domingo, fevereiro 06, 2011

El Baradei diz que negociações no Egipto não têm credibilidade

Cairo, - O opositor Mohamed El Baradei, Prêmio Nobel da Paz e ex-diretor da AIEA (Agência Atômica das Nações Unidas), criticou hoje (domingo) as negociações entre o governo do Egipto e representantes da oposição e disse não ter sido convidado para as conversações.

El Baradei afirmou que as negociações encabeçadas pelo vice-presidente, Omar Suleiman, foram dirigidas pelas mesmas pessoas que comandaram o país nos últimos 30 anos e que, por isso, sofrem de falta de credibilidade.

Segundo ele, as negociações não são um passo em direção à mudança que os manifestantes anti-governo têm demandado nos últimos 13 dias, pedindo pela saída do poder do presidente egípcio, Hosni Mubarak.

"O processo é opaco. Ninguém sabe quem está falando com quem nesse estágio", disse ElBaradei.

Neste domingo, Suleiman reuniu-se com grupos de oposição, incluindo a oficialmente banida Irmandade Muçulmana. No dia anterior, o vice-presidente --ex- chefe da inteligência egípcia- conversara com figuras opositoras para discutir opções para uma transição de poder.

"Isso [a negociação] foi dirigido pelo vice-presidente Suleiman", afirmou o Nobel da Paz. "É tudo dirigido pelos militares que são parte do problema."

"Não fui convidado para participar das negociações ou diálogo mas tenho acompanhado o que está acontecendo", completou.

No entanto, um representando do grupo de El Baradei, a Associação Nacional por Mudança, se reuniu com Suleiman neste domingo e descreveu as conversas como um positivo primeiro passo.

El Baradei disse que ainda há uma "grande falta de confiança" entre o governo e manifestantes e que há temor de que o governo recue e volte ao poder.

"Se você realmente deseja construir confiança, você precisa engajar o resto do povo egípcio -os civis", referiu.

Fonte: Angolapress - 06.02.2011

Sem comentários: