., facilmente concluímos que o peso exagerado dos Sulistas não faz sentido em termos demograficos, pois a população do Norte e Centro é mais numerosa.”

Fiz uma lista que é o espelho da inclusão que existe na composição do Governo de Moçambique. Meu caro, na actual legislatura não há peso exagerado de nenhuma região. Não trabalhes com suposições falaciosas, apresente dados. Eu apresentei dados sobre o Ndauismo no MDM, eu disse donde eram as três pessoas mais importantes do MDM.

Só para desmontar, mais uma vez, os teus argumentos falaciosos, o Chefe do Estado Maior do Exercito é do Sul(Paulino Macaringue), o Comandante Geral da Policia é do Norte(Jorge Khalau) e o Ministro do Interior é do Centro (José Pacheco). Já viste donde são os chefes das forças de segurança e militares?

Compreendo que lutes pelo MDM, provavelmente é único partido em Moçambique que se inspira na Europa e nos Europeus.

Ja agora, ajude o Reflectindo a responder as minhas questões:
1. QUAL FOI O CRITÉRIO UTILIZADO PELO MDM PARA QUE A PROVINCIA DE SOFALA TIVESSE A MESMA REPRESENTATIVIDADE QUE OS MAIORES CIRCULOS ELEITORAIS?
2. COMO É QUE O MDM TEM DIFICULDADE DE ENCONTRAR QUADROS QUALIFICADOS FORA DE SOFALA(BUZI) PARA SECRETÁRIO GERAL?

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Voz da Revolucao disse...

JOSÉ

Não o culpo pelos seus pronunciamentos. Pelo seu perfil dá para notar que ainda tem cicatrizes psiquicas dos anos da independência Nacional que ainda fazem comichão em sí.
Caro JOSÉ ! ACORDA ! MOÇAMBIQUE JÁ É UM PAÍS INDEPENDENTE!
A Associação dos Frustrados de Buzi (AFB), ou seja, O MDM, ou seja aquele grupinho liderado por Daviz Simango nunca vai incluir pessoas fora do Buzi, ou seja, não valerá a pena o Nuno Amorim insistir com o Debate porque não terá respostas.

JOSÉ disse...

Mais uma habilidade matemátima de uma esperteza saloia. O Amorim apresenta 2 nomes do Aparelho militar de segurança e militar que não são do Sul. Pela escassez dos nomes apresentados, posso então deduzir que a maioria dos outros responsáveis são mesmo do Sul.

Nós ainda continuamos à espera das listas que pedimos, apenas a nível das instituições referidas, é que essas listas vão confirmar aquilo que sabemos, uma percentagem colossal é constitida por Sulistas, contrariando a demografia do País. Quem é tribalista, quem é?

Porque não tenho tempo para aturar inconsequentes racistas e tribalistas, gostaria que este falso profeta e confusionista me elucidasse quais as suas bases para afirmar que o MDM se inspira na Europa e nos Europeus? Claro, de um racista não podemos esperar outra conclusão!

Já agora preciso de um outro esclarecimento: Porque insistem que a liderança do MDM tem de ter quadros do Sul? O único critério deve ser a competencia e o engajamento, ser do Sul (ou de outras regiões) não garante esses atributos automaticamente.

A finalidade desta séria foi alertar para os perigos do tribalismo e racismo e para desmascarar o racismo e tribalismo latente do Amorim e certos comparsas. Esse objectivo foi plenamente conseguido.

Apesar dos Amorins deste Moçambique, o Povo está atento a manobras divisionistas dos tribalistas e racistas e ambiciona mesmo um Moçambique para todos, não o Moçambique para alguns que eles defendem.

Orgulhosamente democrata,

José

JOSÉ disse...

O Xana (???), um inconsequente desacreditado pelos seus proprios camaradas, continua a insistir nas palhaçadas.

As minhas cicatrizes devem-se ao facto de que após tantos anos de independencia, o País continua mergulhado na corrupção, incompetencia, demagogia barata, abusos dos direitos humanos, racismo, tribalismo e falta de liberdade e democracia. Se te sentes confortavel com esta situação o problema certamente que é teu.
Da minha parte, eu vou continuar a lutar por um Moçambique para todos e não me vou calar!

Anónimo disse...

Ja repararam que as ultimas nomeacoes que o Guebuza fez tanto no executivo como no legislativo sao todas do sul: Paulo Zucula, Oldemiro Baloi, Soares Nhaca, Benvinda Levi , Machatine Munguambe, Ozias Podja e Luis Mondlane.

Ninguem acha isso estranho? Ninguem questiona se nao havera pessoas competentes a norte do rio save? Sera que o camarada Amorim podera exlicar-nos o que se passa?

Ja alguém reparou que o camarada presidente ja nao participa nas comemoracoes do dia do trabalhador em Maputo.

Serao os efeitos do 5 de fevereiro?

Ate o camarada Eduardo Mulembwe que antes o substituia desta vez parece ter delegado as competencias ao mano David Simango.

Nao me venham dizer que nao esta em Maputo porque ainda ontem mesmo cruzei-me com ele.


Porque sera tudo isto meus grandes camaradas?

Anónimo disse...

Camarada Bila, digo, Nuno Amorim, ainda nao respondeste a minha pergunta quanto as ultimas nomeacoes para o Executivo( Soares Nhaca, Paulo Zucula, Oldemiro Baloi, Benvinda Levi, e para o Judiciario ( Machatine Munguambe, Luis Mondlane, Osias Podja e Augusto Paulino) serem todas do sul.

Hoje vou citar um outro exemplo do facto do nosso partido desprezar as pessoas de Sofala. Dos deputados da Frelimo em Sofala temos:
Alberto Chipande( Cabo Delgado)
Angelina Tchumali( Cabo Delgado)
Ambrosia Mateus( Cabo Delgado)
Jaime Neto(Inhambane)
Esau MENESES(Sofala)
Maria das Dores(Sofala)
SUPLENTES:
Zaide Ali(Maputo)
Rafique Sidat( Maputo)
Como é que nós podemos chamar a tudo isso? Achas que temos moral para questionar alguma coisa no MDM? Se por um lado o camarada presidente no inicio do mandato tentou equilibrar e o seu elenco em termos regionais e etnicos, consta que comecou a receber pressao do sul ( inconstitucionalidades e outras sabotagens) que o obrigaram a fazer um recuo estrategico e comecou a nomear somente gente do sul na busca de fidelidade etnica. É muito triste tudo isso....

Anónimo disse...

Em funcao das respostas do camarada
Amorim irei apresentar mais exemplos que certamente nao irao agradar ao camarada Presidente mas julgo ser a unica forma de o pressionar a libertar-se de tipos como esses e dos seus cumplices ja identificados no partido. Estou a contribuir para a purificacao das fileiras e pelo combate ao racismo e tribalismo e devisionismo defendido pelo camarada presidente na ultima reuniao.Vou tambem copiar todos os comentarios do meu ilustre camarada Amorim e fazer chegar ao chefe para as devidas providencias antes que seja tarde, Bem dizia o saudoso camarada Samora: DEVE-SE MATAR O CROCODILO ENQUANTO PEQUENO.

Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...

Falta a lista dos secretários dos bairros.
Porque mesmo na lista dos deputados da Frelimo pelo circulo de Sofala encontras camaradas do Centro, Norte e Sul.

É engraçado, os vossos comentários mostram que realmente a Frelimo é inclusiva.

Agradecia que mostrassem a lista dos lideres do MDM. Igualmente estou a espera das minhas respostas.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

O tempo tanto que me faltou hoje para ver o Nuno Amorim escangalhado com as suas teorias racistas e tribalistas e de continuador da teoria Mugabista.

O teu camarada está nos ajudar muito e o que de facto seria um bom servico à nacão é fazer chegar os comentários do racista e tribalista, o contra-Europa Nuno Amorim à chefia da Frelimo. Quem sabe, daí será ele nomeado Ministro da Administracão Estatal ou Governador de Sofala para levar avante e com sucesso o seu ódio e inveja a Daviz Simango. Tal como ele se tem chamado de comunista/socialista (notem que não estou a atribuir este termo, mas ele é quem se auto-intitulou assim no Diário de um Sociólogo, estando ele a dever-me a definicão do que ele era), estamos aqui perante uma tendência de reinstauracão dos campos de concentracão e sabemos para que fim.

Nuno Amorim,
Ninguém aqui deve ao racista, tribalista Nuno Amorim, senão ele a nós. Queremos as listas completas com identidade, pois até parece que trabalhas no registo civil e és investigadores de geracões de famílias (seria a especialidade que fizeste na Antropologia de que te cabas, Nuno ou Orlando Jaime????) fazemos nós a matemática estatísticas. Já fica interessante com os dados que o teu camarada nos fornece em forma de desafiar o racista e tribalista Nuno Amorim.

Disse-te eu que se vives em Nampula, devias ajudar o CM de Nampula a resolver os buracos que são muitíssimo antigos. Não precisas de fantasias destinadas ao combate a Daviz Simango, para nos pareceres um bom cidadão. És bom cidadão? Então, há muitas coisa para fazer na cidade de Nampula, na Frelimo. Isso sim.

Já viste que os teus discursos só ajudam a trazer à luz do dia a sujidade dentro da Frelimo?

Obs: que os outros comentadores me desculpem. Ainda nem li todos os comentários. Regresso já.

Anónimo disse...

Reflectindo, acredita mesmo que o "Camarada" que ataca sistematicamente Nuno Amorim seja mesmo da FRELIMO? Eu não me admiraria se viesse a saber que é um dos mais activos apoiantes do MDM. Nós, os da FRELIMO, conhecemos a nossa linguagem. Não há truque que passe. Quando alguém usa enganosamente nossos termos nós descobrimos logo. Mesmo nos casos em que um membro nosso se zanga e começa a criticar o Partido nós identificamos logo que esse é "nosso". Posso lhe garantir que o "camarada" que, usando terminologia pretensamente da FRELIMO, ataca sistematicamente Nuno Amorim, nunca foi da FRELIMO.
Alfredo Langa

Reflectindo disse...

Caro Alfredo Langa

Do que sei, é usual entre nós mocambicanos quem nos critica não ser o nosso, sem eu esquecer das mão estranhas. Até quem forma um um outro partido não é mocambicano, discurso do Nuno Amorim.

A mim, o que interessa é o ponto de vista sobre o racismo e tribalismo. Discutindo sobre esses casos honestamente saímos das linhas partidárias como se faz em democracias. Isso já vimos na Franca por exemplo.

Neste caso, por exemplo, interessa-me e ver cada como sente quando o Nuno Amorim chama de colonialista e de quem massacrou o Povo Mocambicano; quanto se dedica no combate aos Brancos e Ndaus; e que lhe a Nuno Amorim para provar a sua contribuicão no seu próprio partido.

Eu acredito que o anónimo seja da Frelimo, porque se não acreditasse, estaria eu a considerar todos membros e simpatizantes da Frelimo da laia de Nuno Amorim, por um lado;

Por outro lado, garanto-te Alfredo Langa, mesmo muitos desses deputados da bancada da Frelimo e outros funcionários públicos com cartão da Frelimo, em seus ambientes, normalmente dizem o que o anónimo diz aqui. Dizem tudo qunto vêem e sentem. Se não dizem isso em tua frente devias te perguntar porquê.

Anónimo disse...

Pode nao ser o caso do Jose, mas ee verdade que muitos dos que aparecem por aii fazem lembrar, sim, o grupo que, a 7 de Setembro de 1974, tentou barrar a independencia do mocambique.

Ee facil detecta-los pela sua "pressa" em que Mocambique saia da pobreza. Deixaram este paiis com menos de 20 escolas secundarias e exigem, agora, que sejamos tao desenvolvidos como qualquer nacao europeia.

Por outro lado, ee so ve-los como ficam contentes com qualquer fracaco de um paiis africano. Trobeteiam qualquer erro como se fosse a demonstracao que faltava de que as independencias foram uma falha nossa.

Nao ee dificil reconhece-los.

Alfredoo Langa

Reflectindo disse...

Caro Alfredo Langa,

Quem são esses? Aqui estou a escrever do que o Nuno Amorim disse com nome, cor e grupo étnico (José, Brancos e Ndaus). Ele referiu a José. E quando prossigo, refiro de João Candiane que falou de Machado da Graca quem não era mocambicano genuíno. E Machado da Graca não havia ficado?

Agora perguntar-te-ia se estás me satisfazendo? Poís uma das minhas ilacões quanto ao discurso de Nuno Amorim, João Candiane e Leonel Paulo Ivo, e não só, é que as pessoas em suas referências tinham umas certas caracteristícas. E quais são essas características?

Isso de quando uns sairam, até em si pode ser um tema para discutir. É extenso, mas importante. Saida, permanência, vinda, motivos consequências de todos os casos é algo para debater. Também, me estressas: qual é o mal de querer que Mocambique saia da pobreza? Há muita coisa, mas não é o tema.

Uma coisa essencial seria discutir a diferenca entre o anónimo e um frelimista. Essa diferenca que eu ainda não descobri .

JOSÉ disse...

Alfredo Langa, com que então os frelimistas teem uma linguagem própria?! E o racismo e tribalismo constam dessa linguagem? Acha aceitável a linguagem do Amorim?

Mesmo que o Anónimo não seja da Frelimo (parece mesmo ser), posso garantir com segurança que os frelimistas sérios e patriotas não apoiam o comportamento do Amorim e seus comparsas.

Para que não fique com dúvidas sobre mim, quero reafirmar que sou visceralmente anti-racista e anti-tribalista. Os meus ideais para Moçambique sempre foram bem claros: progresso, justiça social, democracia e liberdade. Acredito que estes ideais são partilhados pela maioria dos moçambicanos, os que não apoiam estes ideais certamente que não são patriotas. Eu sei que estes ideais irão prevalecer em Moçambique, apesar dos muitos Amorins que por aí pululam.

Eu geralmente não falo de mim, mas vou abrir uma excepção e fazer uma confidencia: na altura dos referidos acontecimentos de Setembro (acontecimentos esses que deveriam um dia ser bem discutidos), eu estava em Tete defendendo a Rádio local de um possível ataque como tinha acontecido em Lourenço Marques.

O meu sentido apelo vai no sentido de estarmos atentos às manobras devisionistas dos racistas e tribalistas e sermos conscientes dos males causados por estes dois cancros.

Voz da Revolucao disse...

Nuno Amorim.

Mais uma vez digo, esses Reflectindos e Josés nunca vão falar-te com propriedade sobre o MDM. A única coisa que vão fazer é questionar-te. Acho que já deste provas suficientes de que a inclusão social, regional e racial na FRELIMO não é uma miragem, mas sim uma realidade.
Não conseguem dizer quem é que não é do Buzi no MDM, logo o MDM é igual a BUZI.
Pergunta ao JOSÉ e ao REFLECTINDO quem é que colocariam no governo caso fossem Presidentes ? Pergunta a eles o que é que eles estão a fazer para alterarem os cenários que não assumem.

Reflectindo disse...

Sabem porquê dispenso comentários do Xana/Voz da revolucão ou sei lá como ele se apelida? Justifico brevemente.

JOSÉ disse...

Xana (???), do Dondo (???), estou sem tempo, mas amanha vou tentar aparecer para te desmascarar!

Convida o teu amigo Amorim (??? ) para aparecer!

Entretanto, vai ao blog do Reflectindo e vais perceber!

Orgulhosamente democrata,

Jose