domingo, fevereiro 06, 2011

Tunísia: Governo interino suspende actividades de ex-partido governante

Tunis - O Ministério do Interior da Tunísia suspendeu hoje (domingo) todas as actividades do ex-partido governante do país, o RCD, após os mais graves protestos desde que o ditador Zine El Abidine Ben Ali deixou o país.
"O ministro do Interior decidiu suspender todas as actividades do RCD e fechar todos os seus escritórios, faltando a decisão judicial para sua dissolução", disse uma fonte do ministério.
"[Isto está sendo feito] porque há uma necessidade extrema e para prevenir a quebra da segurança geral e para proteger os mais altos interesses do país", acrescentou.
O anúncio ocorreu horas depois de cidadãos terem saqueado e incendiado uma delegacia de polícia na cidade de Kef, noroeste do país, um dia após a polícia ter atirado e matado ao menos dois manifestantes.
Foi o pior episódio de violência na Tunísia desde a queda de Ben Ali, forçado a exilar-se em 14 de janeiro após um mês de protestos nacionais antigoverno.
Autoridades têm procurado acabar com os resquícios do regime de Ben Ali, notavelmente eliminando figuras com conexões no ex-partido governante --mas não rápido o suficiente para muitos cidadãos.
As actividades do RCD não limitavam-se apenas à cena política. Nos 23 anos de governo de Ben Ali, a legenda criou tentáculos em todos os sectores da vida tunisiana.
Entre outras entidades desacreditadas está a força policial, que disseminou medo enquanto levava adiante políticas repressivas do ex-ditador.

Fonte: Angolapress - 06.02.2011

Sem comentários: